Chimia

5 Definições encontradas.

Nome derivado da palavra alemã Schmier. Um doce de forma pastosa muito similar à geléia. Pode ser feito com vários sabores, usando cascas, frutos ou outras combinações. Comum no Sul do Brasil.

"Vou comer um biscoito com schmier."
"Vó, faz um pão com chimia para mim?"
  


Termo usado no interior do Estado do Paraná e em algumas regiões do Rio Grande do Sul para designar geléia, doce.

"Hoje eu comi pão com chimia e margarina no café da manhã"
  

Vocabulário da gastronomia catarinense ou germano-brasileira; vem do verbo Schmieren em alemão, que quer dizer passar algo no pão; pode ser chimia doce (de frutas) ou, mesmo de ovo, a chimia de ovo é a mais típica: Modo de preparo da chimia de ovo:
1. Separe as claras das gemas de 4 ovos.
2. Bata as claras até ficar em neve, depois misture 1 xícara de açúcar e bata por mais 5 minutos.
3. Depois misture as gemas e 5 gotas de baunilha, e bata por 5 minutos.
4. Coloque um fio de óleo na frigideira, depois de quente coloque a chimia e mexa em fogo baixo por 15 minutos.
5. A chimia quando estiver fritando deverá ficar espumosa, quando começar a espuma abaixar, está pronta este é o segredinho.

chimia amarela era meu prato favorito quando criança, prato porralouca, tinha aquela magia de vózinha no preparo: entrava ovo e açúcar na frigideira, alguns minutos depois saia dali de dentro um manjar divino pra esparramar no pão (sdds desses dias vó, beijo no seu coração).
  


Vocabulário da gastronomia catarinense ou germano-brasileira; vem do verbo Schmieren em alemão, que quer dizer passar algo no pão; pode ser chimia doce (de frutas) ou, mesmo de ovo, a chimia de ovo é a mais típica.

chimia amarela ou chimia de ovo era meu prato favorito quando criança, muito bom, tinha aquela magia de vovozinha no preparo: entrava ovo e açúcar na frigideira, alguns minutos depois saia dali de dentro um manjar divino pra esparramar no pão.
  

Vocabulário da gastronomia catarinense ou germano-brasileira; vem do verbo Schmieren em alemão, que quer dizer passar algo no pão; pode ser chimia doce (de frutas) ou, mesmo de ovo, a chimia de ovo é a mais típica.

Modo de preparo da chimia de ovo: 1. Separe as claras das gemas de 4 ovos. 2. Bata as claras até ficar em neve, depois misture 1 xícara de açúcar e bata por mais 5 minutos. 3. Depois misture as gemas e 5 gotas de baunilha, e bata por 5 minutos. 4. Coloque um fio de óleo na frigideira, depois de quente coloque a chimia e mexa em fogo baixo por 15 minutos. 5. A chimia quando estiver fritando deverá ficar espumosa, quando começar a espuma abaixar, está pronta este é o segredinho. chimia amarela era meu prato favorito quando criança, prato massa, tinha aquela magia de vozinha no preparo: entrava ovo e açúcar na frigideira, alguns minutos depois saia dali de dentro um manjar divino pra esparramar no pão (saudades desses dias, Oma, beijo no seu coração).
  


Outras informações sobre Chimia:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Chimia pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Chimia possui 6 Letras
A Palavra Chimia possui 3 vogais - i ia
A Palavra Chimia possui 3 consoantes - ch m
A Palavra Chimia ao contrário: Aimihc
Busca reversa Onomasiológica por Chimia
Visualize Chimia

1 página - 5 Definições