Contingenciar

3 Definições encontradas.

Contingência é, em primeiro lugar, algo que pode acontecer no futuro. Assim, uma medida contingencial é medida que tem por finalidade ser usada se efetivamente surgir uma possível situação futura. Mas contingência pode significar, também, cota, parcela, parte, quinhão. Nessa acepção, serve de base para a formação do verbo CONTINGENCIAR, que significa, então, o ato de impor limites e regras em relação ao uso de orçamento, verbas ou recursos. É a essa noção que se liga o substantivo CONTINGENCIAMENTO.

"É bem de ver que o Governo Federal, vivenciando situação parecida, optou por contingenciar 50 bilhões de reais do orçamento da União, decisão que também implica redução nas transferências para o Estado e municípios do Tocantins."
(Retirado da nota à imprensa publicada pelo Governo do Estado do Tocantins, referente á Lei de Diretrizes Orçamentária para o ano de 2011. http://casacivil.to.gov.br/noticias.php?id=695)
  


Ato de decretar uma política de contenção de gastos.

Relatório da LDO proíbe governo de contingenciar emendas em 2012 Folha de São Paulo, 05/07/2011
  

Contingenciar envolve fazer um planejamento e administrar de modo a aumentar as chances de determinados resultados acontecerem.

Premiando bons comportamentos e advertindo comportamentos inadequados.
  


Outras informações sobre Contingenciar:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Contingenciar possui 13 Letras
A Palavra Contingenciar possui 5 vogais - o i e ia
A Palavra Contingenciar possui 8 consoantes - c nt ng nc r
A Palavra Contingenciar ao contrário: Raicnegnitnoc
Busca reversa Onomasiológica por Contingenciar

1 página - 3 Definições