Classificação morfossintática

Endósporo é um Substantivo, masculino singular ;
Endósporo é um Adjetivo, masculino singular ;

Endósporos - células dormentes - são estruturas de resistência sintetizadas por células vegetativas - formas metabolicamente ativas - de vários gêneros bacterianos como Bacillus, Clostridium, Metabacterium e Paenibacillus, em resposta a situações de estresse ambiental, como calor, ressecamento ou falta de nutrientes que destruiriam a célula vegetativa. Os endósporos são formados intracelularmente e sua função é estocar o genoma bacteriano e a maquinaria metabólica essencial até que melhores condições ambientais prevaleçam. Em condições ideais o endósporo reverte ao estado vegetativo.

Endósporos podem permanecer viáveis por milhões de anos, sobrevivendo em condições ambientais extremas de calor, frio, dissecação, escassez total de nutrientes, radiação e exposição a agentes químicos tóxicos.

Bactérias formadoras de endósporos resistem às altas temperaturas na fervura de líquidos e no cozimento de alimentos, mas podem ser destruídos por cozimento sob pressão.
  


É o plural de "endósporo". São estruturas rígidas criadas por algumas bactérias e que serve como reserva de energia que é utilizadas em períodos de escassez ou de dificuldades ambientais.

Estou com tanta fome que eu queria produzir endósporos e comê-los.
  

Outras informações sobre Endósporo:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Endósporo possui 9 Letras
A Palavra Endósporo possui 4 vogais - e o o o
A Palavra Endósporo possui 5 consoantes - nd sp r
A Palavra Endósporo ao contrário: Oropsódne
Busca reversa Onomasiológica por Endósporo

1 página - 2 Definições