Diferença entre palavras

Digite abaixo 2 palavras para comparar ou saber as diferenças

OU




Diferença entre Acorde e Tonalidade

acorde ou tonalidade: O que é, signifcados e definições:
Acorde: Verbo ou Substantivo ou Adjetivo

O que é Acorde:
Em Música, ACORDE é a escrita ou execução de três ou mais notas simultaneamente. Para alguns teóricos, o acorde só se forma à partir de três ou mais notas, reservando a palavra intervalo para a execução de duas notas simultâneas. Os acordes são formados a partir da nota mais grave, onde são acrescentadas as outras notas constituíntes. Por isso, um acorde deve ser lido de baixo para cima. A formação dos acordes, assim como as escalas está intimamente ligada com a chamada série harmônica. O plural de ACORDE é ACORDES.

Exemplo de uso da palavra Acorde:
Exemplos de acordes triádicos e tetrádicos formados em 15 escalas possíveis:

AK) Lás Bemóis Menores (Abm = Ab-Cb-Eb): só existem em 7Fs e 6Fs;
AL) Lás Bemóis Menores com Sétima Menor (Abm7 = Ab-Cb-Eb-Gb): só existem em 7Fs e 6Fs;
AM) Lás Bemóis Maiores (Ab = Ab-C-Eb): só existem em 5Fs, 4Fs e 3Fs;
AN) Lás Bemóis Maiores com Sétima Menor (Ab7 = Ab-C-Eb-Gb): só existem em 5Fs;
AO) Lás Bemóis Maiores com Sétima Maior (Ab7M = Ab-C-Eb-G): só existem em 4Fs e 3Fs;
AP) Lás Diminutos (Adim = A-C-Eb): só existem em 2Fs;
AQ) Lás Semidiminutos (Am7b5: A-C-Eb-G): só existem em 2Fs;
AR) Lás Menores (Am = A-C-E): só existem em 1Fs, 0As e 1Ss;
AS) Lás Menores com Sétima Menor (Am7 = A-C-E-G): só existem em 1Fs, 0As e 1Ss;
AT) Lás Maiores (A = A-C#-E): só existem em 2Ss, 3Ss e 4Ss;
AU) Lás Maiores com Sétima Menor (A7 = A-C#-E-G): só existem em 2Ss;
AV) Lás Maiores com Sétima Maior (A7M = A-C#-E-G#): só existem em 3Ss e 4Ss;
AW) Lás Sustenidos Diminutos (A#dim = A#-C#-E): só existem em 5Ss;
AX) Lás Sustenidos Semidiminutos (A#m7b5 = A#-C#-E-G#): só existem em 5Ss;
AY) Lás Sustenidos Menores (A#m = A#-C#-E#): só existem em 6Ss e 7Ss;
AZ) Lás Sustenidos Menores com Sétima Menor (A#m7 = A#-C#-E#-G#): só existem em 6Ss e 7Ss;
BK) Sis Bemóis Diminutos (Bbdim = Bb-Db-Fb): só existem em 7Fs;
BL) Sis Bemóis Semidiminutos (Bbm7b5 = Bb-Db-Fb-Ab): só existem em 7Fs;
BM) Sis Bemóis Menores (Bbm = Bb-Db-F): só existem em 6Fs, 5Fs e 4Fs;
BN) Sis Bemóis Menores com Sétima Menor (Bbm7 = Bb-Db-F-Ab): só existem em 6Fs, 5Fs e 4Fs;
BO) Sis Bemóis Maiores (Bb = Bb-D-F): só existem em 3Fs, 2Fs e 1Fs;
BP) Sis Bemóis Maiores com Sétima Menor (Bb7 = Bb-D-F-Ab): só existem em 3Fs;
BQ) Sis Bemóis Maiores com Sétima Maior (Bb7M = Bb-D-F-A): só existem em 2Fs e 1Fs;
BR) Sis Diminutos (Bdim = B-D-F): só existem em 0As;
BS) Sis Semidiminutos (Bm7b5 = B-D-F-A): só existem em 0As;
BT) Sis Menores (Bm = B-D-F#): só existem em 1Ss, 2Ss e 3Ss;
BU) Sis Menores com Sétima Menor (Bm7 = B-D-F#-A): só existem em 1Ss, 2Ss e 3Ss;
BV) Sis Maiores (B = B-D#-F#): só existem em 4Ss, 5Ss e 6Ss;
BW) Sis Maiores com Sétima Menor (B7 = B-D#-F#-A): só existem em 4Ss;
BX) Sis Maiores com Sétima Maior (B7M = B-D#-F#-A#): só existem em 5Ss e 6Ss;
