Ekedi

1 Definição encontrada.

Dentre os cargos femininos na hierarquia do candomblé no Brasil, o mais conhecido é da Ekedi, como os ogans elas são suspensas para a iniciação não sendo possuídas por seu orixá de cabeça, ou seja não entram em transe, pois necessitam estar acordadas para atender as necessidades dos Orixás, Voduns ou Inkices para os quais foram devidamente preparadas para servir.
A palavra "ajoié" é correspondente feminino de ogan pois, a palavra ekedi, ou ekejí, vem do dialeto ewe, falado pelos negros fons ou Jeje.
O cargo de ekedi é muito importante, pois será ela a condutora dos Orixás incorporados no Egbê (barracão ou sala de festividades) e dela é a responsabilidade de recolhê-los e "desvirá-los", observando as condições físicas daqueles que "desviraram". Para se tornar uma ekedi, ela primeiramente é apresentada e não suspensa como o Ogan, e logo depois será confirmada, com as obrigações de Roncó.
Portanto, o correspondente yorubá de ekedi é ajoié, onde a palavra ajoié significa "mãe que o orixá escolheu e confirmou", exerce a função de dama de honra do Orixá regente da casa.

Ekedi Sinha, que tem como função zelar, acompanhar, dançar e cuidar do terreiro e do Orixá do terreiro da Casa Branca, em Salvador, participa do Conselho Estadual de Recursos Hídricos da Bahia. Para ela, "quando a gente respeita, a gente ama. E quando a gente ama, a gente cuida".
  


Outras informações sobre Ekedi:

Palavras com 5 Letras
A Palavra Ekedi possui 5 Letras
A Palavra Ekedi possui 3 vogais - e e i
A Palavra Ekedi possui 2 consoantes - k d
A Palavra Ekedi ao contrário: Ideke
Busca reversa Onomasiológica por Ekedi
Visualize Ekedi

1 página - 1 Definição