Feudalismo

4 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Feudalismo é um Substantivo, masculino singular ;

O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servisprincípio que estabelecia a relação entre vassalo e suserano na sociedade feudal da Idade Média; sistema social que tinha tal relação como base
feudal - Referente a, ou próprio de feudo ou do feudalismo; feudatário
sistema econômico, político e social que se fundamenta basicamente sobre a propriedade da terra, cedida pelo senhor feudal ao vassalo em troca ...

Vc quer entender o Feudalismo de um modo simples, se não viu veja o filme Robin Hood, isso era feudalismo, os senhores feudais exploravam o povo que pagava impostos de tudo e para tudo, e tudo que era arrecadado, moedas(ouro), colheita, animais(cavalo,gado) e até na noite de nupcias o senhorfeudal tinha direito de ser o primeiro, isto é Feudalismo
  


O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. Segundo o teórico escocês do iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e em certas zonas do mundo pode ser sucedido pelo capitalismo. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e também estavam protegidos dos bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando iam cuidar das terras do Senhor Feudal.

Origem
Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (de 401 a 500), como conseqüência das inúmeras invasões dos povos bárbaros e das más políticas econômicas dos imperadores, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e baixo desenvolvimento urbano. Isso ocorria devido às mortes provocadas pelas guerras, às doenças e à insegurança existentes logo após o fim do Império Romano. A partir do século V d.C., entra-se na chamada Idade Média, mas o sistema feudal (Feudalismo) somente passa a vigorar em alguns países da Europa Ocidental a partir do século IX d.C., aproximadamente.
O esfacelamento do Império Romano do Ocidente e as invasões bárbaras que estavam em diversas regiões da Europa favoreceram sensivelmente as mudanças econômicas e sociais que vão sendo introduzidas, principalmente na Europa Ocidental, e que alteram completamente o sistema de propriedade e de produção característicos da Antigüidade. Essas mudanças acabam revelando um novo sistema econômico, político e social que veio a se chamar Feudalismo. O Feudalismo não coincide com o início da Idade Média (século V d.C.), porque esse sistema começa a ser delineado alguns séculos antes do início dessa etapa histórica (mais precisamente, durante o início do século IV), consolidando-se definitivamente ao término do Império Carolíngio, no século IX d.C.
Em suma, com a decadência do Império Romano e as invasões bárbaras, os nobres romanos começaram a se afastar das cidades levando consigo camponeses (com medo de serem saqueados ou escravizados). Já na Idade Média, com vários povos bárbaros dominando a Europa Medieval, foi impossível unirem-se entre si e entre os descendentes de nobres romanos, que eram donos de pequenos agrupamentos de terra. E com as reformas culturais ocorridas nesse meio-tempo, começou a surgir a idéia de uma nova economia: o feudalismo.
  

Classe política, social e econômica que está entre os vassalos e os suseranos (que foi criada na europa na idade media).

O senhor feudal mora no manso senvil. Isso ocorria no feudalismo.
  


Um modo de organização social, político e cultural que foi baseado no regime de servidão. O trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal.

O feudalismo predominou na Europa.
  

Outras informações sobre Feudalismo:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Feudalismo possui 10 Letras
A Palavra Feudalismo possui 5 vogais - eu a i o
A Palavra Feudalismo possui 5 consoantes - f d l sm
A Palavra Feudalismo ao contrário: Omsiladuef
Busca reversa Onomasiológica por Feudalismo
Visualize Feudalismo

1 página - 4 Definições