Aretê

3 Definições encontradas.

Palavra de origem grega que expressa o conceito grego de excelência, ligado à noção de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina. Perfeição ou virtude de uma pessoa. A aretê é identificada com aquilo que permite uma pessoa viver bem ou de modo bem-sucedido. Segundo Sócrates, a virtude é fazer aquilo que a que cada um se destina. Aquilo que no plano objetivo é a realização da própria essência e no plano subjetivo coincide com a própria felicidade. De acordo com Aristóteles, as várias virtudes consistem em saber como alcançar um meio-termo entre vícios opostos do excesso do defeito. Ainda no sentido grego, a virtude coincide com a realização da própria essência, e portanto a noção se estende a todos os seres vivos. O pensamento grego também abriu caminho para o ideal cristão segundo o qual o desenvolvimento pleno do aretê nos seres humanos consiste numa vida autossuficiente feita de contemplação e sabedoria.

Ex1. Na Grécia Antiga, aretê significava também a coragem e a força de enfrentar todas as adversidades, e era uma virtude a que todos aspiravam.
Ex2. Em grego, aretê ou areté é a qualidade de qualquer objeto ou comportamento ou esforço capaz de ser tomado como funcionalmente ótimo.
  


É uma palavra de origem grega que expressa o conceito grego de excelência, ligado à noção de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina.

Cada um tem o seu aretê.
  

É uma palavra de origem grega que expressa o conceito grego de excelência, ligado à noção de cumprimento do propósito ou da função a que o indivíduo se destina.

Qual é o meu aretê aqui?
  


Outras informações sobre Aretê:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Aretê possui 5 Letras
A Palavra Aretê possui 3 vogais - a e e
A Palavra Aretê possui 2 consoantes - r t
A Palavra Aretê ao contrário: êtera
Busca reversa Onomasiológica por Aretê
Visualize Aretê

1 página - 3 Definições