Fueiro

5 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Fueiro é um Substantivo, masculino singular ;

É usado tambem em pequenas "Zorras", espécie de plataformas de madeira que são puxadas por cavalos ou bois, nas propriedades agrícolas, especialmente no sul do Brasil. Estas hastes de madeira - normalmente são roliças, cortadas da árvore ainda em formação - que servem para segurar a carga. Na base da plataforma, são feitos furos e nelas, afixados os Fueiros. Os melhores são da planta chamada Pitiá.

- Ajeita uns fueiros mais compridos, porque a carga é grande!
  


Cada um dos paus que se erguem aos lados do carro de bois e que amparam a sua carga.

Nos fueiros encaixam-se as chedas.
  

Espécie de varas de madeira, muito utilizado na lavoura de subsistência, e pequenas propriedades rurais. É usado tambem em pequenas "Zorras", espécie de plataformas de madeira que são puxadas por cavalos ou bois, nas propriedades agrícolas, especialmente no sul do Brasil. São hastes de madeira - normalmente são roliças, cortadas da árvore ainda em formação - que servem para segurar a carga. Na base da plataforma, são feitos furos e nelas, afixados os Fueiros. Os melhores são da planta chamada Pitiá.

Cada zorra tem a sua quantia de fueiros.
  


1 - S. m - As traves de madeira cilíndrica que, alocadas de cada lado do carro de bois, amparam e firmam sua carga. Aplica-se também às traves metálicas que cumprem a mesma função em vagões ferroviários.
2 - S.m - Parte da barriga do cavalo, situada entre o umbigo e o escroto do animal.
3 - S.m - Por metonímia, qualquer peça de correção ou amparo de cargas, uma vez que aplicada de ambos os lados como medida de contenção e arranjo das mesmas.

Uma carga de toras de madeira, em um carro de bois ou vagão ferroviário, só não desliza livremente em qualquer direção devido à presença dos fueiros aplicados ao longo de seu perímetro total.
  

Elemento de inumeros tamanhos muito útil na aplicação de correctivos. O fueiro pode ser feito de inúmeros materiais. O fueiro clássico é feito de madeira no entanto com o aparecimento de novos materiais, fueiros como o metálico foram-se tornando cada vez mais populares, tendo também o seu grau de eficácia aumentado.

  


Outras informações sobre Fueiro:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Fueiro pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Fueiro possui 6 Letras
A Palavra Fueiro possui 4 vogais - uei o
A Palavra Fueiro possui 2 consoantes - f r
A Palavra Fueiro ao contrário: Orieuf
Busca reversa Onomasiológica por Fueiro
Visualize Fueiro

1 página - 5 Definições