Dissertação

7 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Dissertação é um Substantivo, feminino singular ;

Dissertação é a exposição de detalhes que conforma e delimita as idéias e as sensações à propósito de um tema objetivo.
Se tomarmos o tempo, por exemplo, para uma análise objetiva e subjetiva, poderíamos expor a noção de que o tempo que passa é igual para todos, velhos ou novos: Ninguém perde, senão a vida que vive, nem vive, senão a vida que perde. O tempo implicaria, assim, em uma valoração do momento presente: O "aquí e agora" como refere o epitáfio que diz: "Não faças de tua vida apenas um rascunho. Talvez não tenhas tempo de passar à limpo..."
Voltando, assim ao conceito de disserrtação, podemos aplicá-la à análise objetiva do aspecto particular; que se estende ao conjunto dos fatos gerais considerados "latu sensu" e, apreendidos neste contexto, permitem o reconhecimento do fato primitivo "Strictu Sensu", por obra e graça da exposição dissertativa que se faça de qualquer aspecto.
A dissertação é, afinal, a apreciação feita em determinado momento, de um fato específico: A consideração momentânea que expressa, mediante técnica metododológica objetiva, a exata conotação subjetiva de um fato, geral ou particularmente considerado.

Após a dissertação do Professor Beltrano sobre o tema, a maioria dos pontos polêmicos desapareceram.
  


Substantivo feminino
1 ato ou efeito de dissertar; exposição, redação
2 exposição escrita de assunto relevante nas áreas científica, artística, doutrinária etc.; monografia
3 trabalho escrito feito por estudantes como exercício ou como prova, versando sobre algum ponto das matérias estudadas; exposição escrita
4 exposição oral; conferência, discurso
5 Regionalismo: Portugal.
em universidades portuguesas, monografia final que os estudantes devem apresentar e defender para obterem o título universitário


Locuções
d. de mestrado
Regionalismo: Brasil.
nas universidades brasileiras, monografia final que o candidato ao título de mestre deve apresentar e defender; tese de mestrado
d. inaugural
Regionalismo: Portugal.
monografia que os candidatos ao doutoramento apresentam à universidade, em Portugal

Ouvimos uma bela disseração sobre a obra de Camões
  

Sintese das impressões dos fatos e valores morais e que são resultado de uma confrontação dialética das idéias que estão em constante busca de afirmação e permanecem em contradição constante

O tsunami que aconteceu no Japão gerou profundos traumas para os habiantes de Fukushima, causou um impacto muito serio com o vazamento de gazes nocivos a natureza e ao ser humano, em contrapartida promoveu uma discussão mais aprofundada sobre os temas de preservação ao meio ambiente. Definitivamente as catastrofes proporcionadas pela natureza demonstram que elas não tem valores e agirá simplesmente por agir
  


Falar de alguma coisa ou assunto com conhecimento de causa, com mais de um método de avaliação e diversos exemplos, por exemplo observação e vivência pessoal.

Barack Obama não é Negro.

Porque é que todas as pessoas que não são brancas (com pigmentação de pele nitidamente clara) são consideradas, negras?!

1º- Barack Obama não é Negro é mestiço, isto é, é filho de uma mulher americana, com pigmentação de pele, nitidamente, clara (branca) e de um homem africano, com a pigmentação de pele, nitidamente, escura (negro), noutros termos, um verdadeiro afro-americano, ou seja, é filho de um africano e uma americana. O que, realmente satisfazia, era ver americanos, filhos de pessoas americanas, de pigmentação de pele nitidamente negra, a conseguirem chegar a Casa Branca. Ai sim! Sim, acreditaria que o complexo ocidental racista e de superioridade perante os outros, começasse a esmorecer-se. Esta sim é, a verdadeira razão de tal vozearia, essencialmente, do mundo ?afro?. Ver que foi possível, um suposto negro, ser eleito presidencia de um país ocidental. Casos contrários teriam reparado que, já houve presidentes de pele nitidamente clara (branca), em países que não são ocidentais, onde a maioria da população é, de pigmentação de pele, nitidamente, escura (negra).

2º- De lembrar que Obama não é, o primeiro mestiço a chegar a presidência de um país cuja a maioria das pessoas são de pigmentação de pele clara ou negra (branca ou negra), para não ir muito longe, S.Tomé e Príncipe tem um presidente mestiço e nem por isso, nota-se diferenças significativas, em relação aos seus antecessores. Comparação despropositada, não é?! Pois, era só para lembrar que, a cor da pele não diz muito. Outro exemplo é a Jamaica, que teve Presidente cuja pigmentação de pele é nitidamente clara (branco), num país, maioritariamente, de pessoas com pigmentação da pele escura e nem por isso, a Jamaica ficou melhor. Comparação despropositada não é?! Pois, era só para lembrar que, a cor da pele não diz muito.

