Diferença entre palavras

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OU




Diferença entre Acorde e Enarmonia

acorde ou enarmonia: O que é, signifcados e definições:
Acorde: Verbo ou Substantivo ou Adjetivo

O que é Acorde:
Em Música, ACORDE é a escrita ou execução de três ou mais notas simultaneamente. Para alguns teóricos, o acorde só se forma à partir de três ou mais notas, reservando a palavra intervalo para a execução de duas notas simultâneas. Os acordes são formados a partir da nota mais grave, onde são acrescentadas as outras notas constituíntes. Por isso, um acorde deve ser lido de baixo para cima. A formação dos acordes, assim como as escalas está intimamente ligada com a chamada série harmônica. O plural de ACORDE é ACORDES.

Exemplo de uso da palavra Acorde:
Exemplos de acordes triádicos e tetrádicos formados em 15 escalas possíveis:

AK) Lás Bemóis Menores (Abm = Ab-Cb-Eb): só existem em 7Fs e 6Fs;
AL) Lás Bemóis Menores com Sétima Menor (Abm7 = Ab-Cb-Eb-Gb): só existem em 7Fs e 6Fs;
AM) Lás Bemóis Maiores (Ab = Ab-C-Eb): só existem em 5Fs, 4Fs e 3Fs;
AN) Lás Bemóis Maiores com Sétima Menor (Ab7 = Ab-C-Eb-Gb): só existem em 5Fs;
AO) Lás Bemóis Maiores com Sétima Maior (Ab7M = Ab-C-Eb-G): só existem em 4Fs e 3Fs;
AP) Lás Diminutos (Adim = A-C-Eb): só existem em 2Fs;
AQ) Lás Semidiminutos (Am7b5: A-C-Eb-G): só existem em 2Fs;
AR) Lás Menores (Am = A-C-E): só existem em 1Fs, 0As e 1Ss;
AS) Lás Menores com Sétima Menor (Am7 = A-C-E-G): só existem em 1Fs, 0As e 1Ss;
AT) Lás Maiores (A = A-C#-E): só existem em 2Ss, 3Ss e 4Ss;
AU) Lás Maiores com Sétima Menor (A7 = A-C#-E-G): só existem em 2Ss;
AV) Lás Maiores com Sétima Maior (A7M = A-C#-E-G#): só existem em 3Ss e 4Ss;
AW) Lás Sustenidos Diminutos (A#dim = A#-C#-E): só existem em 5Ss;
AX) Lás Sustenidos Semidiminutos (A#m7b5 = A#-C#-E-G#): só existem em 5Ss;
AY) Lás Sustenidos Menores (A#m = A#-C#-E#): só existem em 6Ss e 7Ss;
AZ) Lás Sustenidos Menores com Sétima Menor (A#m7 = A#-C#-E#-G#): só existem em 6Ss e 7Ss;
BK) Sis Bemóis Diminutos (Bbdim = Bb-Db-Fb): só existem em 7Fs;
BL) Sis Bemóis Semidiminutos (Bbm7b5 = Bb-Db-Fb-Ab): só existem em 7Fs;
BM) Sis Bemóis Menores (Bbm = Bb-Db-F): só existem em 6Fs, 5Fs e 4Fs;
BN) Sis Bemóis Menores com Sétima Menor (Bbm7 = Bb-Db-F-Ab): só existem em 6Fs, 5Fs e 4Fs;
BO) Sis Bemóis Maiores (Bb = Bb-D-F): só existem em 3Fs, 2Fs e 1Fs;
BP) Sis Bemóis Maiores com Sétima Menor (Bb7 = Bb-D-F-Ab): só existem em 3Fs;
BQ) Sis Bemóis Maiores com Sétima Maior (Bb7M = Bb-D-F-A): só existem em 2Fs e 1Fs;
BR) Sis Diminutos (Bdim = B-D-F): só existem em 0As;
BS) Sis Semidiminutos (Bm7b5 = B-D-F-A): só existem em 0As;
BT) Sis Menores (Bm = B-D-F#): só existem em 1Ss, 2Ss e 3Ss;
BU) Sis Menores com Sétima Menor (Bm7 = B-D-F#-A): só existem em 1Ss, 2Ss e 3Ss;
BV) Sis Maiores (B = B-D#-F#): só existem em 4Ss, 5Ss e 6Ss;
BW) Sis Maiores com Sétima Menor (B7 = B-D#-F#-A): só existem em 4Ss;
BX) Sis Maiores com Sétima Maior (B7M = B-D#-F#-A#): só existem em 5Ss e 6Ss;
