Dia de branco

11 Definições encontradas.

Dia de trabalhar.
Expressão vinda da Marinha que significava que no dia seguinte tinha que colocar o uniforme branco para ir para o trabalho.

Amanhã é dia de branco. (Dia de colocar o uniforme para ir trabalhar, pois só para entrar nas instalações tinha que estar com o uniforme branco)
  


A expressão não tem o cunho racista que alguns pretendem conferir.
A origem é doméstica, referindo-se ao dia de lavagem das roupas de cama, antes todas brancas, que ornavam os varais, sendo motivo para o descanso mais cedo na véspera, pois a lavagem era feita nos tanques e no muque.

Vou embora para casa mais cedo, porque amanhã é dia de branco.
  

Tratava-se "dia de branco" fazendo referência a nota do mil cruzeiro que tinha estampado a face do Barão do Rio Branco, quando se falava "amanhã é dia de branco" quando se tinha que dormir cedo para no dia seguinte ter que trabalhar para ganhar dinheiro.

"Amanhã é dia de branco", ou seja, é dia de ganhar dinheiro, pois havia na nota de mil cruzeiros a estampa do Barão do Rio Branco.
  


Nos calendários ou "folhinhas", os domingos e feriados (dias em que normalmente não se trabalha) são marcados com cor vermelha, sendo que os demais dias da semana aparecem em "branco". Daí a expressão "dia de branco", ou seja, dia de trabalhar.

Amanhã é dia de branco.
  

Significa "dia de vestir roupa branca" para trabalhar.

Vou dormir cedo hoje, porque amanhã é dia de branco.
  


1. Trata-se de uma expressão popular citada normalmente no final de um diálogo. Quem pronuncia a frase, deixa a impressão de que tem de levantar cedo para trabalhar no dia seguinte.

Vamos embora, afinal, amanhã é dia de branco
  

Dia de trabalhar, dia de voltar à labuta.

Amanhã é segunda-feira, é dia de branco...
  

Dia de (VESTIR) branco: em dias de trabalho todos os profissionais da área da saúde se vestem de branco - daí surgiu a expressão.

Vou dormir... amanhã é dia de branco
  

Uma gíria usada para dizer que é um dia útil, dia de trabalho. Remete ao uniforme da Marinha, que possui cor branca. Ao longo do tempo, foi se tornando uma expressão racista.

Hoje foi um dia de branco.
  

Se refere a um dia de trabalho. A origem da expressão vem da época da escravidão "dia de branco é dia dos pretos trabalharem na escravidão".

Amanhã é dia de branco.
  

Outras informações sobre Dia de branco:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Dia de branco pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Dia de branco possui 13 Letras
A Palavra Dia de branco possui 5 vogais - ia e a o
A Palavra Dia de branco possui 8 consoantes - d d br nc
A Palavra Dia de branco ao contrário: Ocnarb ed aid
Busca reversa Onomasiológica por Dia de branco
Visualize Dia de branco

2 páginas - 11 Definições