Exu de umbanda

2 Definições encontradas.

Grau de espírito com função reparadora da Criação. Guardião de Mistério e Passagens. Protetor. É um espírito que depois da morte, durante seu próprio julgamento no plano astral, observa que na sua última existência física carregou-se de negatividade. Também pode ser um espírito que foi despertado das trevas, e progredindo na escala evolutiva, trabalha em benefício dos necessitados. Cada bem que faz é uma luz que adquire. Sua cor essencial é cinza, porém é cultuado no vermelho por Ogum e preto por Omulu, seus mistérios de obediência.

1. Durante o trabalho mediúnico houve a necessidade da intervenção do guardião exu capa preta para desmanchar um feitiço de amarração.
2. Em livro psicografado o exu revelou ter sido em encarnação posterior um médico renomado. Porém adquiriu sua condição por praticar crime devido ter sofrido roubo.
  


No campo da religião de umbanda sagrada, o significado de exú é:
E = confirmação, estrito, afirmativa, meio;
X = sustentavel;
U = util;
então, fica: " o senhor que protege no caminho", " o senhor do meio " ou ainda " o corre gira".

Exú não é demonio, exú não vampiro, exú não aceita bebida, exú não aceita oferenda, exú não é maú, exú é de luz, exú é orixá, exú é intermedio entre homem e "OLORUM"(DEUS),exú é intermedio entre a rezão e a emoção, exú é intermedio entre coração e a mente, exú é veiculo entre homens e os orixás, exú é intermedio entre corpo fisico( materia) e o corpo espiritual( espirito), exú é intermedio entre luz e trevas, exú é meio entre força do bem e do mal, exú é caminho, o equilibrio, o meio, EXÚ É VIBRAÇÃO que o espirito toma por roupagem fluidica e atua nesta faixa vibradoria, em acrescimo, existe orixá exú feminino( pombagira), orixá exú masculino, orixá exú mirim( criança), que complementa outras envergadura, como diversos nomes exemplos, exú da porteira, exú da mata, exú do lodo, exú preguiça, exú caveira, exú do fogo, exú do toco, exú da alegria, exú da luz, exú tranca rua, exú da encruzilhada, exú da montanha, exú do cosmo, exú ze pilintra, exú do aço, este tipo de exú é um das qualidades das diversas faixas vibratorias que existe no universo, numa representação simbolica.

Exú - guardião das passagems, o orixá mensageiro, o protetor, reparador, o estabilizador, o policial do umbral;
" Ninguém vai para uma caminho sem exú esta lá"
  

Outras informações sobre Exu de umbanda:

Palavras com 14 Letras
A Palavra Exu de umbanda pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Exu de umbanda possui 14 Letras
A Palavra Exu de umbanda possui 6 vogais - e u e u a a
A Palavra Exu de umbanda possui 8 consoantes - x d mb nd
A Palavra Exu de umbanda ao contrário: Adnabmu ed uxe
Busca reversa Onomasiológica por Exu de umbanda
Visualize Exu de umbanda

1 página - 2 Definições