Andaço

4 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Andaço é um Substantivo, masculino singular ;

Desidratação. Indivíduo ou grupo de pessoas acometido por diarréia e vômito. Endemia que, em geral, compromete o estado de saúde de um grupo de pessoas com convivência em comum, ou seja, pessoas de uma mesma comunidade.

Grupo de pessoas que estão viajando e a grande maioria é acometida pelos mesmos sintomas de saúde.
  


Pequena epidemia.
Doença que ataca ao mesmo tempo e no mesmo lugar muitos indivíduos;

Andaço nada mais é que: quando os médicos atuais, não sabendo nominar uma doeça que acomete inúmeros indívíduos num determinado lugar, chamam de virose.
  

S.m.: epidemia, ger. de pouca gravidade, que predomina em uma determinada localidade. Epidemia circunscrita e de pequena magnitude. Surto circunscrito de agravamento de uma endemia.

Quando o viandante chegou à vila de Ourém corria um andaço de cólera no lugar, que o assustou e o fez regressar.
  


Andaço significa também, na crença do homem pantaneiro, doença espiritual que acomete pessoas que estão com o campo energético ou vibracional baixo ou sem defesas. (pode ser associado ao "mal olhado")

Uma pessoa com baixa estima, depressiva, agourenta chega a determinado lugar e imediatamente dentre todas as pessoas a sua volta algumas (as mais frágeis ou sensíveis) são influenciadas pela energia negativa que passou a imperar no ambiente, logo começam a sentir sonolência, desanimo, apatia , irritação chegando a sintomas mais graves, tais como: tonturas, náuseas, dor de cabeça, febre.
  

Outras informações sobre Andaço:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Andaço possui 6 Letras
A Palavra Andaço possui 3 vogais - a a o
A Palavra Andaço possui 3 consoantes - nd c
A Palavra Andaço ao contrário: Oçadna
Busca reversa Onomasiológica por Andaço
Visualize Andaço

1 página - 4 Definições