Autopolinização

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Autopolinização é um Substantivo, feminino singular ;

A Autopolinização ou polinização direta - é a transferência do pólem da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita). É pouco freqüente, ocorre na ervilha, no fumo, no algodão e em muitos cereais, exceção do milho e centeio.

Nas flores cleitogâmicas, isto é, cuja corola não chega a se abrir, só haverá autogamia, como na violeta e parcialmente na Genista sp. , Stellaria, Specularia perfoliata e Juncus bufonlus.

Dispositivos existem que dificultam a autogamia em muitas flores hermafroditas, tais como a heterostilia ou seja a diferença de comprimento entre os estiletes e o estames, havendo casos em que o estilete é maior que os estames e outros em que o estilete é menor. A heterostili. Tanto a macro como a microstilia, encontra-se em 50% dos indivíduos da mesma espécie de Primula sinensis (primavera).

Por outro lado, condições fisiológicas, também impedem a autogamia, como a diferença no desenvolvimento fisiológico dos estames e do gineceu, fenômeno esse chamado dicogamia. Há dois casos a considerar na dicogamia:

- Protandria ou Proterandria - quando as anteras atingem a maturidade antes que o estígma. Como em muitas compostas, Campanuláceas, Umbelífera, Geraniáceas e na Salva sp. .
- Protoginia ou Proteroginia - quando o estígma amadurece primeiro que as anteras, tornando-se receptivo ao pólen, como na tanchagem (Plantago media) , no Arum e no papo-de-perú ou aristolóquia.
A autopolinização, em muitas espécies, pode levar a uma redução no vigor e na produtividade da espécie.

A DEFINIÇÃO CITA EXEMPLOS .
  


[Botânica] Trata-se da transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor, que só ocorre quando a planta é hermafrodita. É um processo que não é frequente, e ocorre na ervilha, no fumo, no algodão e em muitos cereais, com exceção do milho e centeio.

A autopolinização é uma nomenclatura da botânica.


















A Planta Utiliza a Autopolinização em Ultimo Recurso
  

Da botânica, a autopolinização ou polinização direta é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita). É pouco frequente, ocorre na ervilha, no fumo, no algodão e em muitos cereais, exceção no milho e centeio.

A planta utiliza a autopolinização como último recurso.
  


Outras informações sobre Autopolinização:

Palavras com 15 Letras
A Palavra Autopolinização possui 15 Letras
A Palavra Autopolinização possui 9 vogais - au o o i i a ao
A Palavra Autopolinização possui 6 consoantes - t p l n z c
A Palavra Autopolinização ao contrário: Oãçazinilopotua
Busca reversa Onomasiológica por Autopolinização
Visualize Autopolinização

1 página - 3 Definições