Demiurgo

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Demiurgo é um Substantivo, masculino singular ;
Demiurgo é um Adjetivo, masculino singular ;

Artífice ou criador, divindade responsável pela criação do universo físico, segundo os gnósticos. Em trabalhos de Platão, cerca de 360ac, é uma divindade ou força criativa que deu forma ao mundo material. Já no Gnosticismo, uma divindade subordinada à Divindade Suprema, algumas vezes considerada como o criador do mal outras vezes um ser imperfeito que criou o mundo material e que impede as almas humanas de voltarem a se integrar a Dinvidade única no Pleroma.

No gonosticismo, a Dinvidade suprema e única se manifesta no Pleroma em pares, Erons, masculinos e femininos de divindades, chamados de Arcondes. Uma dessas Arcondes, Sophia (a Sabedoria), tenta prematuramente voltar a unidade sem o seu par e caí da Pleroma. Essa queda provoca o desejo de voltar e a paixão pelo seu par que a fecunda. Como resultado fica grávida e dá a luz a seres imperfeitos chamados Aecondes.
O Demiurgo cria o mundo material, o cosmo, e torna-se o chefe dos arcondes, aprisionando a alma, que são emanações de Shofia da Dividade Suprema, dentro do corpo material humano e exigindo que os homens o adorem como Deus Supremo e único (Jeová).
Libertada com ajuda de um Arconde que se rebela contra o Demiugo, Sophia retorna a Pleroma e envia para o mundo materia o seu par, Cristo, para ensinar as almas como retornar a Pleroma atraés do auto-conhecimento (gnosticismo).
  


"Trabalhadores do povo", aqueles que trabalham para o público como artesão, operário manual

Os demiurgos são verdadeiros trabalhadores divinos
  

Outras informações sobre Demiurgo:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Demiurgo possui 8 Letras
A Palavra Demiurgo possui 4 vogais - e iu o
A Palavra Demiurgo possui 4 consoantes - d m rg
A Palavra Demiurgo ao contrário: Ogruimed
Busca reversa Onomasiológica por Demiurgo
Visualize Demiurgo

1 página - 2 Definições