BY) Sis Sustenidos Diminutos (B#dim = B#-D#-F#): só existem em 7Ss;
BZ) Sis Sustenidos Semidiminutos (B#m7b5 = B#-D#-F#-A#): só existem em 7Ss;
CK) Dós Bemóis Maiores (Cb = Cb-Eb-Gb): só existem em 7Fs e 6Fs;
CL) Dós Bemóis Maiores com Sétima Maior (Cb7M = Cb-Eb-Gb-Bb): só existem em 7Fs e 6Fs;
CM) Dós Diminutos (Cdim = C-Eb-Gb): só existem em 5Fs;
CN) Dós Semidiminutos (Cm7b5 = C-Eb-Gb-Bb): só existem em 5Fs;
CO) Dós Menores (Cm = C-Eb-G): só existem em 4Fs, 3Fs e 2Fs;
CP) Dós Menores com Sétima Menor (Cm7 = C-Eb-G-Bb): só existem em 4Fs, 3Fs e 2Fs;
CQ) Dós Maiores (C = C-E-G): só existem em 1Fs, 0As e 1Ss;
CR) Dós Maiores com Sétima Menor (C7 = C-E-G-Bb): só existem em 1Fs;
CS) Dós Maiores com Sétima Maior (C7M = C-E-G-B): só existem em 0As e 1Ss;
CT) Dós Sustenidos Diminutos (C#dim = C#-E-G): só existem em 2Ss;
CU) Dós Sustenidos Semidiminutos (C#m7b5 = C#-E-G-B): só existem em 2Ss;
CV) Dós Sustenidos Menores (C#m = C#-E-G#): só existem em 3Ss, 4Ss e 5Ss;
CW) Dós Sustenidos Menores com Sétima Menor (C#m7 = C#-E-G#-B): só existem em 3Ss, 4Ss e 5Ss;
CX) Dós Sustenidos Maiores (C# = C#-E#-G#): só existem em 6Ss e 7Ss;
CY) Dós Sustenidos Maiores com Sétima Menor (C#7 = C#-E#-G#-B): só existem em 6Ss;
CZ) Dós Sustenidos Maiores com Sétima Maior (C#7M = C#-E#-G#-B#): só existem em 7Ss;
DK) Rés Bemóis Menores (Dbm = Db-Fb-Ab): só existem em 7Fs;
DL) Rés Bemóis Menores com Sétima Menor (Dbm7 = Db-Fb-Ab-Cb): só existem em 7Fs;
DM) Rés Bemóis Maiores (Db = Db-F-Ab): só existem em 6Fs, 5Fs e 4Fs;
DN) Rés Bemóis Maiores com Sétima Menor (Db7 = Db-F-Ab-Cb): só existem em 6Fs;
DO) Rés Bemóis Maiores com Sétima Maior (Db7M = Db-F-Ab-C): só existem em 5Fs e 4Fs;
DP) Rés Diminutos (Ddim = D-F-Ab): só existem em 3Fs;
DQ) Rés Semidiminutos (Dm7b5 = D-F-Ab-C): só existem em 3Fs;
DR) Rés Menores (Dm = D-F-A): só existem em 2Fs, 1Fs e 0As;
DS) Rés Menores com Sétima Menor (Dm7 = D-F-A-C): só existem em 2Fs, 1Fs e 0As;
DT) Rés Maiores (D = D-F#-A): só existem em 1Ss, 2Ss e 3Ss;
DU) Rés Maiores com Sétima Menor (D7 = D-F#-A-C): só existem em 1Ss;
DV) Rés Maiores com Sétima Maior (D7M = D-F#-A-C#): só existem em 2Ss e 3Ss;
DW) Rés Sustenidos Diminutos (D#dim = D#-F#-A): só existem em 4Ss;
DX) Rés Sustenidos Semidiminutos (D#m7b5 = D#-F#-A-C#): só existem com 4Ss;
DY) Rés Sustenidos Menores (D#m = D#-F#-A#): Só existem em 5Ss, 6Ss e 7Ss;
DZ) Rés Sustenidos Menores com Sétima Menor (D#m7 = D#-F#-A#-C#): só existem em 5Ss, 6Ss e 7Ss;
EK) Mis Bemóis Menores (Ebm = Eb-Gb-Bb): só existem em 7Fs, 6Fs e 5Fs;
EL) Mis Bemóis Menores com Sétima Menor (Ebm7 = Eb-Gb-Bb-Db): só existem em 7Fs, 6Fs e 5Fs;
EM) Mis Bemóis Maiores (Eb = Eb-G-Bb): só existem em 4Fs, 3Fs e 2Fs;
EN) Mis Bemóis Maiores com Sétima Menor (Eb7 = Eb-G-Bb-Db): só existem em 4Fs;
EO) Mis Bemóis Maiores com Sétima Maior (Eb7M = Eb-G-Bb-D): só existem em 3Fs, 2Fs;
EP) Mis Diminutos (Edim = E-G-Bb): só existem em 1Fs;
EQ) Mis Semidiminutos (Em7b5 = E-G-Bb-D): só existem em 1Fs;
