Diplópodes

2 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Diplópodes é um Substantivo, masculino plural de diplópode;
Diplópodes é um Substantivo, feminino plural de diplópode;
Diplópodes é um Adjetivo, masculino plural de diplópode;
Diplópodes é um Adjetivo, feminino plural de diplópode;

Os diplópodes possuem 2 pares de patas por segmento, possuem 1 par (2)de antenas e não possuem asas.

Piolho-de-cobra são diplópodes
  


Os diplópodes (gr. diploos = duplo + podos = pé) vivem em lugares húmidos e evitam a luz.
Deslocam-se lentamente, examinando o caminho com as antenas. São geralmente herbívoros ou decompositores, usando as suas mandíbulas com "dentes" para triturar matéria orgânica em decomposição, plantas e algas e mesmo terra.
Estes animais, como a maria-café, apresentam corpo cilíndrico com muitos segmentos, geralmente fundidos dois a dois. Este facto levou a que durante muitos anos fossem incluídos numa mesma classe Miriapoda com os quilópodes
O exosqueleto apresenta alguns depósitos de sais de cálcio mas não é totalmente impermeável o que restringe a sua vida a habitats húmidos. Muitos são brilhantemente coloridos.

Muitos são brilhantemente coloridos. Apêndices da cabeça de uma iula A cabeça apresenta dois grupos de olhos simples e diversos apêndices: um par de antenas curtas; um par de mandíbulas; gnatoquilário ? estrutura em forma de placa que deve resultar da fusão das maxilas. O tórax é curto, com apenas 4 segmentos simples, cada um dos quais com um par de patas locomotoras, excepto o primeiro. Iula enrolada em espiral protectora O longo abdómen apresenta de 9 a 100 segmentos duplos, cada um contendo dois pares de espiráculos, de gânglios nervosos, bem como dois pares de patas locomotoras. Apesar de algumas espécies chegarem a apresentar 750 patas deslocam-se lentamente. As patas deslocam-se caracteristicamente numa série de ondas, para trás e para a frente. Assim, quando perturbados enrolam o longo corpo numa espiral protectora, com a cabeça no centro ou produzem substâncias tóxicas - glândulas de mau cheiro - que usam para repelir predadores. Caracterização A reprodução é sexuada e os sexos são separados. O macho apresenta apêndices especializados na fecundação interna ? gonopódos ? e os sexos são separados. A fêmea coloca os ovos num "ninho" no solo e as crias passam por 7 estádios larvares diferentes até atingirem a fase adulta.
  

Outras informações sobre Diplópodes:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Diplópodes possui 10 Letras
A Palavra Diplópodes possui 4 vogais - i o o e
A Palavra Diplópodes possui 6 consoantes - d pl p d s
A Palavra Diplópodes ao contrário: Sedopólpid
Busca reversa Onomasiológica por Diplópodes
Visualize Diplópodes

1 página - 2 Definições