Campesinato

3 Definições encontradas.

Campesinato é como se define a artiulação dos camponeses em uma classe. É um conceito político de definição da classe camponesa. Campesinato é o conjunto dos camponeses articulados como classe camponesa.

O Movimento ds Pequenos Agricultores fez um articulação política que desembocou na publicação de uma coletâne achamada Hstória Social do Campesinato Brasileiro.
  


Camponês é aquele que tem acesso aos Recursos Naturais, seja a posse e/ou o uso da terra, água, florestas, biodiversidade, etc., cujo trabalho está centrado na força da família, embora possa contratar serviços temporário e/ou prestar serviços para terceiros e a centralidade da reprodução social está na família.

? A diversidade camponesa inclui desde os camponeses proprietários privados de terras aos posseiros de terras públicas e privadas, desde camponeses que usufruem dos recursos naturais como os povos das florestas, os agroextrativistas, a recursagem, os ribeirinhos, os pescadores artesanais lavradores, os catadores de caranguejos e lavradores, os castanheiros, as quebradeiras de coco babaçu, os açaizeiros, os que usufruem dos fundos de pasto até os arrendatários não capitalistas, os parceiros, os foreiros e os que usufruem da terra por cessão; desde camponeses quilombolas às parcelas dos povos indígenas já camponeizados; os serranos, os caboclos e os colonizadores, assim como os povos das fronteiras do sul do Brasil. E os novos camponeses resultantes dos assentamentos de Reforma Agrária.? (CARVALHO 2005)
  


Outras informações sobre Campesinato:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Campesinato possui 11 Letras
A Palavra Campesinato possui 5 vogais - a e i a o
A Palavra Campesinato possui 6 consoantes - c mp s n t
A Palavra Campesinato ao contrário: Otanisepmac
Busca reversa Onomasiológica por Campesinato
Visualize Campesinato

1 página - 3 Definições