Alerj

1 Definição encontrada.

Sigla de ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RJ. O plural de ALERJ é ALERJs.

ALERJ

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ou simplesmente ALERJ) é o órgão de representação popular do Poder Legislativo através dos Deputados Estaduais do Estado do RJ.

Sua história começa em 1834, após a edição do Ato Adicional à constituição imperial e a criação do Município Neutro na área atualmente compreendida pela cidade do Rio de Janeiro, passando esta a ser separada da província.

Tão logo estabeleceu-se a capital dessa província na Vila Real de Praia Grande (hoje Niterói), fundou-se a Assembleia Legislativa da Província do Rio de Janeiro, responsável pela representação dos anseios do povo fluminense. Sua sede até a Década de 1920 fica junto ao Paço Municipal de Niterói, Jardim São João (Niterói), Centro da então Capital, quando da criação de sede própria, situada na Praça da República de Niterói.

Após a promulgação da Lei Complementar Vinte, que decretava, em 1975, a fusão dos Estados do RJ e da Guanabara (GB), a ALERJ foi transferida do prédio da Assembléia Legislativa da Praça da República de Niterói para o Palácio Tiradentes, situado na Rua da Assembléia, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, onde anteriormente funcionava a Assembléia Legislativa do Estado da GB (ALEGB), e antes a Câmara dos Deputados.

Possui atualmente setenta deputados, que exercem mandatos entre 2007 e 2010, e o atual presidente é Jorge Picciani. Atualmente, 33 dos setenta deputados da ALERJ respondem a processos na justiça por diversos crimes, como estelionato, improbidade administrativa, formação de quadrilha e homicídio.
  


Outras informações sobre Alerj:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Alerj pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Alerj possui 5 Letras
A Palavra Alerj possui 2 vogais - a e
A Palavra Alerj possui 3 consoantes - l rj
A Palavra Alerj ao contrário: Jrela
Busca reversa Onomasiológica por Alerj
Visualize Alerj

1 página - 1 Definição