Digerir

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Digerir é um Verbo, infinitivo 1a pessoa singular de digerir;
Digerir é um Verbo, infinitivo 3a pessoa singular de digerir;
Digerir é um Verbo, futuro do subjuntivo 1a pessoa singular de digerir;
Digerir é um Verbo, futuro do subjuntivo 3a pessoa singular de digerir;

É transformar alimentos orgânicos depois de ingeridos pela boca e que passam pelo sistema digestivo, em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis.

Quando o alimento é deitado à boca, com a mastigação e da ptialina (enzima contido na saliva),(acção química sobre a proteína e o amido), transforma-se em bolo alimentar.

O bolo alimentar passa da faringe para o estômago, através dos movimentos peristálticos no esófago, continuando a sofrer a acção da saliva.Ao chegar ao estomago, o bolo alimentar sofre a acção mecanica dos movimentos peristálticos, e a acção química do suco gástrico (contem pepsina), transformando-se em quimo.

O quimo segue então para a região pilórica, atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.

Aqui, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quilo vai sendo empurrado em direcção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dos nutrientes, com a ajuda das vilosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quilo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.
  


Fazer a digestão após a alimentação.

"Eu vou retornar ao serviço assim que digerir o almoço."
  

Outras informações sobre Digerir:

Palavras com 7 Letras
A Palavra Digerir possui 7 Letras
A Palavra Digerir possui 3 vogais - i e i
A Palavra Digerir possui 4 consoantes - d g r r
A Palavra Digerir ao contrário: Riregid
Busca reversa Onomasiológica por Digerir
Visualize Digerir

1 página - 2 Definições