Classificação morfossintática
Binarismo é um Substantivo, masculino singular ;
Duas vertentes que podem ser consideradas opostas.
Ex.: bem/mal, heterossexual/homossexual
Termo utilizado para se referir ao ato de pensar que tudo e todos são limitados a zeros e uns e que o universo é como um computador binário.
O rapaz refutou binarismo na discussão.
A escritora Judith Butler (1993) sobre a sociedade binária, ela afirma que "o binarismo de gênero é socialmente construído". Ou seja, a sociedade normatiza as pessoas entre homem e mulher, atribuindo papéis específicos para cada sexo, sendo que o masculino é colocado como superior ao feminino em diversas circunstâncias. A sociedade vai modelando meninos e meninas para agirem conforme os seus padrões de gênero, são características que vão desde gestos, comportamentos, brincadeiras até a estética, essas definições não são naturais e biológicas e sim sociais e culturais.
Primeiramente estabelecem-se as normas, depois as reiteram por várias autoridades, as reforçam ao longo do tempo com um intuito de um efeito naturalizado. Neste sentido, algo que foi construído, e reforçado pela sociedade, certamente pode ser também contestado, quando as mulheres lutam pelos seus direitos, elas denotam que há espaços para todas as mulheres, contestando uma norma vigente.
[...] A construção desse binarismo era feroz nesse início de década. A pompa andrógina dos anos oitenta fora apenas uma miragem para ativar nossos desejos e tornar nossos anseios mais dolorosos por estarem tão presentes e tão distantes.
(Trecho do livro - Mau Hábito de Alana Portero - Pág. 63 - Ed. Amacord)
O que pode trilhar por uma das duas vertentes disponiveis...
O livro assume, pois, a perspectiva de que as mulheres e
os homens feministas precisam estar atentos às relações de poder que se inscrevem nas várias dinâmicas sociais em que elas e eles tomam parte. Recusando a concepção de um binarismo rígido nas relações de gênero, busca uma problematização mais ampla e complexa, na qual tenham lugar as múltiplas e intrincadas combinações de gênero, sexualidade, classe, raça, etnia. Longe de uma análise
distanciada e isenta, a autora acentua que estamos todos e
todas envolvidos/as nesses arranjos, e chama atenção para a difícil tarefa de pôr em questão relações de poder das quais fazemos parte.
A autora Guacira Lopes Louro é doutora em Educação, professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPq.
Coordena o GEERGE (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero) desde 1990 e tem publicado vários artigos nessa perspectiva. É autora do livro Prendas e antiprendas - uma escola de mulheres (Porto Alegre, Editora da Universidade, 1987).
Outras informações sobre Binarismo:
A Palavra Binarismo possui 9 Letras
A Palavra Binarismo possui 4 vogais - i a i o
A Palavra Binarismo possui 5 consoantes - b n r sm
A Palavra Binarismo ao contrário: Omsiranib
Busca reversa Onomasiológica por Binarismo
Visualize Binarismo
1 página - 4 Definições