Diferença entre Enarmonia e Escala
enarmonia ou escala: O que é, signifcados e definições:
O que é Enarmonia:
ENARMONIA, em música, é:
1) o grupo de sons de um acorde ou numa linha melódica com intervalos menores do que um semitom---na música grega antiga, este intervalo seria de um quarto do tom;
2) na afinação do sistema temperado, o escrito enarmônico significa duas notas diferentes numa partitura mas que, na prática, produzem o mesmo som; e
3) nos instrumentos não temperados, ou de um sistema de afinação com entonação justa, ou de temperamento linear, é o intervalo de duas notas enarmônicas---em que duas notas se diferem sonoramente apenas por uma coma (i.e a nona parte de um tom).
Instrumentos enarmônicos são aqueles que produzem sons com tons enarmônicos.
O plural de ENARMONIA é ENARMONIAS.
NA ENARMONIA DO SOM
Na música ocidental, uma escala diatônica nos permite formar acordes com intervalos maiores e menores. Similarmente, num instrumento de propriedades do sistema temperado, uma nota qualquer é formada por parciais de sons maiores e menores e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, como um tambor, em que cada batida emite várias freqüencias estranhas de som, o som das notas emitidas terão parciais variadas, com freqüências diminutas. Até mesmo um xilofone pode ter um som bem preciso, mas mesmo assim a repercussão do som eitido por uma batida na madeira cria sons de parciais inarmônicas. Da mesma maneira os metais tem propriedades inarmônicas em seu som, mesmo quando tão afinados como um vibrafone. isto não é para dizer que todo instrumento de corda não possue tons inarmônicos. Um violão em mal estado certamente emitirá vários sons estranhos, por exemplo.
Todos os instrumentos de sopro de metal são considerados inarmônicos, assim como toda percussão (exceto o piano acústico), a Gaita-de-fole e outros instrumentos que, quando tocados, o som emitido produz notas das parcelas de uma escala inarmônica. O instrumento inarmônico está oposto aos instrumentos harmônicos que são os instrumentos que podem-se temperar a afinação, e possuem uma freqüência sonora estável, como o piano, os instrumentos de corda, os de sopro de madeira e alguns outros de sopro que seriam de metal, mas não se classificam na música européia como típico de metal (a flauta transversal, por exemplo).
NA AFINAÇÃO TEMPERADA
Para quem já estudou um mínimo de teoria musical sabe que na escala diatônica a nota Mi Sustenido soa como um Fá Natural, assim como o Dó Bemol soa como um Si Natural. Não há como dizer, nem mesmo para quem tem ouvido absoluto, se alguém esta tocando num piano, por exemplo, o Dó Bemol ou o Si Natural de uma partitura qualquer! Somente olhando na pauta é que podemos ver a diferença da nota escrita, se é uma ou a outra nota escrita que se toca. Esta maneira de escrever um Dó Bemol em vez do Si Natural ou um Mi Sustenido em vez de um Fá Natural, numa partitura, é especialmente reconhecida como escrita enarmônica e o motivo de tal escrita tem que haver com a consideração do compositor à analise teórica de tal música quando a escreveu. Um exemplo básico seria se o compositor estivesse escrevendo uma composição com uma passagem cromática em que houvesse as seguintes notas:
Mi, Mi Bemol, Ré, Ré Bemol, Dó, Si e novamente o Si
É provável que o compositor simplesmente escrevesse no final da frase:
Dó, Dó Bemol, Si
Assim ele estaria mostrando (na teoria do "papel") a continua progressão cromática da melodia, e a homogeneidade da escrita, e este Dó Bemol que também soa como um Si natural é a escrita enarmônica.
Há casos mais complexos, como o caso do sustenido dobrado; para entendê-lo a contento, deve levar-se em consideração o ciclo das quintas. Grosso modo, funciona da seguinte forma, tomando-se como exemplo a a escala de Sol: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#, Fá## (na verdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá, Sol), porque essa escala de Sol Sustenido é uma armadura imprática), sendo que o Mi# e Si# só figuram na teoria musical para instrumentos que possuem marcação de teclas temperadas e de casas (instrumentos de cordas) definidas. O ## ou (x) que significa sustenido dobrado, foi aplicado aí para determinar que o que, na verdade, é um Sol, derivou de uma flexão teoricamente cromática da nota Fá#.
NA AFINAÇÃO DESTEMPERADA
Em um instrumento mais tradicional, como uma sitar, e aonde sua afinação não é a mesma do sistema temperado da música ocidental, um intervalo enarmônico é aquele entre, por exemplo, um Dó Sustenido e um Ré Bemol, qual na música ocidental teria o mesmo som. Na música destemperada estas notas diferem não só na escrita, mas também sonoramente, uma da outra, por uma fração do tom que chega a ser imperceptível ao ouvido não treinado de um indivíduo que não está acostumado a ouvir este estilo de música.
Escalas enarmônicas numa 7052-3416:
Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si Maior (com sua relativa, Sol Sustenido Menor);
Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido Maior (com sua relativa, Lá Sustenido Menor);
F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol Menor).
Escalas enarmônicas numa 6143-2507:
Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de Fá Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido Menor);
B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol Maior (com sua relativa, Lá Bemol Menor);
C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol Maior (com sua relativa, Si Bemol Menor).
Tonalidades enarmônicas numa 7052-3416:
Triádicas:
Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim: enarmônica à de Si Maior;
Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó Sustenido Maior;
F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol Maior.
Tetrádicas:
Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5: enarmônica à de Si Maior;
Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó Sustenido Maior;
F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol Bemol Maior.
Tonalidades enarmônicas numa 6143-2507:
Triádicas:
Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de Fá Sustenido Maior;
B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemol Maior;
C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim: enarmônica à de Ré Bemol Maior.
