Europa

4 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Europa é um Substantivo próprio, feminino singular ;

[Mito.]-Europa era uma personagem da mitologia grega,filha de Fênix(VIDE),a qual foi raptada por Zeus,que assumiu a forma de um touro,levando-a para Creta(VIDE) e uniu-se a ela. Dessa união nasceram Minos,Sarpédon e Radamante,que foram os primeiros reis de Creta. A palavra ¨europa¨(europos) significa ¨sombrio;obscuro¨ e designa ¨o poente;o ocidente¨. A partir do século VI a.C. passou a ter um significado geográfico,que caiu em desuso da Idade Média.

A partir do Renascimento a palavra ¨europa¨foi retomada com o sentido que agora conhecemos.
  


[Geog.]-Europa é o nome de um dos continentes da Terra,o segundo menor em extensão e o quarto mais populoso.Seu ponto extremo no norte é o cabo Nordkinn,na Noruega, e no sul é a Ponta Tarifa(VIDE),na Espanha;no leste são os Montes Urais e a oeste o cabo Roca, em Portugal. Limita-se ao norte com o oceano Ártico,o mar Báltico e o mar do Norte; a leste com a Ásia;ao sul com o mar Negro e o mar Mediterrâneo; e a oeste com o oceano Atlântico.

Muitos geógrafos defendem que a europa não é um continente independente, fazendo parte de um outro mais vasto, a Eurásia(VIDE).
  

[Astron.]Europa é uma lua do planeta Júpiter(VIDE JÚPITER)
uma das 4 luas conhecidas como ¨luas de Galileu¨,pois fo-
ram descobertas , em 1610, por Galileu Galilei ( VIDE GALI-
LEU). Europa apresenta uma superfície gelada, muito bri -
lhante, com riscos coloridos. Pensa-se que seja um mundo
oceânico, coberto por uma camada de gelo. É , juntamente
com Marte ( VIDE MARTE) o local mais provável onde se
pensa que é possível encontrar vida extraterrestre no siste-
ma solar. Seu nome deriva do nome da deusa Europa , da
Mitologia Grega, uma princesa pela qual Zeus se apaixo -
nou.

A temperatura na superfície de europa é de -- 163 ° C , na
região do equador.
  


EUROPA é uma das 4 luas galileanas do planeta Júpiter, por sinal a menor delas ( pouco menor que a nossa lua), com o diâmetro de 3.210 Km e, dentre elas, a segunda em distância do planeta mãe, o qual orbita a uma distância de 670.900 Km. Pela sua grande proximidade com Júpiter, recebe muita radiação deste, que expele 3 vezes mais radiação do que recebe do Sol, tornando sua superfície mortal para humanos num curto espaço de tempo. Entretanto é um satélite oceânico de água salgada, com profundidades que podem atingir 100 Km, coberto por uma carapaça de gelos com a espessura de 5 a 10 Km, que o protege dessa radiação. O enorme efeito gravitacional de Júpiter, repuxando o satélite, cria calor que mantém essa água em estado líquido, possibilitando a existência de vida marítima, já que esse oceano tem ligação com a superfície através de fraturas, também produzidas por esse efeito gravitacional, que se abrem e se fecham continuamente. Ainda recentemente, descobriram um lago de água salgada numa dessas fraturas, que se encheu com as águas do mar subterrâneo.O volume de água do satélite é tão grande que, não obstante seu pequeno tamanho em relação à Terra, calcula-se que tenha o dobro do volume de água de todos os nossos oceanos. A maior missão da NASA, num futuro ainda distante, é furar essa carapaça de gelos, introduzindo um pequeno submarino, provido de câmeras, para desvendar esse mar único.Juntamente com GANYMEDES e IO, EUROPA tem um núcleo de ferro-níquel, circundado por uma crosta de rochas, sobre a qual se apoia esse oceano.O plano da NASA é montar uma base em Calisto, a mais distante das 4 luas galileanas, orbitando Júpiter a uma distância de 1.882.700 KM, onde a radiação de Júpiter é bem mais fraca e suportável por humanos, para explorar esses 4 satélites maiores.

"Juntamente com Marte e Titã (satelite de Saturno), [europa] é tida como o lugar mais propício do sistema solar para se encontrar seres vivos, no caso da última, seres marítimos".
  

Outras informações sobre Europa:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Europa possui 6 Letras
A Palavra Europa possui 4 vogais - eu o a
A Palavra Europa possui 2 consoantes - r p
A Palavra Europa ao contrário: Aporue
Busca reversa Onomasiológica por Europa
Visualize Europa

1 página - 4 Definições