Caba

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Caba é um Substantivo, feminino singular ;

Caba, na região norte, é um termo utilizado para designar várias espécies de himenópteros (Hymenoptera) com ferrão (vespas, camatins, etc).

Marimbondos do gênero Synoeca, conhecidos pelo nome vulgar de vespa-tatu ou caba-tatu, denominações relacionadas à forma de seus ninhos, que lembram a carapaça do tatu, são marimbondos de cor azul-escuro ou ferruginoso, cuja picada provoca dor lancinante (Messias Carrera - Insetos de interesse médico e veterinário - Ed. UFPR, 1991)
  


Nome que os habitantes da Região do Salgado, local banhado pelo Oceano Atlântico, no Estado do Pará, dão ao marimbondo. Muito possivelmente é um termo herdado dos índios que habitavam esta região. Não posso afirmar se em outras partes deste estado ou mesmo em estados próximos, os habitantes usam este mesmo termo para designarmos este inseto.

Cuidado menino! Nesta árvore tem um ninho de caba!
  

Expressão muito utilizada no nordeste. na verdade, trata-se de uma redução da palavra CABRA.
CABRA aqui no nordeste também é usado em outras expressões, tipo: cabra-safado, cabra da peste, cabra-macho. Então, caba, foi a redução da palavra cabra, contudo, a palavra caba geralmente não é usada com a segundas palavras que acompanham cabra. É só um chamativo, substitui a chamada da pessoa pelo nome.

-Ei caba, me diz que horas são?

-Diz caba! como vai sua família?

  


Outras informações sobre Caba:

Palavras com 4 Letras
A Palavra Caba pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Caba possui 4 Letras
A Palavra Caba possui 2 vogais - a a
A Palavra Caba possui 2 consoantes - c b
A Palavra Caba ao contrário: Abac
Busca reversa Onomasiológica por Caba
Visualize Caba

1 página - 3 Definições