Enteógeno

2 Definições encontradas.

Derivada de uma palavra grega em desuso (da mesma raiz de entusiasmo), neologismo vindo do inglês (entheogen ou entheogenic). O significado literal seria 'manifestação interior do divino'. Seu emprego é relativo à alteração da consciência quando da ingestão de certas substâncias encontradas na natureza (não confundir com alucinógenos). Certos animais fazem uso de plantas com poderes psicotrópicos.

"Se for dentro de uma realidade religiosa, sagrada e tradicional a substância é considerada enteogénica. Se for num contexto recreativo e associado à moderna cultura pop ela é considerada psicodélica." (Wikipédia)
  


Diz-se da substância psicoativa, geralmente de origem vegetal, que é ingerida para produzir um estado ampliado de consciência para fins religiosos ou espirituais, proporcionando experiências transcendentais relatadas como um contato com Deus e o mundo espiritual.

ETIMOLOGIA: Do grego "entheogen", que significa, literalmente, "manifestação interior do divino". Entheos significa ?inspirado ou possuído por um Deus que tenha entrado em seu corpo? e geno ?geração, produção de algo?.

A experiência enteógena com o chá Hoasca encerra-se espontaneamente em três a quatro horas, e os participantes retornam ao seu estado normal de consciência.
  

Outras informações sobre Enteógeno:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Enteógeno possui 9 Letras
A Palavra Enteógeno possui 5 vogais - e eo e o
A Palavra Enteógeno possui 4 consoantes - nt g n
A Palavra Enteógeno ao contrário: Onegóetne
Busca reversa Onomasiológica por Enteógeno
Visualize Enteógeno

1 página - 2 Definições