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Diferença entre Tonalidade e Enarmonia

tonalidade ou enarmonia: O que é, signifcados e definições:
Tonalidade: Substantivo

O que é Tonalidade:
TONALIDADE, em referência às escalas maiores e às menores, é a hierarquização interna das notas dessas escalas, onde algumas notas ou graus das escalas têm preponderância sobre as outras. Assim, todas as notas e, por conseqüência, os acordes representam as funções de tônica, que é a sensação de final ou de repouso dentro da música; de subdominante, que é a sensação de tensão crescente; e de dominante, que, ao mesmo tempo representa a tensão máxima na música, por suas notas serem totalmente diversas da tônica, e é, também, a preparação para a tônica, marcando o início do retorno. TONALIDADE é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I, centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final. O plural de TONALIDADE é TONALIDADES.

Exemplo de uso da palavra Tonalidade:
Existem 15 tonalidades cujas três são enarmônicas. São elas:

Triádicas:

Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim
Ré Maior: D-Em-F#m-G-A-Bm-C#dim
Mi Bemol Maior: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim
Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim
Fá Maior: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim
Sol Maior: G-Am-Bm-C-D-Em-F#dim
Lá Bemol Maior: Ab-Bbm-Cm-Db-Eb-Fm-Gdim
Lá Maior: A-Bm-C#m-D-E-F#m-G#dim
Si Bemol Maior: Bb-Cm-Dm-Eb-F-Gm-Adim
Si Maior (enarmônica): B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim

Tetrádicas:

Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5
Ré Maior: D7M-Em7-F#m7-G7M-A7-Bm7-C#m7b5
Mi Bemol Maior: Eb7M-Fm7-Gm7-Ab7M-Bb7-Cm7-Dm7b5
Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5
Fá Maior: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5
Sol Maior: G7M-Am7-Bm7-C7M-D7-Em7-F#m7b5
Lá Bemol Maior: Ab7M-Bbm7-Cm7-Db7M-Eb7-Fm7-Gm7b5
Lá Maior: A7M-Bm7-C#m7-D7M-E7-F#m7-G#m7b5
Si Bemol Maior: Bb7M-Cm7-Dm7-Eb7M-F7-Gm7-Am7b5
Si Maior (enarmônica): B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5

Estas tonalidades também formam 7052-3416s e 6143-2507s.

O que é Enarmonia:
ENARMONIA, em música, é:
1) o grupo de sons de um acorde ou numa linha melódica com intervalos menores do que um semitom---na música grega antiga, este intervalo seria de um quarto do tom;
2) na afinação do sistema temperado, o escrito enarmônico significa duas notas diferentes numa partitura mas que, na prática, produzem o mesmo som; e
3) nos instrumentos não temperados, ou de um sistema de afinação com entonação justa, ou de temperamento linear, é o intervalo de duas notas enarmônicas---em que duas notas se diferem sonoramente apenas por uma coma (i.e a nona parte de um tom).

Instrumentos enarmônicos são aqueles que produzem sons com tons enarmônicos.

O plural de ENARMONIA é ENARMONIAS.

Exemplo de uso da palavra Enarmonia:
NA ENARMONIA DO SOM

Na música ocidental, uma escala diatônica nos permite formar acordes com intervalos maiores e menores. Similarmente, num instrumento de propriedades do sistema temperado, uma nota qualquer é formada por parciais de sons maiores e menores e harmônicos. Em um instrumento inarmônico, como um tambor, em que cada batida emite várias freqüencias estranhas de som, o som das notas emitidas terão parciais variadas, com freqüências diminutas. Até mesmo um xilofone pode ter um som bem preciso, mas mesmo assim a repercussão do som eitido por uma batida na madeira cria sons de parciais inarmônicas. Da mesma maneira os metais tem propriedades inarmônicas em seu som, mesmo quando tão afinados como um vibrafone. isto não é para dizer que todo instrumento de corda não possue tons inarmônicos. Um violão em mal estado certamente emitirá vários sons estranhos, por exemplo.

Todos os instrumentos de sopro de metal são considerados inarmônicos, assim como toda percussão (exceto o piano acústico), a Gaita-de-fole e outros instrumentos que, quando tocados, o som emitido produz notas das parcelas de uma escala inarmônica. O instrumento inarmônico está oposto aos instrumentos harmônicos que são os instrumentos que podem-se temperar a afinação, e possuem uma freqüência sonora estável, como o piano, os instrumentos de corda, os de sopro de madeira e alguns outros de sopro que seriam de metal, mas não se classificam na música européia como típico de metal (a flauta transversal, por exemplo).