3º- A pigmentação da pele não devia ser um factor importante para que as pessoas estejam, esperançosas de alguma mudança mundial no que concerne a um entendimento entre seres humanos diferentes, mas é. Compreende-se a satisfação de todos "afros", tendo em conta o desprezo do ocidente, relativamente, a todas as pessoas descendentes de pele nitidamente escura. Nos Estados Unidos, esta questão tem tanta importância, que chegam ao acumulo, de ficarem satisfeitos com absolvição de uma pessoa que, todos tinham a certeza da sua culpado, falo do caso O. J. Simpsom. A necessidade de provar que as pessoas de pigmentação de pele escura, não são aquilo que os pele claras ou ocidentais, sempre apregoaram, faz com que, os primeiros, tentem vencer, a todo custo, num sistema feito para pessoas de pele nitidamente clara ou para ocidentais (Europa e USA). O mesmo acontece agora com a eleição de Obama. Representação mais visível do estigma, da cor da pele.

4º- Estas eleições só vieram provar, além da vitória da Democracia, que os chamados países do ocidente, devem prestar mais atenção ao resto do mundo, e sobretudo, que têm de olhar para os outros com respeito, de forma igual e deixarem de lado, preconceito de superioridade (o insucesso das cimeiras Europa-África, são, consequentemente, um dos exemplos). O apoio que o Obama teve dos que querem mudar essa forma do ocidente olhar para o resto do mundo, deve alertar ao ocidente que, o resto mundo pode se juntar contra e com resultados positivo. Obama veio provar que sim, que o resto do mundo pode, especialíssimo que, as pessoas de pigmentação de pele escura são, tão capazes, como os outros, que até num sistema ocidental, vencem. Ou seja, não é só, em actividades que envolvem o físico é que são bons, mas também intelectualmente, pelo menos, tanto quanto ocidentais, pelo que devem ser tratados como iguais. Basta quererem, sim podem.
Resta desejar que, Barack Obama tenha, tanto, êxito no seu mandato, que consiga ser reeleito, para um segundo. Sim podemos....


Humbah Aguiar/ Est. Direito
Lisboa 05/10/2008
  

Discurso, exposição ou exame minucioso de determinado assunto.
Exercício escrito em que os alunos expõem suas idéias sobre tema dado pelo professor, ou de sua livre escolha.

No último dia de prova os alunos terão que fazer uma dissertação.
  


Ela pode ser dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Ex1. A introdução é a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação.
Ex2. Tenho que escrever logo minha dissertação de mestrado.
  

Dissertação é antes do tudo o devaneio que exposto em seus detalhes, conforma e delimita as idéias e as sensações à propósito de um tema objetivo.
Se tomarmos o tempo, por exemplo, como objeto de análise objetiva e subjetiva, já teríamos a noção de que o tempo que passa é igual para todos, velhos ou novos. Ninguém perde, senão a vida que vive; nem vive, senão a vida que perde.
O tempo implicaria assim, em uma valoração do momento presente: Aquí e agora, como em tempestiva lembrança me ocorre um epitáfio que diz: "Não faças de tua vida apenas um rascunho. Talvez não tenhas tempo de passar a limpo!".
Voltando porém ao conceito de dissertação, podemos aplicá-la à análise subjetiva do aspecto particular; que se estende ao conjunto dos fatos gerais cosiderados "Latu sensu" mas, apreendidos neste contexto, permitem o reconhecimento do fato primitivo, "strictu sensu", por obra e graça da revelação dissertativa que se faça de qualquer aspecto. A dissertação é afinal, a apreciação feita em determinado momento, de um fato específico: A consideração momentânea que expressa ou procura expressar, mediante técnica metodológica específica uma exata conotação subjetiva do fato, geral ou particularmente considerado.

Acabei a minha dissertação hoje.
  

Outras informações sobre Dissertação:

Palavras com 11 Letras
A Palavra Dissertação possui 11 Letras
A Palavra Dissertação possui 5 vogais - i e a ao
A Palavra Dissertação possui 6 consoantes - d ss rt c
A Palavra Dissertação ao contrário: Oãçatressid
Busca reversa Onomasiológica por Dissertação
Visualize Dissertação

1 página - 7 Definições