Aristipo
1 definição encontradaa.ɾis.ˈʧi.pʊ
a-ris-[ti]-po
Enviado por Evando (DF) em 10-10-2020
Significado de Aristipo
Significado de Aristipo
Aristipo de Cirene (435 - 356 a.C.), conhecido simplesmente como Aristipo, foi um filósofo grego e o primeiro dos discípulo de Sócrates e, dentre os discípulos de Sócrates, foi também o primeiro a ser remunerado por seus ensinamentos. Ganhou a vida escrevendo e lecionando em Atenas, Egina e na corte de Dionísio, o tirano de Siracusa. Na corte, ganhou a reputação de sibarita. Essa experiência levou-o a ensinar que os sábios não devem abdicar de sua liberdade em favor do Estado. Dizia ao seu mestre que não desejava pertencer à classe governante nem à classe governada.
Aristipo fundou a escola cirenaica (também conhecida como hedonista), segundo a qual o prazer era o bem supremo. Como Sócrates, Aristipo interessou-se quase que exclusivamente pela ética. Segundo ele, a vida ética deveria ser praticada para atingir um fim específico, que era o gozo de todo prazer imediato. Defendia, porém, o controle racional sobre o prazer, para que não se desenvolvesse uma dependência dos prazeres. Tanto a dor quanto o prazer eram vistos como uma espécie de movimento. O prazer seria um movimento leve e a dor um movimento violento. Já o êxtase era visto como a ausência, tanto de prazer quanto de dor - não sendo, portanto, nem agradável nem doloroso.
Do que escreveu, nada restou, nem mesmo fragmentos. Tudo o que se conhece da reflexão filosófica de Aristipo decorre de comentários de terceiros.
Aristipo fundou a escola cirenaica (também conhecida como hedonista), segundo a qual o prazer era o bem supremo. Como Sócrates, Aristipo interessou-se quase que exclusivamente pela ética. Segundo ele, a vida ética deveria ser praticada para atingir um fim específico, que era o gozo de todo prazer imediato. Defendia, porém, o controle racional sobre o prazer, para que não se desenvolvesse uma dependência dos prazeres. Tanto a dor quanto o prazer eram vistos como uma espécie de movimento. O prazer seria um movimento leve e a dor um movimento violento. Já o êxtase era visto como a ausência, tanto de prazer quanto de dor - não sendo, portanto, nem agradável nem doloroso.
Do que escreveu, nada restou, nem mesmo fragmentos. Tudo o que se conhece da reflexão filosófica de Aristipo decorre de comentários de terceiros.
[...] Por isso, Tito hospedou-se nas próprias casa de Cremete, junto com um filho deste, que tinha o nome de Gisippo. Tito e Gisippo foram também colocados, por Cremete, a estudar a doutrina, sob os cuidados de um filósofo de nome Aristipo. [...]
(Trecho do Livro Decamerão de Giovanni Boccaccio . Pág. 712. Ed. Nova Cultural)