Função fática

2 Definições encontradas.

O objetivo do emissor é estabelecer o contato, verificar se o receptor está recebendo a mensagem de forma autêntica, ou ainda visando prolongar o contato. Há o predomínio de expressões usadas nos cumprimentos como: bom dia, Oi!. Ao telefone (Pronto! Alô!) e em outras situações em que se testa o canal de comunicação (Está me ouvindo?).
- Função fática: é a função que dá ênfase ao canal. Nessa função, o emissor/receptor, bem como a própria mensagem, são colocados em segundo plano, para que a ênfase seja posta no canal de comunicação.

Diálogos do dia a dia são exemplos perfeitos para essa função: olá, bom dia, como vai, que fila enorme (no banco, por exemplo). Esses são alguns exemplos da função fática utilizada na nossa fala cotidiana. É uma mensagem que utilizamos mais para quebrar o silêncio do que propriamente para a comunicação.
  


A função fática ocorre quando o emissor deseja verificar se o canal de comunicação está funcionando ou se ele está sendo compreendido pelas pessoas que o ouvem.

"Alô ?!", "Entenderam ?", "Estão me ouvindo?"
  

Outras informações sobre Função fática:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Função fática possui 13 Letras
A Palavra Função fática possui 6 vogais - u ao a i a
A Palavra Função fática possui 7 consoantes - f nc f t c
A Palavra Função fática ao contrário: Acitáf oãçnuf
Busca reversa Onomasiológica por Função fática
Visualize Função fática

1 página - 2 Definições