ER) Mis Menores (Em = E-G-B): só existem em 0As, 1Ss e 2Ss;
ES) Mis Menores com Sétima Menor (Em7 = E-G-B-D): só existem em 0As, 1Ss e 2Ss;
ET) Mis Maiores (E = E-G#-B): só existem em 3Ss, 4Ss e 5Ss;
EU) Mis Maiores com Sétima Menor (E7 = E-G#-B-D): só existem em 3Ss;
EV) Mis Maiores com Sétima Maior (E7M = E-G#-B-D#): só existem em 4Ss e 5Ss;
EW) Mis Sustenidos Diminutos (E#dim = E#-G#-B): só existem em 6Ss;
EX) Mis Sustenidos Semidiminutos (E#m7b5 = E#-G#-B-D#): só existem em 6Ss;
EY) Mis Sustenidos Menores (E#m = E#-G#-B#): só existem em 7Ss;
EZ) Mis Sustenidos Menores com Sétima Menor (E#m7 = E#-G#-B#-D#): só existem em 7Ss;
FK) Fás Bemóis Maiores (Fb = Fb-Ab-Cb): só existem em 7Fs;
FL) Fás Bemóis Maiores com Sétima Maior (Fb7M = Fb-Ab-Cb-Eb): só existem em 7Fs;
FM) Fás Diminutos (Fdim = F-Ab-Cb): só existem em 6Fs;
FN) Fás Semidiminutos (Fm7b5 = F-Ab-Cb-Eb): só existem em 6Fs;
FO) Fás Menores (Fm = F-Ab-C): só existem em 5Fs, 4Fs e 3Fs;
FP) Fás Menores com Sétima Menor (Fm7 = F-Ab-C-Eb): só existem em 5Fs, 4Fs e 3Fs;
FQ) Fás Maiores (F = F-A-C): só existem em 2Fs, 1Fs e 0As;
FR) Fás Maiores com Sétima Menor (F7 = F-A-C-Eb): só existem em 2Fs;
FS) Fás Maiores com Sétima Maior (F7M = F-A-C-E): só existem em 1Fs e 0As;
FT) Fás Sustenidos Diminutos (F#dim = F#-A-C): só existem em 1Ss;
FU) Fás Sustenidos Semidiminutos (F#m7b5 = F#-A-C-E): só existem em 1Ss;
FV) Fás Sustenidos Menores (F#m = F#-A-C#): só existem em 2Ss, 3Ss e 4Ss;
FW) Fás Sustenidos Menores com Sétima Menor (F#m7 = F#-A-C#-E): só existem em 2Ss, 3Ss e 4Ss;
FX) Fás Sustenidos Maiores (F# = F#-A#-C#): só existem em 5Ss, 6Ss e 7Ss;
FY) Fás Sustenidos Maiores com Sétima Menor (F#7 = F#-A#-C#-E): só existem em 5Ss;
FZ) Fás Sustenidos Maiores com Sétima Maior (F#7M = F#-A#-C#-E#): só existem em 6Ss e 7Ss;
GK) Sóis Bemóis Maiores (Gb = Gb-Bb-Db): só existem em 7Fs, 6Fs e 5Fs;
GL) Sóis Bemóis Maiores com Sétima Menor (Gb7 = Gb-Bb-Db-Fb): só existem em 7Fs;
GM) Sóis Bemóis Maiores com Sétima Maior (Gb7M = Gb-Bb-Db-F): só existem em 6Fs e 5Fs;
GN) Sóis Diminutos (Gdim = G-Bb-Db): só existem em 4Fs;
GO) Sóis Semidiminutos (Gm7b5 = G-Bb-Db-F): só existem em 4Fs;
GP) Sóis Menores (Gm = G-Bb-D): só existem em 3Fs, 2Fs e 1Fs;
GQ) Sóis Menores com Sétima Menor (Gm7 = G-Bb-D-F): só existem em 3Fs, 2Fs e 1Fs;
GR) Sóis Maiores (G = G-B-D): só existem em 0As, 1Ss e 2Ss;
GS) Sóis Maiores com Sétima Menor (G7 = G-B-D-F): só existem em 0As;
GT) Sóis Maiores com Sétima Maior (G7M = G-B-D-F#): só existem em 1Ss e 2Ss;
GU) Sóis Sustenidos Diminutos (G#dim = G#-B-D): só existem em 3Ss;
GV) Sóis Sustenidos Semidiminutos (G#m7b5 = G#-B-D-F#): só existem em 3Ss;
GW) Sóis Sustenidos Menores (G#m = G#-B-D#): só existem em 4Ss, 5Ss e 6Ss;
GX) Sóis Sustenidos Menores com Sétima Menor (G#m7 = G#-B-D#-F#): só existem em 4Ss, 5Ss e 6Ss;
GY) Sóis Sustenidos Maiores (G# = G#-B#-D#): só existem em 7Ss;
GZ) Sóis Sustenidos Maiores com Sétima Menor (G#7 = G#-B#-D#-F#): só existem em 7Ss.
Tonalidade: Substantivo

