Concertina

3 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Concertina é um Substantivo, feminino singular ;

Cerca farpada em rolos, forjada nas profundezas dos 7 Infernos, a qual mantém vagabundos, safados e desocupados distantes do que é "do outro".

Artefato metálico inventado na época das Guerras, destinado à impedir o avanço de tropas à pé ou mesmo tanques no front de batalha.

"Aquela maláco de merda, se rasgou todo na concertina"

"Certos políticos, deviam ser jogados em concertinas!"

"Instalaram fardos de concertina no meu Condomínio".
  


Concertina é o nome de um instrumento musical em que
pallhetas de metal vibram por meio da pressão do ar pro-
duzido por um fole. A concertina mais comum é um instru-
mento pequeno, que atinge uma extensão de tres oitava
e meia. Existem também concertinas baixo, tenor e contra-
baixo.

A concertina foi patenteada por Charles Wheatstone, em
1829.
  

Instrumento musical pomerano e italiano muito usado no Espírito Santo.
Diz-se que ?é um pequeno acordeão, de caixa poligonal (geralmente hexagonal ou em forma de octógono quase quadrado). É um instrumento de palhetas livres, com fole, com teclados.? Porém, "acordeão" não é a melhor palavra para defini-la.
O nome ?Concertina? segundo o dicionário tem duas denominações distintas, um como instrumento musical e outra para uma espécie de cercado com arame farpado. Quando você joga a palavra na internet aparecem muito mais cercas de arame para proteger as residências do que o nosso lindo e tradicional instrumento musical. Inicialmente poderia ser um instrumento de ?proteção? da nossa linda e rica cultura pomerana?. Até teria sentido. Mas não é isso. Poderia ser e aí tem lógica que a cerca de arame em cima dos muros residenciais podem parecer com a parte sanfonada na concertina. Ambas se dobram. Mas a palavra também deriva de ?concerto? musical. E por isso com a letra ?c? no meio da palavra e não ?s? que vem do verbo ?consertar? (reparar, restaurar) algo quebrado ou danificado. Concluímos então que usa-se concerto quando tiver significado de ?audição musical?, a harmonia de instrumentos ou vozes.
Pesquisando mais a fundo, a palavra concertina é de origem latina, italiana. Vem da palavra ?concertare?. Significa concordância, harmonia, composição musical. Vem do verbo acordar (ajustar), harmonizar, compor, combinar, aqui no caso os sons.
A concertina é um nome italiano, mas fabricado na Alemanha há mais de dois séculos e meio, até a II Guerra Mundial quando Hitler obrigou a indústria a fabricar algo que beneficiasse a estrutura militar daquele momento do maior conflito que a humanidade já conheceu. A referida fábrica foi direcionada a atender as necessidades da guerra. Tudo voltado para o mesmo fim: Instrumentos musicais que eram utilizados na organização do exército, por exemplo.

A concertina anima o bale a noite inteira.
  


Outras informações sobre Concertina:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Concertina possui 10 Letras
A Palavra Concertina possui 4 vogais - o e i a
A Palavra Concertina possui 6 consoantes - c nc rt n
A Palavra Concertina ao contrário: Anitrecnoc
Busca reversa Onomasiológica por Concertina
Visualize Concertina

1 página - 3 Definições