Eutanásia

6 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Eutanásia é um Substantivo, feminino singular ;

Eutanásia significa qualquer ato cometido ou omitido com o propósito de causar ou acelerar a morte de um ser humano após o seu nascimento, com o propósito de pôr fim ao sofrimento de alguém. Neste último caso, a eutanásia seria utilizada para evitar a distanásia (agonia prolongada, é a morte com sofrimento físico ou psicológico do indivíduo lúcido)

  


O termo Eutanásia vem do grego, podendo ser traduzido como "boa morte" ou "morte apropriada". É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que se sinta dor ou sofra.

A eutanásia na Holanda é legalizada, o paciente pode escolher se quer morrer ou não.
  

É uma combinação de dois vocabulos gregos.
Eu = bem, bom, belo
Thanatos = morte.
Eu + thanatos = eutanasia.
Boa morte, ou morte digna, morte honrosa, sem dor, sem sofrimento.

eutanásia significa antecipar a morte de um paciente que está sobrevivendo por meio de aparelhos, e que não tem chances de voltar a viver normalmente. E como a doença lhe causa muita dor, é melhor morrer do que ficar vivo sofrendo...
  


Nome feminino
1. teoria que preconiza a antecipação da morte de doentes incuráveis, para lhes poupar os sofrimentos da agonia
2. ato, não legalizado, de antecipar a morte de doentes incuráveis, para lhes abreviar o sofrimento

(Do gregoeuthanasía, «morte doce e fácil», pelo latimeutanas?a-, «idem», pelo francêseuthanasie, «eutanásia»)

Médica que praticava eutanásia será julgada.
  

Eutanásia significa qualquer ato cometido ou omitido com o propósito de causar ou acelerar a morte de um ser humano após o seu nascimento, com o propósito de pôr fim ao sofrimento de alguém. Neste último caso, a eutanásia seria utilizada para evitar a distanásia (agonia prolongada, é a morte com sofrimento físico ou psicológico do indivíduo lúcido).A Declaração do Vaticano sobre a Eutanásia diz: ?Entende-se que a eutanásia é um ato ou uma omissão, que por si mesmo ou por intenção, causa a morte, para que assim todo o sofrimento seja eliminado.?Em outras palavras, a eutanásia é uma forma de matar, independentemente dos motivos de quem estiver cometendo o ato.

Num caso dramático, os médicos atestaram a ?morte cerebral comatosa? de um vovô de 79 anos de idade, Harold Cybulski, de Barry?s Bay, Ontário. Estavam prontos para desligar os sistemas que o mantinham vivo enquanto a família dava seu último ?adeus?. Mas, quando o seu neto de dois anos de idade correu para dentro do quarto e gritou ?Vovô!?, Cybulski acordou, sentou-se e pegou o netinho no colo! Seis meses depois, estava levando uma vida completamente normal, inclusive dirigindo o novo carro que planejara comprar antes de ter entrado em coma. Os médicos de Cybulski não conseguiram dar ?nenhuma explicação? pela sua recuperação instantânea.
  


Eutanásia é um termo de origem grega (eu + thanatos) que significa boa morte ou morte sem dor. A prática de eutanásia é suportada pela teoria que defende o direito do doente incurável de pôr termo à vida quando sujeito a intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicos. Em sentido amplo a eutanásia implica uma morte suave e indolor. No seu sentido restrito, implica o ato de terminar a vida de uma pessoa ou ajudar no seu suicídio. A eutanásia pode ocorrer por vários motivos: vontade do doente; porque os doentes representam uma ameaça para a sociedade (eutanásia eugênica); ou porque o tratamento da doença implica uma grande despesa (eutanásia econômica).

O moribundo pediu a eutanásia, mas a família foi contra o pedido.
  

Outras informações sobre Eutanásia:

Palavras com 9 Letras
A Palavra Eutanásia possui 9 Letras
A Palavra Eutanásia possui 6 vogais - eu a a ia
A Palavra Eutanásia possui 3 consoantes - t n s
A Palavra Eutanásia ao contrário: Aisánatue
Busca reversa Onomasiológica por Eutanásia
Visualize Eutanásia

1 página - 6 Definições