Tetrádicas:
Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de Fá Sustenido Maior;
B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de Dó Bemol Maior;
C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5: enarmônica à de Ré Bemol Maior.
Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 7052-3416:
70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior);
05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior).
Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 7052-3416:
705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior).
Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507:
50 (Si Maior e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior);
07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior).
Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 6143-2507:
507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior).
Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:
70, 05, 52, e 16.
Músicas com três tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:
705, 052, 523 e 416.
Músicas com quatro tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:
7052, 0523, 5234 e 3416.
Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:
61, 25, 50, e 07.
Músicas com três tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:
614, 325, 250 e 507.
Músicas com quatro tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:
6143, 4325, 3250 e 2507.
Clique aqui para mais definições de Enarmonia
O que é Escala:
Uma escala musical é 1) um grupo de notas musicais que derivam, em parte ou no todo, do material escrito de uma composição musical; 2) uma seqüência ordenada de tons pela freqüência vibratória de sons, (normalmente do som de freqüência mais baixa para o de freqüência mais alta), que consiste na manutenção de determinados intervalos entre as suas notas. Em solfejo, as sílabas para representar as notas, de quaisquer escalas, são: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si (Dó). Estas notas, no Mundo Anglo-Saxônico, são representadas pelas equivalentes seguintes letras: C, D, E, F, G, A, B (C), respectivamente, apesar de que, no solfejo, os anglo-saxônicos preferem usar números, substituindo as sílabas anteriormente mencionadas, por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, embora possam também usar as sílabas em vez dos números. Similarmente, o acidente de sustenido adicionado a uma destas notas, e que adiciona meio tom na altura desta, é representado pelo símbolo "#" na nomenclatura anglo-saxônica; enquanto o "bemol", adicionado a qualquer nota, e que diminui a altura do som da nota em meio tom, é representado pelo símbolo "b" na nomenclatura anglo-saxônica. O plural de ESCALA é ESCALAS.
Existem 15 escalas cujas três são enarmônicas. São elas:
Maiores:
Dó Maior: C-D-E-F-G-A-B
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C
Ré Maior: D-E-F#-G-A-B-C#
Mi Bemol Maior: Eb-F-G-Ab-Bb-C-D
Mi Maior: E F#-G#-A-B-C#-D#
Fá Maior: F-G-A-Bb-C-D-E
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#-A#-B-C#-D#-E#
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F
Sol Maior: G-A-B-C-D-E-F#
Lá Bemol Maior: Ab-Bb-C-Db-Eb-F-G
Lá Maior: A-B-C#-D-E-F#-G#
Si Bemol Maior: Bb-C-D-Eb-F-G-A
Si Maior (enarmônica): B-C#-D#-E-F#-G#-A#
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb
Menores:
Lá Menor: A-B-C-D-E-F-G
Lá Sustenido Menor (enarmônica): A#-B#-C#-D#-E#-F#-G#
Si Bemol Menor (enarmônica): Bb-C-Db-Eb-F-Gb-Ab
Si Menor: B-C#-D-E-F#-G-A
Dó Menor: C-D-Eb-F-G-Ab-Bb
Dó Sustenido Menor: C#-D#-E F#-G#-A-B
Ré Menor: D-E-F-G-A-Bb-C
Ré Sustenido Menor (enarmônica): D#-E#-F#-G#-A#-B-C#
Mi Bemol Menor (enarmônica): Eb-F-Gb-Ab-Bb-Cb-Db
Mi Menor: E-F#-G-A-B-C-D
Fá Menor: F-G-Ab-Bb-C-Db-Eb
Fá Sustenido Menor: F#-G#-A-B-C#-D-E
Sol Menor: G-A-Bb-C-D-Eb-F
Sol Sustenido Menor (enarmônica): G#-A#-B-C#-D#-E-F#
Lá Bemol Menor (enarmônica): Ab-Bb-Cb-Db-Eb-Fb-Gb
Estas escalas também formam 7052-3416s e 6143-2507s.
Clique aqui para mais definições de Escala
Diferença entre Enarmonia e Escala
enarmonia ou escala: Sinônimos, Antônimos e Palavras Relacionadas
acesso ádito aproximação assomo comunicação entrada escala ingresso passagem porta promoção trânsito assalto acometida acometidâyagressão acometimento arremesso arremetida ataque cometida correria investida opugnação surtida tentação categoria caráter classe esfera graduação grau hierarquia laia marca modalidade naturesa série escada gama sucessão mais...
Diferença entre Enarmonia e Escala
enarmonia ou escala: Imagensimagens de
Enarmonia
imagens de
Escala
Diferença entre Enarmonia e Escala
enarmonia ou escala: Tamanho das palavras, vogais, consoantes, palavras ao contrárioDiferença entre Enarmonia e Escala
Compare com outras palavras. Diferença entre outras palavras.enarmonia ou escala enarmonia ou tonalidade enarmonia ou seqüência enarmonia ou sustenido enarmonia ou bemol enarmonia ou modulação enarmonia ou acorde enarmonia ou 7052-3416 enarmonia ou 6143-2507 enarmonia ou música
escala ou acesso escala ou ádito escala ou aproximação escala ou assomo escala ou comunicação escala ou entrada escala ou escala escala ou ingresso escala ou passagem escala ou porta escala ou promoção escala ou trânsito escala ou assalto escala ou acometida escala ou acometidâyagressão escala ou acometimento escala ou arremesso escala ou arremetida escala ou ataque escala ou cometida escala ou enarmonia escala ou seqüência escala ou tonalidade escala ou sustenido escala ou bemol escala ou modulação escala ou acorde escala ou 7052-3416 escala ou 6143-2507