Batismo

6 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Batismo é um Substantivo, masculino singular ;

O vocábulo do grego "baptizo" não significa apenas imergir,mas também aspergir,borrifar,respingar e lavar.A forma como foi usada tanto por Cristo como pelos apóstolos,deixa claro esse conceito.Primeiro porque o batismo corresponde uma realidade plena do ritual de purificação feita pelos sacerdotes levitas desde os tempos de Moisés.A diferença é que,como rito de purificação ele era repetitivo e simbólico e temporário,assim como os sangues dos bodes e cordeiros.Na Nova Aliança,Cristo,nosso Cordeiro pascal,morre definitativamente pela humanidade,aspergindo seu sangue na simbologia do batismo,feito uma vez apenas.

A profecia de Ezequiel no capítulo 36:25 refere-se à Nova Aliança que se inauguraria em Cristo e,com a purificação das nossas almas.Claro que essas águas faladas por Ezequias não se referem especificamente ao batismo,mas note a presença da aspersão como prática litúrgica e específica para sacerdotes oficiantes.Por isso João foi interpelado pelos que entendiam da Lei de purificação.Por isso surgiu uma contenda entre os discípulos do Batista sobre a purificação quando souberam que os apóstolos também batizavam.
  


Sepultamento do pecado e novo nascimento.

Submergindo morre, emergindo nasce.
  

O batismo é feito pelo ato de imersão (mergulhar) nas águas.

Ele passou pelo batismo hoje.
  


Batismo também significa "INICIAÇÃO"

1- Jesus Cristo teve como ponto de inicio do seu ministério de 3 anos e meio, fazendo milagres e ensinando o povo sobre a vontade do Pai,o seu BATISMO, tendo de 29 para 30 anos.
2- Quando usamos um calçado, roupas ou outro objeto pela primeira vez, dizemos que estamos BATIZANDO.
  

Nada mais é que o étimo grego "?????" (bapto), ao qual se acrescentou o sufixo ?-ismós? para formar "????????" (baptisma), inarredavelmente significa ?imersão?, posto que exatamente esta é a etimologia do verbo ??????????? (baptizein, "imergir"/"mergulhar"). Batizar, portanto, deve ser semanticamente compreendido como sendo o ato mergulhar um corpo dentro de outro corpo, no caso, um corpo liquido, a água. Por extensão, a ação o efeito de sepultar um morto comporta também inteira e perfeitamente toda a sematologia da palavra batismo.

Os Batistas, entretanto, insistem na presença de um significado teológico que se projeta para além da sepultura (morte) e da imersão em água. Argumentam que a morte de Jesus pouco significa, se isoladamente considerada. Afinal, todos morrem e que mérito algum há nisso, conseqüentemente. O que faz a morte de Jesus ser tão gloriosamente diferente é a sua ressurreição, e é exatamente esta a ideia que os Batistas consideram claramente implícita no batismo (Colossenses 2:11-12). Insistem, além disso, que a ressurreição é o ponto basilar da fé cristã (I Coríntios 15:14) e que Cristo teria afirmado textualmente que ele mesmo era «a ressurreição e a vida» (João 11:25).

Dai o necessário entendimento de que a submersão precisar ser completa, para que haja verdadeiro batismo, visto que o significado maior deste deve ser encontrado exatamente na retomada da vida após a morte com Jesus, representada pela emersão (Efésios 2:1-5 e Colossenses 2:13). Assim como a ressurreição reverte a morte, os batistas pretendem que a emersão revertendo a imersão identifica o converso, não somente com a morte, mas principalmente com ressurreição de Cristo (Romanos 6:3). Insistem, finalmente, que a segunda etapa (emersão/ressurreição) não tem como ocorrer, sem que antes a primeira tenha ocorrido (imersão/sepultamento).

Como paradigma dessa doutrina, os batistas acreditam que a descrição dos batismos narrados no Novo Testamento levam à irrefutável conclusão de que eles aconteceram sob a forma de batismo por imersão. Entre os exemplos que podem ser mencionados destaca-se principalmente o batismo a que o próprio Jesus pessoalmente se submeteu. (Mateus 3:16; Marcos 1:9-10; Atos 8:36-39). A expressão "sair da água", encontrada em todas estas três referências, portanto, não deixaria a menor sombra de dúvida de que Jesus realmente teria sido batizado por imersão. Idêntico raciocínio julgam ser implicitamente aplicável ao batismo do etíope por Filipe (Atos 8:39)

Fórmula batismal: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
  


Mergulhar, imergir. Outro significado do ato é uma das Ordenanças do SENHOR JESUS para a sua igreja e representa exteriormente uma experiência interior. Antes de sermos batizados em água, precisamos ser batizados em "CRISTO" (RM6.3). Isso significa uma identificação total com CRISTO na sua morte e ressurreição de tal modo que hoje tomo posse da realidade de que CRISTO morreu e eu morri com ELE, fui sepultado com ELE e fui ressuscitado com ele (RM6.3-5). Assim, eu morri para o mundo e ando em novidade de vida (RM 6.8-11) Com esta experiência somos admitidos à igreja de JESUS no Universo e também à igreja local, onde o crente passa a partir daí, a ter privilégios e responsabilidades como membro dessa igreja.
O batismo é um mandamento de CRISTO. Ele mandou batizar (Mt 28.18-20;Mc16.15-16).
O batismo não é opcional para crente. É uma questão de obediência.
Para quem é o batismo? O batismo é para os regenerados, os que crêem (Mc16.16)
Lucas Cerqueira I. de Abreu Rodrigues 16/10/2018

O batismo de José será no próximo domingo.
  

Outras informações sobre Batismo:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Batismo possui 7 Letras
A Palavra Batismo possui 3 vogais - a i o
A Palavra Batismo possui 4 consoantes - b t sm
A Palavra Batismo ao contrário: Omsitab
Busca reversa Onomasiológica por Batismo
Visualize Batismo

1 página - 6 Definições