O que é Tonalidade:
TONALIDADE, em referência às escalas maiores e às menores, é a hierarquização interna das notas dessas escalas, onde algumas notas ou graus das escalas têm preponderância sobre as outras. Assim, todas as notas e, por conseqüência, os acordes representam as funções de tônica, que é a sensação de final ou de repouso dentro da música; de subdominante, que é a sensação de tensão crescente; e de dominante, que, ao mesmo tempo representa a tensão máxima na música, por suas notas serem totalmente diversas da tônica, e é, também, a preparação para a tônica, marcando o início do retorno. TONALIDADE é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I, centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final. O plural de TONALIDADE é TONALIDADES.

Exemplo de uso da palavra Tonalidade:
Existem 15 tonalidades cujas três são enarmônicas. São elas:

Triádicas:

Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim
Ré Maior: D-Em-F#m-G-A-Bm-C#dim
Mi Bemol Maior: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim
Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim
Fá Maior: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim
Sol Maior: G-Am-Bm-C-D-Em-F#dim
Lá Bemol Maior: Ab-Bbm-Cm-Db-Eb-Fm-Gdim
Lá Maior: A-Bm-C#m-D-E-F#m-G#dim
Si Bemol Maior: Bb-Cm-Dm-Eb-F-Gm-Adim
Si Maior (enarmônica): B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim

Tetrádicas:

Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5
Ré Maior: D7M-Em7-F#m7-G7M-A7-Bm7-C#m7b5
Mi Bemol Maior: Eb7M-Fm7-Gm7-Ab7M-Bb7-Cm7-Dm7b5
Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5
Fá Maior: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5
Sol Maior: G7M-Am7-Bm7-C7M-D7-Em7-F#m7b5
Lá Bemol Maior: Ab7M-Bbm7-Cm7-Db7M-Eb7-Fm7-Gm7b5
Lá Maior: A7M-Bm7-C#m7-D7M-E7-F#m7-G#m7b5
Si Bemol Maior: Bb7M-Cm7-Dm7-Eb7M-F7-Gm7-Am7b5
Si Maior (enarmônica): B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5

Estas tonalidades também formam 7052-3416s e 6143-2507s.





Diferença entre Acorde e Tonalidade

acorde ou tonalidade: Imagens

imagens de

Acorde



Nenhuma imagem encontrada :(

enviar nova imagem

imagens de

Tonalidade






Diferença entre Acorde e Tonalidade

acorde ou tonalidade: Tamanho das palavras, vogais, consoantes, palavras ao contrário

Outras informações sobre Acorde:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Acorde possui 6 Letras
A Palavra Acorde possui 3 vogais - a o e
A Palavra Acorde possui 3 consoantes - c rd
A Palavra Acorde ao contrário: Edroca
Busca reversa Onomasiológica por Acorde

Outras informações sobre Tonalidade:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Tonalidade possui 10 Letras
A Palavra Tonalidade possui 5 vogais - o a i a e
A Palavra Tonalidade possui 5 consoantes - t n l d d
A Palavra Tonalidade ao contrário: Edadilanot
Busca reversa Onomasiológica por Tonalidade