Diferença entre Androclave e Enarmonia
androclave ou enarmonia: O que é, signifcados e definições:
O que é Androclave:
ANDROCLAVE (clave de Fá) é uma das claves musicais existentes. Seu símbolo musical, em forma de um "Efe" estilizado, é a letra que representava a nota no antigo sistema de melonotação (letras de Á a Gê), sendo que, entre os dois pontos encontra-se a linha na qual se assenta a melonota Fá (Fá Três (F3 ou 174)). Geralmente é aplicada na terceira ou quarta linha da pauta musical (contando-se de baixo para cima), todavia, pode ser aplicada nas outras linhas. É utilizada principalmente para instrumentos graves como o baixo, a tuba, o contrabaixo, a parte esquerda do piano, para vozes tenorinas, baritonais e baixais. O plural de ANDROCLAVE é ANDROCLAVES.
Nas partituras com androclaves encontram-se músicas com:
01) duas tonalidades em 7052-3416s masculinas:
70s masculinas;
05s masculinas;
52s masculinas;
23s masculinas;
34s masculinas;
41s masculinas;
16s masculinas.
02) três tonalidades em 7052-3416s masculinas:
705s masculinas;
052s masculinas;
523s masculinas;
234s masculinas;
341s masculinas;
416s masculinas.
03) quatro tonalidades em 7052-3416s masculinas:
7052s masculinas;
0523s masculinas;
5234s masculinas;
2341s masculinas;
3416s masculinas.
ZW) duas tonalidades em 6143-2507s masculinas:
61s masculinas;
14s masculinas;
43s masculinas;
32s masculinas;
25s masculinas;
50s masculinas;
07s masculinas.
ZX) três tonalidades em 6143-2507s masculinas:
614s masculinas;
143s masculinas;
432s masculinas;
325s masculinas;
250s masculinas;
507s masculinas.
ZY) quatro tonalidades em 6143-2507s masculinas:
6143s masculinas;
1432s masculinas;
4325s masculinas;
3250s masculinas;
2507s masculinas.
Clique aqui para mais definições de Androclave
O que é Enarmonia:
ENARMONIA, em música, é:
1) o grupo de sons de um acorde ou numa linha melódica com intervalos menores do que um semitom---na música grega antiga, este intervalo seria de um quarto do tom;
2) na afinação do sistema temperado, o escrito enarmônico significa duas notas diferentes numa partitura mas que, na prática, produzem o mesmo som; e
3) nos instrumentos não temperados, ou de um sistema de afinação com entonação justa, ou de temperamento linear, é o intervalo de duas notas enarmônicas---em que duas notas se diferem sonoramente apenas por uma coma (i.e a nona parte de um tom).
Instrumentos enarmônicos são aqueles que produzem sons com tons enarmônicos.
O plural de ENARMONIA é ENARMONIAS.
NA ENARMONIA DO SOM
Na música ocidental, uma escala diatônica nos permite formar acordes com intervalos maiores e menores. Similarmente, num instrumento de propriedades do sistema temperado, uma nota qualquer é formada por parciais de sons maiores e menores e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, como um tambor, em que cada batida emite várias freqüencias estranhas de som, o som das notas emitidas terão parciais variadas, com freqüências diminutas. Até mesmo um xilofone pode ter um som bem preciso, mas mesmo assim a repercussão do som eitido por uma batida na madeira cria sons de parciais inarmônicas. Da mesma maneira os metais tem propriedades inarmônicas em seu som, mesmo quando tão afinados como um vibrafone. isto não é para dizer que todo instrumento de corda não possue tons inarmônicos. Um violão em mal estado certamente emitirá vários sons estranhos, por exemplo.
Todos os instrumentos de sopro de metal são considerados inarmônicos, assim como toda percussão (exceto o piano acústico), a Gaita-de-fole e outros instrumentos que, quando tocados, o som emitido produz notas das parcelas de uma escala inarmônica. O instrumento inarmônico está oposto aos instrumentos harmônicos que são os instrumentos que podem-se temperar a afinação, e possuem uma freqüência sonora estável, como o piano, os instrumentos de corda, os de sopro de madeira e alguns outros de sopro que seriam de metal, mas não se classificam na música européia como típico de metal (a flauta transversal, por exemplo).
NA AFINAÇÃO TEMPERADA
Para quem já estudou um mínimo de teoria musical sabe que na escala diatônica a nota Mi Sustenido soa como um Fá Natural, assim como o Dó Bemol soa como um Si Natural. Não há como dizer, nem mesmo para quem tem ouvido absoluto, se alguém esta tocando num piano, por exemplo, o Dó Bemol ou o Si Natural de uma partitura qualquer! Somente olhando na pauta é que podemos ver a diferença da nota escrita, se é uma ou a outra nota escrita que se toca. Esta maneira de escrever um Dó Bemol em vez do Si Natural ou um Mi Sustenido em vez de um Fá Natural, numa partitura, é especialmente reconhecida como escrita enarmônica e o motivo de tal escrita tem que haver com a consideração do compositor à analise teórica de tal música quando a escreveu. Um exemplo básico seria se o compositor estivesse escrevendo uma composição com uma passagem cromática em que houvesse as seguintes notas:
Mi, Mi Bemol, Ré, Ré Bemol, Dó, Si e novamente o Si
É provável que o compositor simplesmente escrevesse no final da frase:
Dó, Dó Bemol, Si
Assim ele estaria mostrando (na teoria do "papel") a continua progressão cromática da melodia, e a homogeneidade da escrita, e este Dó Bemol que também soa como um Si natural é a escrita enarmônica.
