Biotecnologia

4 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Biotecnologia é um Substantivo, feminino singular ;

Trazendo a tecnologia para ser utilizada na área da biologia, a biotecnologia pode ser usada na agricultura, alimentos industrializados, meio ambiente e saúde, a fim de trazer uma melhora na qualidade de vida do ser humano ou de outros animais (no campo da Veterinária). É uma área que envolve diversos campos de conhecimento, tais como a microbiologia, engenharia genética, informática, bioquímica, robótica, farmacologia, química, engenharia química e industrial, vacinas, nanotecnologia, genômica, proteômica, citômica, engenharia enzimática, engenharia microbiológica, matemática, informática, automação, engenharia clássica, pesquisa em economia, bioética, biodireito, entre outras.

De acordo com o dicionário, a palavra biotecnologia tem o seguinte significado: aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, etc. Simplificando, nada mais é do que a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos.
  


1-) Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços.
2-) Aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, etc. Simplificando, nada mais é do que a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos.
3-)A biotecnologia consiste na aplicação de processos biológicos no desenvolvimento de produtos e serviços que são revertidos em benefícios à sociedade através dos avanços promovidos em áreas tais como saúde humana e animal, agricultura e manejo do meio-ambiente.

Gregos e Egípcios produziam vinho e cerveja por meio da fermentação da uva e da cevada. Os produtos, expostos ao ar livre, apresentavam reações orgânicas que resultavam nas bebidas, constituindo uma forma primitiva de biotecnologia.
  

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de reflexão sobre alguns assuntos polêmicos da atualidade decorrentes dos avanços da biotecnologia, é tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. A Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU possui uma das muitas definições de biotecnologia

A biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."
  


Aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, etc. Simplificando, nada mais é do que a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos.
A palavra biotecnologia é formada por três pequenas palavras de origem grega:

* bio significa vida
* tecnos representa o uso prático da ciência
* logos significa conhecimento

A biotecnologia é pouco conhecida pelas pessoas, porém é muito usada nas indústrias.
  

Outras informações sobre Biotecnologia:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Biotecnologia possui 13 Letras
A Palavra Biotecnologia possui 7 vogais - io e o o ia
A Palavra Biotecnologia possui 6 consoantes - b t cn l g
A Palavra Biotecnologia ao contrário: Aigoloncetoib
Busca reversa Onomasiológica por Biotecnologia
Visualize Biotecnologia

1 página - 4 Definições



Biotecnologia

Dicionário inFormal - Dicionário online de Português