BY) Sis Sustenidos Diminutos (B#dim = B#-D#-F#): só existem em 7Ss;
BZ) Sis Sustenidos Semidiminutos (B#m7b5 = B#-D#-F#-A#): só existem em 7Ss;
CK) Dós Bemóis Maiores (Cb = Cb-Eb-Gb): só existem em 7Fs e 6Fs;
CL) Dós Bemóis Maiores com Sétima Maior (Cb7M = Cb-Eb-Gb-Bb): só existem em 7Fs e 6Fs;
CM) Dós Diminutos (Cdim = C-Eb-Gb): só existem em 5Fs;
CN) Dós Semidiminutos (Cm7b5 = C-Eb-Gb-Bb): só existem em 5Fs;
CO) Dós Menores (Cm = C-Eb-G): só existem em 4Fs, 3Fs e 2Fs;
CP) Dós Menores com Sétima Menor (Cm7 = C-Eb-G-Bb): só existem em 4Fs, 3Fs e 2Fs;
CQ) Dós Maiores (C = C-E-G): só existem em 1Fs, 0As e 1Ss;
CR) Dós Maiores com Sétima Menor (C7 = C-E-G-Bb): só existem em 1Fs;
CS) Dós Maiores com Sétima Maior (C7M = C-E-G-B): só existem em 0As e 1Ss;
CT) Dós Sustenidos Diminutos (C#dim = C#-E-G): só existem em 2Ss;
CU) Dós Sustenidos Semidiminutos (C#m7b5 = C#-E-G-B): só existem em 2Ss;
CV) Dós Sustenidos Menores (C#m = C#-E-G#): só existem em 3Ss, 4Ss e 5Ss;
CW) Dós Sustenidos Menores com Sétima Menor (C#m7 = C#-E-G#-B): só existem em 3Ss, 4Ss e 5Ss;
CX) Dós Sustenidos Maiores (C# = C#-E#-G#): só existem em 6Ss e 7Ss;
CY) Dós Sustenidos Maiores com Sétima Menor (C#7 = C#-E#-G#-B): só existem em 6Ss;
CZ) Dós Sustenidos Maiores com Sétima Maior (C#7M = C#-E#-G#-B#): só existem em 7Ss;
DK) Rés Bemóis Menores (Dbm = Db-Fb-Ab): só existem em 7Fs;
DL) Rés Bemóis Menores com Sétima Menor (Dbm7 = Db-Fb-Ab-Cb): só existem em 7Fs;
DM) Rés Bemóis Maiores (Db = Db-F-Ab): só existem em 6Fs, 5Fs e 4Fs;
DN) Rés Bemóis Maiores com Sétima Menor (Db7 = Db-F-Ab-Cb): só existem em 6Fs;
DO) Rés Bemóis Maiores com Sétima Maior (Db7M = Db-F-Ab-C): só existem em 5Fs e 4Fs;
DP) Rés Diminutos (Ddim = D-F-Ab): só existem em 3Fs;
DQ) Rés Semidiminutos (Dm7b5 = D-F-Ab-C): só existem em 3Fs;
DR) Rés Menores (Dm = D-F-A): só existem em 2Fs, 1Fs e 0As;
DS) Rés Menores com Sétima Menor (Dm7 = D-F-A-C): só existem em 2Fs, 1Fs e 0As;
DT) Rés Maiores (D = D-F#-A): só existem em 1Ss, 2Ss e 3Ss;
DU) Rés Maiores com Sétima Menor (D7 = D-F#-A-C): só existem em 1Ss;
DV) Rés Maiores com Sétima Maior (D7M = D-F#-A-C#): só existem em 2Ss e 3Ss;
DW) Rés Sustenidos Diminutos (D#dim = D#-F#-A): só existem em 4Ss;
DX) Rés Sustenidos Semidiminutos (D#m7b5 = D#-F#-A-C#): só existem com 4Ss;
DY) Rés Sustenidos Menores (D#m = D#-F#-A#): Só existem em 5Ss, 6Ss e 7Ss;
DZ) Rés Sustenidos Menores com Sétima Menor (D#m7 = D#-F#-A#-C#): só existem em 5Ss, 6Ss e 7Ss;
EK) Mis Bemóis Menores (Ebm = Eb-Gb-Bb): só existem em 7Fs, 6Fs e 5Fs;
EL) Mis Bemóis Menores com Sétima Menor (Ebm7 = Eb-Gb-Bb-Db): só existem em 7Fs, 6Fs e 5Fs;
EM) Mis Bemóis Maiores (Eb = Eb-G-Bb): só existem em 4Fs, 3Fs e 2Fs;
EN) Mis Bemóis Maiores com Sétima Menor (Eb7 = Eb-G-Bb-Db): só existem em 4Fs;
EO) Mis Bemóis Maiores com Sétima Maior (Eb7M = Eb-G-Bb-D): só existem em 3Fs, 2Fs;
EP) Mis Diminutos (Edim = E-G-Bb): só existem em 1Fs;
EQ) Mis Semidiminutos (Em7b5 = E-G-Bb-D): só existem em 1Fs;
