Cretáceo

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Cretáceo é um Substantivo, masculino singular ;
Cretáceo é um Adjetivo, masculino singular ;

Ultimo período da Era Mesozóica, era que durou de 251 a 65,5 milhões de anos atrás, aquela em que dominaram os dinosauros. Eles apareceram em meados do Triássico, primeiro período dessa era, evoluíram e cresceram muito durante o período Jurássico (199 a 145 milhões de anos atrás), atingindo seu ápice de especialização no período Cretáceo, o maislongo e derradeiro desse períodos, que durou de 145 a 65,5 milhões de atrás, quando foram totalmnente dizimados por um meteoro com 10 Km de extensão, que caiu na península do Iucatan, perto de Cancún, formando uma cratera de 230 Km de diâmetro,cuja explosão devastou o planeta inteirinho, acabando com 75% de toda a vida terrestre e marinha, animal e vegetal, criando um nicho para a florescência dos mamíferos, que já existiam também desde meados do Triássico, mas como pequenos roedores que viviam enfurnados, se escondendo desses grandes répteis.

O nome Cretáceo vem de greda, o pó calcáreo branco do giz,formado por incontáveis carcassas de minúsculos animais marinhos que se acumularam por milhões de anos nos fundos dos mares e que caracteriza as formações geológicas em que seus fosséis ( dos dinosauros desse período ) foram e são encontrados. As falésias brancas de Dover na Inglaterra ( canal da mancha ) são o melhor exemplo dessas formações.
  


Flexão de cretáceo.
Relativo ao período geológico da Era Mesozóica, que aconteceu aproximadamente entre 145 e 65 milhões de anos atrás, marcado pela expansão da fauna e flora pela Terra e total dominação dos dinossauros no planeta.

A era cretácea faz parte da era mesozoica.
  

Outras informações sobre Cretáceo:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Cretáceo possui 8 Letras
A Palavra Cretáceo possui 4 vogais - e a eo
A Palavra Cretáceo possui 4 consoantes - cr t c
A Palavra Cretáceo ao contrário: Oecáterc
Busca reversa Onomasiológica por Cretáceo
Visualize Cretáceo

1 página - 2 Definições