Diferença entre palavras

Digite abaixo 2 palavras para comparar ou saber as diferenças

OU




Diferença entre 4s e Tonalidade

4s ou tonalidade: O que é, signifcados e definições:

O que é 4s:
Escala, tonalidade ou claviarmadura (armadura clávica) que contêm quatro sustenidos. Observação: As alterações para as escalas menores melódicas e harmônicas são escritas se forem necessárias. O plural de 4S é 4Ss.

Exemplo de uso da palavra 4s:
Exemplos de acordes triádicos e tetrádicos e suas inversões formados em 4Ss:

E, E/G#, E/B = E-G#-B - G#-B-E - B-E-G#;
E7M, E7M/G#, E7M/B, E7M/D# = E-G#-B-D# - G#-B-D#-E - B-D#-E-G# - D#-E-G#-B;
F#m, F#m/A, F#m/C# = F#-A-C# - A-C#-F# - C#-F#-A;
F#m7, F#m7/A, F#m7/C#, F#m7/E = F#-A-C#-E - A-C#-E-F# - C#-E-F#-A - E-F#-A-C#;
G#m, G#m/B, G#m/D# = G#-B-D# - B-D#-G# - D#-G#-B;
G#m7, G#m7/B, G#m7/D#, G#m7/F# = G#-B-D#-F# - B-D#-F#-G# - D#-F#-G#-B - F#-G#-B-D#;
A, A/C#, A/E = A-C#-E - C#-E-A - E-A-C#;
A7M, A7M/C#, A7M/E, A7M/G# = A-C#-E-G# - C#-E-G#-A - E-G#-A-C# - G#-A-C#-E;
B, B/D#, B/F# = B-D#-F# - D#-F#-B - F#-B-D#;
B7, B7/D#, B7/F#, B7/A = B-D#-F#-A - D#-F#-A-B - F#-A-B-D# = A-B-D#-F#;
C#m, C#m/E, C#m/G# = C#-E-G# - E-G#-C# - G#-C#-E;
C#m7, C#m7/E, C#m7/G#, C#m7/B = C#-E-G#-B - E-G#-B-C# - G#-B-C#-E - B-C#-E-G#;
D#dim, D#dim/F#, D#dim/A = D#-F#-A - F#-A-D# - A-D#-F#;
D#m7b5, D#m7b5/F#, D#m7b5/A, D#m7b5/C# = D#-F#-A-C# - F#-A-C#-D# - A-C#-D#-F# - C#-D#-F#-A.
Tonalidade: Substantivo

O que é Tonalidade:
TONALIDADE, em referência às escalas maiores e às menores, é a hierarquização interna das notas dessas escalas, onde algumas notas ou graus das escalas têm preponderância sobre as outras. Assim, todas as notas e, por conseqüência, os acordes representam as funções de tônica, que é a sensação de final ou de repouso dentro da música; de subdominante, que é a sensação de tensão crescente; e de dominante, que, ao mesmo tempo representa a tensão máxima na música, por suas notas serem totalmente diversas da tônica, e é, também, a preparação para a tônica, marcando o início do retorno. TONALIDADE é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I, centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final. O plural de TONALIDADE é TONALIDADES.

Exemplo de uso da palavra Tonalidade:
Existem 15 tonalidades cujas três são enarmônicas. São elas:

Triádicas:

Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim
Ré Maior: D-Em-F#m-G-A-Bm-C#dim
Mi Bemol Maior: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim
Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim
Fá Maior: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim
Sol Maior: G-Am-Bm-C-D-Em-F#dim
Lá Bemol Maior: Ab-Bbm-Cm-Db-Eb-Fm-Gdim
Lá Maior: A-Bm-C#m-D-E-F#m-G#dim
Si Bemol Maior: Bb-Cm-Dm-Eb-F-Gm-Adim
Si Maior (enarmônica): B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim

Tetrádicas:

Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5
Ré Maior: D7M-Em7-F#m7-G7M-A7-Bm7-C#m7b5
Mi Bemol Maior: Eb7M-Fm7-Gm7-Ab7M-Bb7-Cm7-Dm7b5
Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5
Fá Maior: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5
Sol Maior: G7M-Am7-Bm7-C7M-D7-Em7-F#m7b5
Lá Bemol Maior: Ab7M-Bbm7-Cm7-Db7M-Eb7-Fm7-Gm7b5
Lá Maior: A7M-Bm7-C#m7-D7M-E7-F#m7-G#m7b5
Si Bemol Maior: Bb7M-Cm7-Dm7-Eb7M-F7-Gm7-Am7b5
Si Maior (enarmônica): B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5

Estas tonalidades também formam 7052-3416s e 6143-2507s.





Diferença entre 4s e Tonalidade

4s ou tonalidade: Imagens

imagens de

Tonalidade






Diferença entre 4s e Tonalidade

4s ou tonalidade: Tamanho das palavras, vogais, consoantes, palavras ao contrário

Outras informações sobre Tonalidade:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Tonalidade possui 10 Letras
A Palavra Tonalidade possui 5 vogais - o a i a e
A Palavra Tonalidade possui 5 consoantes - t n l d d
A Palavra Tonalidade ao contrário: Edadilanot
Busca reversa Onomasiológica por Tonalidade