ER) Mis Menores (Em = E-G-B): só existem em 0As, 1Ss e 2Ss;
ES) Mis Menores com Sétima Menor (Em7 = E-G-B-D): só existem em 0As, 1Ss e 2Ss;
ET) Mis Maiores (E = E-G#-B): só existem em 3Ss, 4Ss e 5Ss;
EU) Mis Maiores com Sétima Menor (E7 = E-G#-B-D): só existem em 3Ss;
EV) Mis Maiores com Sétima Maior (E7M = E-G#-B-D#): só existem em 4Ss e 5Ss;
EW) Mis Sustenidos Diminutos (E#dim = E#-G#-B): só existem em 6Ss;
EX) Mis Sustenidos Semidiminutos (E#m7b5 = E#-G#-B-D#): só existem em 6Ss;
EY) Mis Sustenidos Menores (E#m = E#-G#-B#): só existem em 7Ss;
EZ) Mis Sustenidos Menores com Sétima Menor (E#m7 = E#-G#-B#-D#): só existem em 7Ss;
FK) Fás Bemóis Maiores (Fb = Fb-Ab-Cb): só existem em 7Fs;
FL) Fás Bemóis Maiores com Sétima Maior (Fb7M = Fb-Ab-Cb-Eb): só existem em 7Fs;
FM) Fás Diminutos (Fdim = F-Ab-Cb): só existem em 6Fs;
FN) Fás Semidiminutos (Fm7b5 = F-Ab-Cb-Eb): só existem em 6Fs;
FO) Fás Menores (Fm = F-Ab-C): só existem em 5Fs, 4Fs e 3Fs;
FP) Fás Menores com Sétima Menor (Fm7 = F-Ab-C-Eb): só existem em 5Fs, 4Fs e 3Fs;
FQ) Fás Maiores (F = F-A-C): só existem em 2Fs, 1Fs e 0As;
FR) Fás Maiores com Sétima Menor (F7 = F-A-C-Eb): só existem em 2Fs;
FS) Fás Maiores com Sétima Maior (F7M = F-A-C-E): só existem em 1Fs e 0As;
FT) Fás Sustenidos Diminutos (F#dim = F#-A-C): só existem em 1Ss;
FU) Fás Sustenidos Semidiminutos (F#m7b5 = F#-A-C-E): só existem em 1Ss;
FV) Fás Sustenidos Menores (F#m = F#-A-C#): só existem em 2Ss, 3Ss e 4Ss;
FW) Fás Sustenidos Menores com Sétima Menor (F#m7 = F#-A-C#-E): só existem em 2Ss, 3Ss e 4Ss;
FX) Fás Sustenidos Maiores (F# = F#-A#-C#): só existem em 5Ss, 6Ss e 7Ss;
FY) Fás Sustenidos Maiores com Sétima Menor (F#7 = F#-A#-C#-E): só existem em 5Ss;
FZ) Fás Sustenidos Maiores com Sétima Maior (F#7M = F#-A#-C#-E#): só existem em 6Ss e 7Ss;
GK) Sóis Bemóis Maiores (Gb = Gb-Bb-Db): só existem em 7Fs, 6Fs e 5Fs;
GL) Sóis Bemóis Maiores com Sétima Menor (Gb7 = Gb-Bb-Db-Fb): só existem em 7Fs;
GM) Sóis Bemóis Maiores com Sétima Maior (Gb7M = Gb-Bb-Db-F): só existem em 6Fs e 5Fs;
GN) Sóis Diminutos (Gdim = G-Bb-Db): só existem em 4Fs;
GO) Sóis Semidiminutos (Gm7b5 = G-Bb-Db-F): só existem em 4Fs;
GP) Sóis Menores (Gm = G-Bb-D): só existem em 3Fs, 2Fs e 1Fs;
GQ) Sóis Menores com Sétima Menor (Gm7 = G-Bb-D-F): só existem em 3Fs, 2Fs e 1Fs;
GR) Sóis Maiores (G = G-B-D): só existem em 0As, 1Ss e 2Ss;
GS) Sóis Maiores com Sétima Menor (G7 = G-B-D-F): só existem em 0As;
GT) Sóis Maiores com Sétima Maior (G7M = G-B-D-F#): só existem em 1Ss e 2Ss;
GU) Sóis Sustenidos Diminutos (G#dim = G#-B-D): só existem em 3Ss;
GV) Sóis Sustenidos Semidiminutos (G#m7b5 = G#-B-D-F#): só existem em 3Ss;
GW) Sóis Sustenidos Menores (G#m = G#-B-D#): só existem em 4Ss, 5Ss e 6Ss;
GX) Sóis Sustenidos Menores com Sétima Menor (G#m7 = G#-B-D#-F#): só existem em 4Ss, 5Ss e 6Ss;
GY) Sóis Sustenidos Maiores (G# = G#-B#-D#): só existem em 7Ss;
GZ) Sóis Sustenidos Maiores com Sétima Menor (G#7 = G#-B#-D#-F#): só existem em 7Ss.

