Esquizofrenia

5 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Esquizofrenia é um Substantivo, feminino singular ;

A esquizofrenia é uma doença funcional do cérebro que se caracteriza essencialmente por uma fragmentação da estrutura básica dos processos de pensamento, acompanhada pela dificuldade em estabelecer a distinção entre experiências internas e externas. Embora primariamente uma doença que afeta os processos cognitivos[de conhecimento], os seus efeitos repercutem-se também no comportamento e nas emoções.

Os esquizofrenicos podem apresentar delírios de roubo ou de imposição do pensamento, acreditando que outras pessoas podem ler sua mente, que seus pensamentos estão sendo transmitidos para outras pessoas ou que pensamentos e impulsos estão lhes sendo impostos por forças externas. Existem ainda as alucinações auditivas, visuais, olfativas, gustativas ou táteis, apesar das alucinações auditivas serem de longe as mais freqüentes. O indivíduo pode ?ouvir? vozes comentando seu comportamento, conversando umas com outras ou fazendo comentários críticos ou ofensivos.
  


S.F. Termo médico. É uma doença caracterizada por um transtorno funcional no cérebro, que ocasiona alucinações ao portador da doença.

Qual era o nome da novela que tinha um personagem com esquizofrenia?
  

O termo "esquizofrenia" foi criado em 1911 pelo psiquiatra suíço Eugem Bleuler com o significado de mente dividida. Ao propor esse termo, Bleuler quis ressaltar a dissociação que às vezes o paciente percebia entre si mesmo e a pessoa que ocupa seu corpo. Hoje é o nome universalmente aceito para este transtorno mental psicótico, entretanto, no meio técnico e profissional se admite que o termo pode ser insuficiente para descrever a complexidade dessa condição patológica.

Usualmente o esquizofrênico representa o estereotipo do "louco", um indivíduo que produz grande estranheza social devido ao seu desprezo para com a realidade reconhecida. Agindo como alguém que rompeu as amarras da concordância cultural, o esquizofrênico menospreza a razão e perde a liberdade de escapar às suas fantasias.
  


Esquizofrenia é considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade (psicose).

O diagnóstico da esquizofrenia, como sucede com a grande maioria dos transtornos mentais e demais psicopatologias, não se pode efetuar através da análise de parâmetros fisiológicos ou bioquímicos e resulta apenas da observação clínica cuidadosa das manifestações do transtorno ao longo do tempo.
  

A esquizofrenia parte do corpo identificada por fazer a ligação entre o corpo e a alma, literalmente significa "diafragma" é um transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente pelos seguintes sintomas: alterações do pensamento, alucinações (visuais, cinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade. Junto da paranoia (transtorno delirante persistente, na CID-10) e dos transtornos graves do humor (a antiga psicose maníaco-depressiva, hoje fragmentada na CID-10 em episódio maníaco, episódio depressivo grave e transtorno bipolar), as esquizofrenias compõem o grupo das Psicoses

Ele sofre de esquizofrenia
  


Outras informações sobre Esquizofrenia:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Esquizofrenia possui 13 Letras
A Palavra Esquizofrenia possui 7 vogais - e ui o e ia
A Palavra Esquizofrenia possui 6 consoantes - sq z fr n
A Palavra Esquizofrenia ao contrário: Ainerfoziuqse
Busca reversa Onomasiológica por Esquizofrenia
Visualize Esquizofrenia

1 página - 5 Definições