Cabaças

38 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Cabaças é um Substantivo, masculino plural de cabaça;
Cabaças é um Substantivo, feminino plural de cabaça;

Plural de cabaça.
1. Frutos de uma planta da família das cucurbitáceas, que tem aproximadamente a forma de uma pera.
2. As plantas que dão as cabaças.
3. Vasos formados pela casca inteira e seca desse fruto.
4. Quaisquer vasos do feitio de uma cabaça.

Ex1. As cabaças se parecem com peras.
Ex2. As cabaças são vasos.
  


Vasilha ou vaso feito da casca da abóbora, depois de seco;

Naquela barraca da feira vende-se cabaças de todos os tipos.
  

Mulher ou moça que ainda não transou a primeira vez, aquela que ainda não sabe oque é bom, aquela que ainda não agasalhou o pinto, que ainda não levou cabeçada no céu da boca.

-Deve ser cabaça ainda esta moça.
  


Fruto da cabaceira, também chamado coité, de onde se faz a cuia, instrumento usado pelos indios para transportar agua e quando cortada ao meio, serve para colocar grãos, farinha de mandioca, etc

Quando esta cabaça secar, farei uma cuia
  

Cabaça é um vegetal que limpo após estar seco, serve para ser usada como uma vasilha para transportar líguidos - principalmente água, conservando ela sempre fresquinha.

Não esqueça de levar água na cabaça
  


Planta da familia das cucurbitáceas "cabaceira". O fruto que é ôco é amplamente utilizado como moringa para por água, porta objetos ou como instrumento musical como o berimbau e chocalho.

Beber água na cabaça
  

Recipiciente que conserva a água fresca.

Naquela região é comum o uso de cabaças no consumo de água.
  

Vasilha feita da fruta do próprio nome.

Da cabaça se faz até instrumento musical.
  

Com todo respeito ao autor da definição apresentada nesta data, "cabaça" não é exatamente "vasilha ou vaso feito da casca da abóbora, depois de seco".
Isso é formidável engano de quem conhece mal abóbora, e nunca viu uma cabaça, que é o fruto do cabaceiro ("árvore de até 4 metros (...) de madeira branca e leve, própria para caixotaria", ensina Houaiss).
Todavia, qualquer vaso que se assemelhe a uma cabaça, pode levar essa denominação ("cabaça de cerâmica", cabaça de vidro", etc).
Entretanto, ninguém jamais viu uma "cabaça de casca de abóbora seca". Aliás, a abóbora não tem forma definida, sendo de infinitos formatos --enquanto a cabaça tem um formato único, com uma extremidade que lembra o "gargalo" e a "boca" de uma garrafa (donde pende do galho do cabaceiro), e o "corpo" meio alongado e bojudo, lembrando ligeiramente uma pêra.
Desse curioso formato da cabaça surgiu a palavra "cabaço" para definição pornográfica da genitália feminina ainda intocada, portanto "inchada", intumescida, que, guardadas as proporções, remete à figura do cabaceiro.

Pois bem, a cabaça cortada na altura do "pescoço" é chamada "cumbuca", que, depois de retirada sua polpa e suas muitas sementes, e bem lavada, serve como depósito de mel, leite, etc.; serrada no meio (ficam duas "bandas"), cada metade ganha o nome de "cuia", usada como medida de farinha e cereais em geral, e recipiente de alimentos líquidos e sólidos.
É tão resistente que serve de "cafeteira" para os vaqueiros das caatingas: no caso, põe-se pó do café, rapadura já raspada (ou açúcar) e água na cuia; na fogueira, são jogadas algumas pedras que, superaquecidas, devem ser apanhadas com uma colher de pau ou outro instrumento, e de pronto jogadas na cuia preparada ?então o café ferve, aguarda-se um pouco enquanto a borra assenta, e em seguida pode ser servido quentinho... e de fato é extraordinariamente saboroso.
  

Planta de purunga ou coité ussada pelos os índios como utensílio doméstico muito conhecida como cuia

Traga a cabaça cheia dágua faça só um coité de arroz
  

Outras informações sobre Cabaças:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Cabaças pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Cabaças possui 7 Letras
A Palavra Cabaças possui 3 vogais - a a a
A Palavra Cabaças possui 4 consoantes - c b c s
A Palavra Cabaças ao contrário: Saçabac
Busca reversa Onomasiológica por Cabaças
Visualize Cabaças

4 páginas - 38 Definições