O que é Enarmonia:
ENARMONIA, em música, é:
1) o grupo de sons de um acorde ou numa linha melódica com intervalos menores do que um semitom---na música grega antiga, este intervalo seria de um quarto do tom;
2) na afinação do sistema temperado, o escrito enarmônico significa duas notas diferentes numa partitura mas que, na prática, produzem o mesmo som; e
3) nos instrumentos não temperados, ou de um sistema de afinação com entonação justa, ou de temperamento linear, é o intervalo de duas notas enarmônicas---em que duas notas se diferem sonoramente apenas por uma coma (i.e a nona parte de um tom).

Instrumentos enarmônicos são aqueles que produzem sons com tons enarmônicos.

O plural de ENARMONIA é ENARMONIAS.

Exemplo de uso da palavra Enarmonia:
NA ENARMONIA DO SOM

Na música ocidental, uma escala diatônica nos permite formar acordes com intervalos maiores e menores. Similarmente, num instrumento de propriedades do sistema temperado, uma nota qualquer é formada por parciais de sons maiores e menores e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, como um tambor, em que cada batida emite várias freqüencias estranhas de som, o som das notas emitidas terão parciais variadas, com freqüências diminutas. Até mesmo um xilofone pode ter um som bem preciso, mas mesmo assim a repercussão do som eitido por uma batida na madeira cria sons de parciais inarmônicas. Da mesma maneira os metais tem propriedades inarmônicas em seu som, mesmo quando tão afinados como um vibrafone. isto não é para dizer que todo instrumento de corda não possue tons inarmônicos. Um violão em mal estado certamente emitirá vários sons estranhos, por exemplo.

Todos os instrumentos de sopro de metal são considerados inarmônicos, assim como toda percussão (exceto o piano acústico), a Gaita-de-fole e outros instrumentos que, quando tocados, o som emitido produz notas das parcelas de uma escala inarmônica. O instrumento inarmônico está oposto aos instrumentos harmônicos que são os instrumentos que podem-se temperar a afinação, e possuem uma freqüência sonora estável, como o piano, os instrumentos de corda, os de sopro de madeira e alguns outros de sopro que seriam de metal, mas não se classificam na música européia como típico de metal (a flauta transversal, por exemplo).

