Curare

1 Definição encontrada.

Classificação morfossintática

Curare é um Substantivo, masculino singular ;

Curare. Composto orgânico do grupo dos alcalóides, de forte ação paralisante sobre o sistema nervoso. Extraído de diversas plantas das famílias das loganiáceas e menispermáceas, é utilizado em anestésicos e relaxantes. Alcalóides ; Anestesia ; Tétano ; Venenosas, plantas.

O conhecido Curare é uma mistura de várias espécies de plantas que ocorrem na Amazônia. Estas plantas são fervidas, todas juntas, durante três dias, resultando num xarope ou numa massa. São usados cerca de 40 tipos de curare na Amazônia e há a necessidade, às vezes, da substituição de algumas das plantas, pois nem todas crescem no mesmo local.

Usado nas pontas de flechas pelos índios, o curare serve para paralisar a caça ou matar seus inimigos. Causa paralisia dos músculos interferindo na transmissão de impulsos nervosos entre a ação do nervo e o mecanismo da contração muscular, provocando morte por asfixia. Com o auxílio de respiração artificial, a vítima pode se recuperar sem lesões. Os povos indígenas também usam o curare como anti-séptico, diurético, antifebril, e até como tônico.

O conhecimento tradicional sobre essas misturas de ervas foi guardado em sigilo pelos índios durante séculos. Alexander von Humboldt foi o primeiro Europeu, em 1800, a testemunhar e descrever como os ingredientes eram preparados. Mas o curare começaria a ser utilizado como um anestésico apenas em 1942, poucos anos depois que seu ingrediente ativo, o d-tubocurarine foi isolado.

Os princípios ativos mais comuns são os alcalóides curarine e tubocurarine, que se encontram hoje no mercado sob os nomes de Tubarine, Metubine Iodine, Tubadil, Mecostrin e Vectracurium, produzido pela Wellcome, e o Vecuronium, produzido pela Organon. As empresas Wellcome, Abbot e Lilly (EUA) detêm patentes de relaxantes musculares e anestésico cirúrgico com base no curare. Nesse caso também não há repartição de benefícios pelo acesso e uso desse conhecimento tradicional associado à biodiversidade.

Fontes: www.biopirataria.org e http://www.rain-tree.com/curare.htm
  


Outras informações sobre Curare:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Curare possui 6 Letras
A Palavra Curare possui 3 vogais - u a e
A Palavra Curare possui 3 consoantes - c r r
A Palavra Curare ao contrário: Eraruc
Busca reversa Onomasiológica por Curare

1 página - 1 Definição