Balandrau

3 Definições encontradas.

Opa. Capote ou casaco largo e comprido. Antigo vestuário, com capuz e mangas largas.

Balandrau é o traje típico maçônico. É preconizado seu uso estrito em sessões maçônicas simples, ditas econômicas. Todo balandrau é de cor preta, com comprimento abaixo dos joelhos, mangas largas e compridas.
  


1-Veste usada por certas irmandades em atos religiosos.
2-Capote largo e comprido.
3-Antiga vestimenta de capuz e mangas largas.
4-(Fig.)-Corpo largo e mal talhado.
5-(Noredeste)-Redingote.

Balandrau é um substantivo masculino.
  

Balandrau é o traje típico maçônico. É preconizado seu uso estrito em sessões maçônicas simples, ditas econômicas. Suas principais características são: cor preta, comprimento abaixo dos joelhos, mangas largas e compridas, e o colarinho alto, que deverá estar sempre fechado.
Origem:
O balandrau é palavra originada do latim medieval balandrana, que definia a vestimenta de capuz e mangas largas abotoada na frente e, por extensão, designava também certas roupas usadas por confrarias, normalmente em cerimónias de cunho religioso.
Historicamente, as corporações de pedreiros-livres a que hoje se designa por "Maçonaria Simbólica" adotavam o traje dos Collegiati" dos "Collegia Fabrorum e membros dos Ofícios Francos, dos séculos XIV e XV, com seu balandrau negro.
Atualmente, a Maçonaria no Brasil de várias obediências tolera a veste talar, negra, de mangas longas, colarinho alto e fechada até o pescoço como opção ao terno escuro. Por entenderem que só o avental constitui paramento maçónico, alguns ritos como o de York não permitem o uso do balandrau, sendo sempre exigido o uso do terno escuro.
Na prática, visto que muitas Lojas o têm como item patrimonial para empréstimo aos irmãos visitantes, o balandrau deixou de ser talar, tendo um comprimento abaixo do joelho, e muitas vezes ostenta as armas da Loja ou da Maçonaria.

"Vestiram-lhe o balandrau, e nas costas, sem que ele visse, coseram-lhe um pergaminho, em que escreveram com letras grandes? ?Este é Dom Quixote de la Manha?.
(Trecho extraído do livro "Dom Quixote" de Miguel de Cervantes Cap. LXII, Segunda Parte - Pág. 560)
  


Outras informações sobre Balandrau:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Balandrau possui 9 Letras
A Palavra Balandrau possui 4 vogais - a a au
A Palavra Balandrau possui 5 consoantes - b l ndr
A Palavra Balandrau ao contrário: Uardnalab
Busca reversa Onomasiológica por Balandrau
Visualize Balandrau

1 página - 3 Definições