Diferença entre palavras

Digite abaixo 2 palavras para comparar ou saber as diferenças

OU




Diferença entre Cromatismo e 6143-2507

cromatismo ou 6143-2507: O que é, signifcados e definições:
Cromatismo: Substantivo

O que é Cromatismo:
CROMATISMO é a utilização das melonotas da escala cromática (composta de 12 semitons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos são geralmente estruturados como frases musicais compostas de notas cromáticas, com a intenção de gerar tensão melódica ou harmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a resolução melódica. O plural de CROMATISMO é CROMATISMOS.

Exemplo de uso da palavra Cromatismo:
CROMATISMO

CROMATISMO é a utilização das melonotas da escala cromática (composta de 12 semitons e uma melonota enarmônica, por exemplo, um 0A (Láb-Mib-Sib-Fá-Dó-Sol-Ré-Lá-Mi-Si-Fá#-Dó#-Sol#)) no contexto de uma composição tonal. Os cromatismos são geralmente estruturados como frases musicais compostas de notas cromáticas, com a intenção de gerar tensão melódica ou harmônica, prolongando o desenvolvimento tonal e adiando a resolução melódica.

David Cope (1997) descreve três formas de cromatismo: modulação, acordes emprestados de tonalidades secundárias e acordes cromáticos, tais como acordes de sexta aumentada.

O cromatismo por modulação progride melodicamente, passando por melonotas cromáticas antes de retornar às notas da tonalidade original ou de assumir uma nova tonalidade. Isso prolonga a tensão natural da cadência melódica. Nas formas harmônicas são utilizadas notas pertencentes a acordes de função dominante ou subdominante secundários ou auxiliares, ou a acordes da relativa menor/maior da tonalidade original (empréstimo modal). Em geral, o cromatismo está associado à utilização de alguma forma de dissonância.

Como elemento de modulação já era parte integrante da música tonal desde sua sistematização. Nos dois volumes do "Cravo Bem Temperado", Bach utilizou todas as 12 tonalidades maiores e menores, demonstrando a relação do campo tonal ao campo cromático através das modulações e transposições (Wisnik (1989), página 141-142).

À medida que os compositores da segunda metade do século XIX expandiram os conceitos da música tonal, com novas combinações de acordes, tonalidades e recursos harmônicos, a escala cromática e os cromatismos se tornaram mais freqüentes. Como elemento expressivo, esta técnica encontrou seu auge no final do Romantismo, com Franz Liszt, Gustav Mahler e Richard Wagner (Wisnik (1989), página 115). Um dos melhores exemplos do papel expressivo do cromatismo é a ópera Tristão e Isolda de Wagner.

A utilização cada vez mais acentuada do cromatismo é apontada como uma das causas principais do rompimento com a tonalidade pelos compositores do início do século XX, que levou ao desenvolvimento da música dodecafônica e da música serial. Embora o cromatismo possa ser utilizado como uma forma dramática de prolongar a tensão tonal, ele também pode ser utilizado como uma forma de romper com a estrutura hierárquica da escala diatônica e criar composições que não possuem um centro tonal nem atingem nunca um repouso, no sentido utilizado pela música tonal.

Além da música erudita, o cromatismo também é utilizado frequentemente nos jezes, nos azuis, nos choros e nalguns outros gêneros populares.

Exemplos de cromatismos com as 15 escalas:

0A: Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#;
7S: A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##-C##-G##;
5F: Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A;
2S: Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#;
3F: Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B;
4S: C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#;
1F: Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#;
6S: D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##-C##;
6F: Ebb-Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D;
1S: Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#;
4F: Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E;
3S: F-C-G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#;
2F: Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G-D-A-E-B-F#;
5S: G-D-A-E-B-F#-C#-G#-D#-A#-E#-B#-F##;
7F: Abb-Ebb-Bbb-Fb-Cb-Gb-Db-Ab-Eb-Bb-F-C-G.

O que é 6143-2507:
Seqüência numérica de oito tonalidades que começa em Sol Bemol Maior (Cb, 6F), depois vai para Sol Maior (F#, 1S), depois para Lá Bemol Maior (Db, 4F), depois para Lá Maior (G#, 3S), depois para Si Bemol Maior (Eb, 2F), depois para Si Maior (A#, 5S), depois para Dó Maior (0F) e depois para terminar em Dó Sustenido Maior (B#, 7S). Não existe tonalidade abaixo de Sol Bemol Maior nem acima de Dó Sustenido Maior. O plural de 6143-2507 é 6143-2507s.

Exemplo de uso da palavra 6143-2507:
6143-2507s formam sete músicas com duas (61s, 14s, 43s, 32s, 25s, 50s e 07s), seis músicas com três (614s, 143s, 432s, 325s, 250s e 507s) e cinco músicas com quatro tonalidades (6143s, 1432s, 4325s, 3250s e 2507s).





Diferença entre Cromatismo e 6143-2507

cromatismo ou 6143-2507: Imagens

imagens de

Cromatismo



Nenhuma imagem encontrada :(

enviar nova imagem

imagens de

6143-2507






Diferença entre Cromatismo e 6143-2507

cromatismo ou 6143-2507: Tamanho das palavras, vogais, consoantes, palavras ao contrário

Outras informações sobre Cromatismo:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Cromatismo possui 10 Letras
A Palavra Cromatismo possui 4 vogais - o a i o
A Palavra Cromatismo possui 6 consoantes - cr m t sm
A Palavra Cromatismo ao contrário: Omsitamorc
Busca reversa Onomasiológica por Cromatismo