Cama de gato

9 Definições encontradas.

Armar uma cilada para alguém, colocar alguém em uma situação de risco.

Na gíria futebolística significa derrubar um jogador flexionando as costas por baixo dele, tirando o contato do mesmo com o chão.

Esse sem vergonha me ferrou, armou a maior cama de gato pra me atrapalhar
  


Servia originalmente para designar um local quente e agradável bem próximo do borralho onde os gatos dormiam e gostam de ficar. Um local confortável, portanto.

Expressão transportada para o jogo de futebol quando dois jogadores adversários disputam a posse da bola, ambos procurando atingir a bola, de cabeça, quando esta se desloca no ar. Virou gíria futebolística e é usada figurada e ironicamente servindo para designar uma situação desconfortável e dolorosa para um dos dois jogadores o qual foi enganado pelo outro e ao pular para cabecear a bola, pula sozinha, sem o apoio do adversário. Ao ficar sem apoio fica 'nadando no ar', agitando pernas e braços e cai sempre de costas nas costas do jogador que não pulou e cai estatelado no chão. A cama são as costas do que não pulou. Só que nada tem de confortável...Os juizes não sei por quê sempre anotam falta a favor do estatelado...A questão é: quem pode exigir que pule o jogador que não pulou?
  

Armação, apronto. "montagem de armadilha para pegar alguém desprevenido. A cama de gato pode ser baseada em ardil (o que é mais comum) visando apenas assustar alguem ou mesmo causar prejuízo.

João cuidado! podem estar te armando uma verdadeira "cama- de -gato" para te pegar!
  


é numa partida de futebol, o adversário deixa o outro subir para cabecear e com leve toque por baixo derruba.

Viu a cama de gato do Zé Nelson, claro que o Juiz marcou penalty.
  

Em um jogo de truco, armar a cama de gato é, tendo o gato (carta mais forte do jogo) nas próprias mãos ou nas do parceiro, permitir que o adversário vença apenas uma rodada para estimulá-lo a pedir truco possibilitando que a dupla, que armou a armadilha, possa, sem chances de perder, levantar a decisão para o valor de 6 tentos.

Já começamos perdendo. Eles nem forçaram na segunda. Meu companheiro se animou e trucou. Quem sabe com o grito de seis que ouviu ele aprenda. Caiu na mais mal disfarçada cama de gato.
  


Cama de gato é uma armação, armadilha.

Isso tá parecendo uma cama de gato
  

No meu tempo de criança, tinhamos uma brincadeira só para meninos, chamada de "carniça" "pular carniça", e, um dos movimentos era cama de gato, que nada mais era do que, enquanto um menino ficava de quatro atrás da vítima da carniça em pé, um outro pela frente o empurráva contra o que estava de quatro, caindo de costas no chão totalmente desequilibrado.

No futebol o movimento se dá entre dois jogadores desputando uma bola pelo alto, um não sobe e o outro que sobe recebe um encontrão causando sua queda.
  

Armadilha, armação visando prejudicar (dolosa ou culposamente, outrem).

Josenildo cuidado! Isto é uma "cama de gato" que te aprontaram.
  

Brincadeira infantil que consiste em empurrar alguém que tropeça e cai por cima de outra pessoa agachada por trás dele.

Uma das brincadeiras mais usadas nos meus tempos de menino era a famosa cama de gato.Volta e meia alguém se machucava muito com ela.
  

Outras informações sobre Cama de gato:

Palavras com 12 Letras
A Palavra Cama de gato pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Cama de gato possui 12 Letras
A Palavra Cama de gato possui 5 vogais - a a e a o
A Palavra Cama de gato possui 7 consoantes - c m d g t
A Palavra Cama de gato ao contrário: Otag ed amac
Busca reversa Onomasiológica por Cama de gato
Visualize Cama de gato

1 página - 9 Definições