Arquétipo

7 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Arquétipo é um Substantivo, masculino singular ;

Arquétipo é descrito pelo psicólogo Carl Gustav Jung como um conjunto de imagens psíquicas presentes no inconsciente coletivo que seria a parte mais profunda do inconsciente humano. Os arquétipos são herdados geneticamente dos ancestrais de um grupo de civilização, etnia ou povo. Os arquétipos não são memórias coesas e "palpáveis" no contexto ou definição clássica de memória, mas são o conjunto de informações inconscientes que motivam o ser humano a acreditar ou dar crétido a determinados tipos de comportamento. os arquétipos correspondem ao conjunto de crenças e valores comportamentais básicos do ser humano. podem se manifestar nas crenças religiosas, mitológicas ou no comportamento inconsciente do indivíduo.

O arquétipo da "grande mãe" :um tipo de crença religiosa muito comum no passado da humanidade que hoje ainda tem certas influências, especialmente de caráter animista como a expressão clássica "a mãe natureza."
  


É o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, antigas impressões sobre algo. É um conceito explorado em diversos campos de estudo, como a Filosofia, Psicologia e a Narratologia.

Para a atriz Megan Fox, as mulheres a estereotipam como burra ou vagabunda porque ela é muito bonita para ser algo mais. Megan disse estar cansada do arquétipo de mulher sexy, mas não quer fazer papéis "garantidos" em comédias românticas. Folha de São Paulo, 13/11/2009
  

Modelos de seres criados; exemplar. Protótipo.

Arquético são modelos.
  


De natureza simbólica e frequentemente mítica, referente à abstração de eventos ao longo da história humana, de forma a auxiliar na compreensão de fatos diversos, inserindo-os em contextos mais amplos e significativos.

Edward Snowden, ao divulgar informações confidenciais a respeito do governo americano, manifesta o arquétipo do mítico Prometeu, o qual roubou dos deuses o fogo para benefício da humanidade, embora estivesse sujeito às consequências inevitáveis de tal ato.
  

1. [Produção] Modelo que se utiliza como exemplo para reprodução em massa.
2. Modelo, padrão, coisa que pode ou deve ser imitada.

1. O arquétipo do salto desses sapatos está exposto no telão.
2. Esse manequim é o arquétipo da nossa marca.
  


Corrigindo um aspecto da definição: estas informações/tendências inconscientes, são expressões de qualidades e aspectos humanos que se repetem ao longo da história da humanidade, não propriamente informações que induzem a crença em algo, embora estes arquétipos também são normalmente encontrados em mitos, e nas produções fantasiosas que podem estar associadas a crenças mítico/religiosas.

Arquétipo do velho sábio, da mãe natureza.
  

Imagem que contém características distinguíveis e que personifica, em sí, um dado valor, dom, predicado do caráter ou alma humana.

O arquétipo da força é Hércules.
  

Outras informações sobre Arquétipo:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Arquétipo possui 9 Letras
A Palavra Arquétipo possui 5 vogais - a ue i o
A Palavra Arquétipo possui 4 consoantes - rq t p
A Palavra Arquétipo ao contrário: Opitéuqra
Busca reversa Onomasiológica por Arquétipo

1 página - 7 Definições