Ateísmo

8 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Ateísmo é um Substantivo, masculino singular ;

Ateísmo é a negação ou a falta da crença na existência de deus(es).O termo ateísmo vem do prefixo grego “a-”, significando “ausência”, e da palavra grega theos, significando “divindade”. A negação da existência de Deus é conhecida como ateísmo “ativo” ou “forte”; a simples descrença é denominada ateísmo “passivo” ou “fraco”. Apesar de o ateísmo ser freqüentemente visto como algo distinto do agnosticismo – visão segundo a qual não podemos saber se uma divindade existe ou não, mantendo uma posição neutra sobre o assunto –, ele é compatível com o ateísmo “passivo”.O ateísmo possui uma vasta quantidade de implicações à condição humana. Com a ausência da crença num deus, as questões éticas devem ser determinadas em função dos objetivos e preocupações humanas, cabendo a nós assumir responsabilidade total pelo nosso destino. A morte, nessa visão, marca o fim da existência de um indivíduo.Em 1994 estimava-se que havia aproximadamente 240 milhões de ateus no mundo – cerca de 4% do total –, incluindo aqueles que professam o ateísmo, o ceticismo, a descrença ou que opõem-se à religião. A porcentagem estimada aumentou significantemente, sendo atualmente algo em torno de 21% da população mundial (se ateus “passivos” forem incluídos).

trecho do texto de Michael Martin traduzido por André Díspore Cancian.

Todo ser nasce ateu, dependendo do meio onde vive pode adiquirir crendices.
  


Ateísmo é o pecado gravíssimo de alguém não acreditar em Deus.

Quem é ateísta é adepto do ateísmo.
  

A não crença em um Deus pessoal. O importante é a palavra pessoal que esclarece a deturpação e o preconceio, de que ateu é simplesmente aquele que não crer.

Eu sou adepto ao ateísmo
  


O ateísmo é uma não-crença em divindades (Deuses).

O ateísmo é uma não-crença em Deuses, então não é uma religião ou uma crença!
  

Descrença religiosa.

O Pedro segue o ateísmo, não crê em divindades.
  


Ateísmo é a negação do teísmo, ou seja, é a crença na inexistência de deus/es. não confundir com agnosticismo que é uma posição adotada por aqueles que não estão convencidos das justificativas teístas e ateístas e, portanto, permanecem indecisos, é valido lembrar que o agnosticismo também pode tomar a forma da alegação que de que não é possível saber se deus existe ou não. Enfim, um teísta é não-ateísta e não-agnóstico, um ateísta é não-teísta e não-agnóstico e, por fim, um agnóstico é um não-teísta e não-ateísta. o contexto das definições giram em torno da alegação "deus existe" mas, como toda alegação, é perfeitamente possível colocá-la na negativa, ou seja, "deus não existe", o erro em definir ateísmo como "ausência de crença" está em não perceber que isso tem implicações absurdas, além de ignorar a existência de pessoas genuinamente indecisas(agnósticos), as pessoas que reproduzem esse erro parecem não perceber que teísta poderia simplesmente dizer "ora, se fulano não nega a preposição de que deus não existe, então fulano é teísta", isso coloca o defensor da definição "ausência de crença" numa posição falaciosa, visto que a pessoa estaria fazendo uso d'uma falácia conhecida como "alegação especial"

João adere ao ateísmo, logo joão acredita que deuses não existem.
  

Pessoa que é contra a teologia, independente de acreditar na existência de uma divindade ou não!

Ter uma visão diferente de Theos sobre Deus ou divindade.
  

Não admitir a existência de Deus.

O ateísmo é também uma opção de crença.
  

Outras informações sobre Ateísmo:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Ateísmo possui 7 Letras
A Palavra Ateísmo possui 4 vogais - a ei o
A Palavra Ateísmo possui 3 consoantes - t sm
A Palavra Ateísmo ao contrário: Omsíeta
Busca reversa Onomasiológica por Ateísmo
Visualize Ateísmo

1 página - 8 Definições