Há casos mais complexos, como o caso do sustenido dobrado; para entendê-lo a contento, deve levar-se em consideração o ciclo das quintas. Grosso modo, funciona da seguinte forma, tomando-se como exemplo a a escala de Sol: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#, Fá## (na verdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá, Sol), porque essa escala de Sol Sustenido é uma armadura imprática), sendo que o Mi# e Si# só figuram na teoria musical para instrumentos que possuem marcação de teclas temperadas e de casas (instrumentos de cordas) definidas. O ## ou (x) que significa sustenido dobrado, foi aplicado aí para determinar que o que, na verdade, é um Sol, derivou de uma flexão teoricamente cromática da nota Fá#.
NA AFINAÇÃO DESTEMPERADA
Em um instrumento mais tradicional, como uma sitar, e aonde sua afinação não é a mesma do sistema temperado da música ocidental, um intervalo enarmônico é aquele entre, por exemplo, um Dó Sustenido e um Ré Bemol, qual na música ocidental teria o mesmo som. Na música destemperada estas notas diferem não só na escrita, mas também sonoramente, uma da outra, por uma fração do tom que chega a ser imperceptível ao ouvido não treinado de um indivíduo que não está acostumado a ouvir este estilo de música.
Escalas enarmônicas numa 7052-3416:
Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si Maior (com sua relativa, Sol Sustenido Menor);
Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido Maior (com sua relativa, Lá Sustenido Menor);
F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol Menor).
Escalas enarmônicas numa 6143-2507:
Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de Fá Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido Menor);
B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol Maior (com sua relativa, Lá Bemol Menor);
C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol Maior (com sua relativa, Si Bemol Menor).
Tonalidades enarmônicas numa 7052-3416:
Triádicas:
Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim: enarmônica à de Si Maior;
Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó Sustenido Maior;
F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol Maior.
Tetrádicas:
Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5: enarmônica à de Si Maior;
Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó Sustenido Maior;
F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol Bemol Maior.
Tonalidades enarmônicas numa 6143-2507:
Triádicas:
Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de Fá Sustenido Maior;
B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemol Maior;
C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim: enarmônica à de Ré Bemol Maior.
Tetrádicas:
Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de Fá Sustenido Maior;
B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de Dó Bemol Maior;
C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5: enarmônica à de Ré Bemol Maior.
Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 7052-3416:
70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior);
05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior).
Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 7052-3416:
705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior).
Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507:
50 (Si Maior e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior);
07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior).
Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 6143-2507:
507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior).
Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:
70, 05, 52, e 16.
Músicas com três tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:
705, 052, 523 e 416.
Músicas com quatro tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:
7052, 0523, 5234 e 3416.
Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:
61, 25, 50, e 07.
Músicas com três tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:
614, 325, 250 e 507.
Músicas com quatro tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:
6143, 4325, 3250 e 2507.
Clique aqui para mais definições de Enarmonia
Diferença entre Androclave e Enarmonia
androclave ou enarmonia: Sinônimos, Antônimos e Palavras Relacionadas
escala tonalidade enarmonia sustenido bemol acorde modulação 7052-3416 6143-2507 soprano mesossoprano contralto tenor barítono baixo androfonia androfonicidade androfonicismo baritonalidade baritonalismo contraltinidade contraltinismo femininidade femininismo genericidade genericismo gênero ginofonia ginofonicidade ginofonicismo masculinidade masculinismo mesossopraninidade mesossopraninismo namugalidade namugalismo sexo sexualidade sexualismo sopraninidade mais...
Diferença entre Androclave e Enarmonia
androclave ou enarmonia: Imagensimagens de
Androclave
imagens de
Enarmonia
Diferença entre Androclave e Enarmonia
androclave ou enarmonia: Tamanho das palavras, vogais, consoantes, palavras ao contrárioOutras informações sobre Androclave:
A Palavra Androclave possui 10 Letras
A Palavra Androclave possui 4 vogais - a o a e
A Palavra Androclave possui 6 consoantes - ndr cl v
A Palavra Androclave ao contrário: Evalcordna
Busca reversa Onomasiológica por Androclave
Diferença entre Androclave e Enarmonia
Compare com outras palavras. Diferença entre outras palavras.androclave ou escala androclave ou tonalidade androclave ou enarmonia androclave ou sustenido androclave ou bemol androclave ou acorde androclave ou modulação androclave ou 7052-3416 androclave ou 6143-2507 androclave ou soprano androclave ou mesossoprano androclave ou contralto androclave ou tenor androclave ou barítono androclave ou baixo androclave ou androfonia androclave ou androfonicidade androclave ou androfonicismo androclave ou baritonalidade androclave ou baritonalismo
enarmonia ou escala enarmonia ou tonalidade enarmonia ou seqüência enarmonia ou sustenido enarmonia ou bemol enarmonia ou modulação enarmonia ou acorde enarmonia ou 7052-3416 enarmonia ou 6143-2507 enarmonia ou música