NA AFINAÇÃO TEMPERADA

Para quem já estudou um mínimo de teoria musical sabe que na escala diatônica a nota Mi Sustenido soa como um Fá Natural, assim como o Dó Bemol soa como um Si Natural. Não há como dizer, nem mesmo para quem tem ouvido absoluto, se alguém esta tocando num piano, por exemplo, o Dó Bemol ou o Si Natural de uma partitura qualquer! Somente olhando na pauta é que podemos ver a diferença da nota escrita, se é uma ou a outra nota escrita que se toca. Esta maneira de escrever um Dó Bemol em vez do Si Natural ou um Mi Sustenido em vez de um Fá Natural, numa partitura, é especialmente reconhecida como escrita enarmônica e o motivo de tal escrita tem que haver com a consideração do compositor à analise teórica de tal música quando a escreveu. Um exemplo básico seria se o compositor estivesse escrevendo uma composição com uma passagem cromática em que houvesse as seguintes notas:


Mi, Mi Bemol, Ré, Ré Bemol, Dó, Si e novamente o Si

É provável que o compositor simplesmente escrevesse no final da frase:


Dó, Dó Bemol, Si

Assim ele estaria mostrando (na teoria do "papel") a continua progressão cromática da melodia, e a homogeneidade da escrita, e este Dó Bemol que também soa como um Si natural é a escrita enarmônica.

Há casos mais complexos, como o caso do sustenido dobrado; para entendê-lo a contento, deve levar-se em consideração o ciclo das quintas. Grosso modo, funciona da seguinte forma, tomando-se como exemplo a a escala de Sol: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#. Como ficaria então, no caso da Escala de Sol#? Ficaria: Sol#, Lá#, Si#, Dó#, Ré#, Mi#, Fá## (na verdade é a escala de Lá Bemol (Láb, Sib, Dó, Réb, Mib, Fá, Sol), porque essa escala de Sol Sustenido é uma armadura imprática), sendo que o Mi# e Si# só figuram na teoria musical para instrumentos que possuem marcação de teclas temperadas e de casas (instrumentos de cordas) definidas. O ## ou (x) que significa sustenido dobrado, foi aplicado aí para determinar que o que, na verdade, é um Sol, derivou de uma flexão teoricamente cromática da nota Fá#.

NA AFINAÇÃO DESTEMPERADA

Em um instrumento mais tradicional, como uma sitar, e aonde sua afinação não é a mesma do sistema temperado da música ocidental, um intervalo enarmônico é aquele entre, por exemplo, um Dó Sustenido e um Ré Bemol, qual na música ocidental teria o mesmo som. Na música destemperada estas notas diferem não só na escrita, mas também sonoramente, uma da outra, por uma fração do tom que chega a ser imperceptível ao ouvido não treinado de um indivíduo que não está acostumado a ouvir este estilo de música.

Escalas enarmônicas numa 7052-3416:

Cb-Db-Eb-Fb-Gb-Ab-Bb: enarmônica à de Si Maior (com sua relativa, Sol Sustenido Menor);
Db-Eb-F-Gb-Ab-Bb-C: enarmônica à de Dó Sustenido Maior (com sua relativa, Lá Sustenido Menor);
F#-G#-A#-B-C#-D#-E#: enarmônica à de Sol Bemol Maior (com sua relativa, Mi Bemol Menor).

Escalas enarmônicas numa 6143-2507:

Gb-Ab-Bb-Cb-Db-Eb-F: enarmônica à de Fá Sustenido Maior (com sua relativa, Ré Sustenido Menor);
B-C#-D#-E-F#-G#-A#: enarmônica à de Dó Bemol Maior (com sua relativa, Lá Bemol Menor);
C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#: enarmônica à de Ré Bemol Maior (com sua relativa, Si Bemol Menor).

Tonalidades enarmônicas numa 7052-3416:

Triádicas:

Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim: enarmônica à de Si Maior;
Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim: enarmônica à de Dó Sustenido Maior;
F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim: enarmônica à de Sol Bemol Maior.

Tetrádicas:

Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5: enarmônica à de Si Maior;
Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5: enarmônica à de Dó Sustenido Maior;
F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5: enarmônica à de Sol Bemol Maior.

Tonalidades enarmônicas numa 6143-2507:

Triádicas:

Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim: enarmônica à de Fá Sustenido Maior;
B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim: enarmônica à de Dó Bemol Maior;
C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim: enarmônica à de Ré Bemol Maior.

Tetrádicas:

Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5: enarmônica à de Fá Sustenido Maior;
B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5: enarmônica à de Dó Bemol Maior;
C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5: enarmônica à de Ré Bemol Maior.

Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 7052-3416:

70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior): enarmônica à 50 (Si Maior e Dó Maior);
05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior).

Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 7052-3416:

705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Ré Bemol Maior): enarmônica à 507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior).

Músicas enarmônicas com duas tonalidades numa 6143-2507:

50 (Si Maior e Dó Maior): enarmônica à 70 (Dó Bemol Maior e Dó Maior);
07 (Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 05 (Dó Maior e Ré Bemol Maior).

Músicas enarmônicas com três tonalidades numa 6143-2507:

507 (Si Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior): enarmônica à 705 (Dó Bemol Maior, Dó Maior e Dó Sustenido Maior).

Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:

70, 05, 52, e 16.

Músicas com três tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:

705, 052, 523 e 416.

Músicas com quatro tonalidades com escalas enarmônicas numa 7052-3416:

7052, 0523, 5234 e 3416.

Músicas com duas tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:

61, 25, 50, e 07.

Músicas com três tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:

614, 325, 250 e 507.

Músicas com quatro tonalidades com escalas enarmônicas numa 6143-2507:

6143, 4325, 3250 e 2507.





Diferença entre Tonalidade e Enarmonia

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