Edil

6 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Edil é um Substantivo, masculino singular ;

A palavra designa mandatários de cargos eletivos municipais, os vereadores. Magistrados da antiga Roma responsáveis por fiscalizar prédios públicos.

Os edis discutiram a proposta de realizar audiência pública.
  


Antigo magistrado romano. Era o representante da plebe em meio a nobreza.

Por razões histórica se tornou sinônimo de vereador, talvez pela semelhança de funções.
  

Os edis curuis, na Roma Antiga, eram dois encarregados da preservação da cidade, do abastecimento, da polícia dos mercados e das ações penais correlatas, bem como da jurisdição civil contenciosa nas questões ali ocorridas. Era magistratura plebeia, interditada aos patrícios.

A plebe não tinha acesso à magistraturas e, revoltada com o arbítrio dos magistrados patrícios, sai de Roma, em 494 a.C., e se dirige ao monte Sagrado, com o objetivo de fundar ali uma nova cidade (Revolta do Monte Sagrado). Os patrícios, em face disso, resolvem transigir, e a plebe retorna, após obter a criação de duas magistraturas plebéias: o tribunato e a edilidade da plebe.

Os edis da plebe eram eleitos pelos Conselhos da Plebe, em número de dois (que aumentou depois) e executavam as ordens dos tribunos, guardavam o templo de Céres (onde se achavam os arquivos da plebe) e protegiam os plebeus contra os patrícios.

A partir de César, os edis, em número de seis, dividem-se, dois a dois, em três categorias: edis curuis, plebeus e ceriales (estes, encarregados do aprovisionamento de Roma). A pouco e pouco, porém, suas funções são atribuídas a funcionários imperiais, até que deixa de existir a edilidade no século III d.C. (por volta do ano 240).

O edil era encarregado da preservação da cidade, do abastecimento, da polícia dos mercados e das ações penais correlatas, bem como da jurisdição civil contenciosa nas questões ali ocorridas.
  


Palavra usada que significa VEREADOR

O nobre EDIL está sendo leviano.
  


Significa Vereador. Vem do Lastim - aedīlis curules - eram eleitos na Roma antiga. Foram conquistando posições e atualmente a edilidade é o representante da vereança nas camaras municipais do Brasil.

A edilidade brasileira não é diferente dos congressitas nacionais. Quer dizer: Os vereadores são iguais aos Deputados Federais e Senadores
  

Outras informações sobre Edil:

Palavras com 4 Letras
A Palavra Edil possui 4 Letras
A Palavra Edil possui 2 vogais - e i
A Palavra Edil possui 2 consoantes - d l
A Palavra Edil ao contrário: Lide
Busca reversa Onomasiológica por Edil
Visualize Edil

1 página - 6 Definições