Forrós

9 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Forrós é um Substantivo, masculino plural de forró;

Baile populares nos quais tocam esse tipo de música típica do nordeste.

Vou sempre nos forrós no final de semana.
  


Forró vem de duas palavras da lingua inglesa: For + Hall, literalmente traduzidas por "Para" + "Todos". A história desta palavra diz que os nobres, nos tempos do Brasil Imperial, faziam grandes festas para a eleite da sociedade, das quais os mais humildes não podiam participar. Um certo homem, um inglês vivendo do Brasil, abastado, resolveu então fazer uma festa "PARA TODOS": "FOR HALL. Os participantes acabaram por tazer a pronuncia do inglês "For Hall" para "Fó Ral", e daí para "Forró" foi só uma questão de tempo. Forró é, pois, uma "Festa ou Baile Popular".

Vou ao "forró" na casa do seo João: "vou a um baile popular na casa do seo João" ou "vou a uma festa popular na casa do seo João". Vou a uma festa ou a um baile que que não é só para a eleite, mas para todo o povo.
  

Ritmo musical ou conjunto de ritmos de origem nordestina.
Desiginação comum a vários ritmos como baião, xaxado, xote.
Festa onde se dança estes ritmos.

- Eu vou fazer uma banda só pra tocar forró, quero que mundo saiba que não tem nada melhor (Aviões do Forró).

- Fui num Forró, pra cá do caicó (Mastruz com Leite).
  


FORRO Vem da giria Nordestina FORROBODO(festa com briga).
Em 1947, Luiz Gonzaga gravou a musica "FORRÓ NA CASA DE MANE VITO". Depois de muito Anos a palvra forró passou a ser usado como a musica Sertaneja Nordestina, hoje amplamente divulgada.

Vou dançar no Forró.
Vai ter o maior Forró na casa de Mane Vito.
  

O termo é uma derivação de forrobodó que, segundo o Dicionário Aurélio, seria "Arrasta-pé, farra, troça, confusão, desordem". Seguindo esta caracterização, o estudioso Camara Cascudo definiu o forró como "baile reles, de segunda categoria". Uma outro designação que foi utilizada durante muito tempo, foi a que definia forró como uma corruptela de "fol all", bailes populares promovidos, segundo alguns, pelos americanos em suas bases no Nordeste durante a segunda guerra mundial, porém tal "origem" é equivocada, pois as palavras forró e forrobodó são mais antigas que a estadia dos estados-unidenses em Natal (RN) para designar esse tipo de música /dança. Sendo assim, a origem ainda é desconhecida, mas sabemos que sua etimologia não vem do inglês.

"Vou dançar meu forró com meu amor.
Arrastar os pés, jogar pro ar na alegria e com vigor"
  


Os Soldados americanos, quando estavam no nordeste brasileiro em missão, nos finais de semana organizavam festas e fretavam ônibus que os levavam para uma festa denominada for all, para todos , que após tempos abrasileirou-se, tornando o popular forró.

Confraternização, azaração para todos e todas
  

Local onde pessoas do interior nordestino se encontravam para dançar os ritmos musicais como xote, xaxado, baião, rasta pé, entre outros. O termo "forró", vem do "forrobodó", que desde da década de 1920, já existia no sertão nordestino.

Os cabras de Lampião estavam todos no forró de "Seu Pedro".
  

O termo "forró", segundo o filólogo pernambucano Evanildo Bechara, é uma redução de forrobodó, que por sua vez é uma variante do antigo vocábulo galego-português forbodó,[8] corruptela do francês faux-bourdon, que teria a conotação de desentoação. O elo semântico entre forbodó e forrobodó tem origem, segundo Fermín Bouza-Brey, na região noroeste da Península Ibérica (Galiza e norte de Portugal), onde "a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos desse baile que se chama forbodó".

Vamos no forró (festa) na casa do Caio.
  

Ritmo de dança de origem cearense

A palavra forró origina-se da das palavras inglesa, for all. Um empresário cearense, contratou alguns engenheiros americanos para montar uma industria em Fortaleza e foram contratados vários operarios cearenses, no fim de semana eles se confraternizavam -se, porém os cearenses acanhados diziam a festa é só para os engenheiros e os engeheiros falavam é for all que significa para todos. Então todos diziam vamos para o for all, daí originou-se a palavra forró
  

Outras informações sobre Forrós:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Forrós possui 6 Letras
A Palavra Forrós possui 2 vogais - o o
A Palavra Forrós possui 4 consoantes - f rr s
A Palavra Forrós ao contrário: Sórrof
Busca reversa Onomasiológica por Forrós
Visualize Forrós

1 página - 9 Definições