NA AFINAÇÃO TEMPERADA

Para quem já estudou um mínimo de teoria musical sabe que na escala diatônica a nota Mi Sustenido soa como um Fá Natural, assim como o Dó Bemol soa como um Si Natural. Não há como dizer, nem mesmo para quem tem ouvido absoluto, se alguém esta tocando num piano, por exemplo, o Dó Bemol ou o Si Natural de uma partitura qualquer! Somente olhando na pauta é que podemos ver a diferença da nota escrita, se é uma ou a outra nota escrita que se toca. Esta maneira de escrever um Dó Bemol em vez do Si Natural ou um Mi Sustenido em vez de um Fá Natural, numa partitura, é especialmente reconhecida como escrita enarmônica e o motivo de tal escrita tem que haver com a consideração do compositor à analise teórica de tal música quando a escreveu. Um exemplo básico seria se o compositor estivesse escrevendo uma composição com uma passagem cromática em que houvesse as seguintes notas:


Mi, Mi Bemol, Ré, Ré Bemol, Dó, Si e novamente o Si

É provável que o compositor simplesmente escrevesse no final da frase:


Dó, Dó Bemol, Si

Assim ele estaria mostrando (na teoria do "papel") a continua progressão cromática da melodia, e a homogeneidade da escrita, e este Dó Bemol que também soa como um Si natural é a escrita enarmônica.

Há casos mais complexos, como o caso do sustenido dobrado; para entendê-lo a contento, deve levar-se em consideração o ciclo das quintas. Grosso modo, funciona da seguinte forma, tomando-se como exemplo a a escala de Sol: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#, Fá## (na verdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá, Sol), porque essa escala de Sol Sustenido é uma armadura imprática), sendo que o Mi# e Si# só figuram na teoria musical para instrumentos que possuem marcação de teclas temperadas e de casas (instrumentos de cordas) definidas. O ## ou (x) que significa sustenido dobrado, foi aplicado aí para determinar que o que, na verdade, é um Sol, derivou de uma flexão teoricamente cromática da nota Fá#.

NA AFINAÇÃO DESTEMPERADA

Em um instrumento mais tradicional, como uma sitar, e aonde sua afinação não é a mesma do sistema temperado da música ocidental, um intervalo enarmônico é aquele entre, por exemplo, um Dó Sustenido e um Ré Bemol, qual na música ocidental teria o mesmo som. Na música destemperada estas notas diferem não só na escrita, mas também sonoramente, uma da outra, por uma fração do tom que chega a ser imperceptível ao ouvido não treinado de um indivíduo que não está acostumado a ouvir este estilo de música.

Escalas enarmônicas numa 7052-3416:

Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si Maior (com sua relativa, Sol Sustenido Menor);
Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido Maior (com sua relativa, Lá Sustenido Menor);
F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol Menor).

Escalas enarmônicas numa 6143-2507:

Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de Fá Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido Menor);
B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol Maior (com sua relativa, Lá Bemol Menor);
C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol Maior (com sua relativa, Si Bemol Menor).

Tonalidades enarmônicas numa 7052-3416:

Triádicas:

Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim: enarmônica à de Si Maior;
Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó Sustenido Maior;
F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol Maior.

Tetrádicas:

Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5: enarmônica à de Si Maior;
Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó Sustenido Maior;
F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol Bemol Maior.

Tonalidades enarmônicas numa 6143-2507:

Triádicas:

Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de Fá Sustenido Maior;
B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemol Maior;
C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim: enarmônica à de Ré Bemol Maior.

Tetrádicas:

Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de Fá Sustenido Maior;
B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de Dó Bemol Maior;
C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5: enarmônica à de Ré Bemol Maior.

Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 7052-3416:

70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior);
05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior).

Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 7052-3416:

705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior).

Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507:

50 (Si Maior e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior);
07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior).

Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 6143-2507:

507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior).

Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:

70, 05, 52, e 16.

Músicas com três tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:

705, 052, 523 e 416.

Músicas com quatro tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:

7052, 0523, 5234 e 3416.

Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:

61, 25, 50, e 07.

Músicas com três tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:

614, 325, 250 e 507.

Músicas com quatro tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:

6143, 4325, 3250 e 2507.





Diferença entre Acorde e Enarmonia

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