Fuso horário

1 Definição encontrada.

ZONAS HORÁRIAS ou FUSOS HORÁRIOS são cada uma das 25 áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo. O termo FUSO refere-se a uma velha peça de relógio onde a corda se enrolava. Anteriormente, por volta de 1300 ou já antes, usavam-se o tempo solar aparente, passagem meridiana do Sol, de forma que a hora do meio do dia se diferenciava de uma cidade para outra. Os fusos horários corrigiram em parte o problema ao colocar os relógios de cada região no mesmo tempo solar médio. O plural de FUSO HORÁRIO é FUSOS HORÁRIOS.

Definição

Os fusos horários geralmente estão centrados nos meridianos das longitudes que são múltiplos de 15 graus; no entanto, como se vê no mapa anexo, as formas dos fusos horários podem ser bastante irregulares devido às fronteiras nacionais dos vários países ou devido a questões políticas (caso da China, que poderia abranger algo como quatro fusos horários, mas obriga todo o país a utilizar o horário de Pequim com evidentes distorções no oeste chinês, onde quando não é inverno o sol nasce por volta das nove horas da manhã).

Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o fuso horário que contém Londres quando esta cidade não está no horário de verão onde se localiza o Greenwich, o qual divide o fuso horário.

História

A hora era uma característica extremamente local. Antigos viajantes, tinha que acertar o relógio toda vez que chegavam a uma cidade nova. O acerto de horas era feito através do Sol: o meio dia representava o ponto mais alto que a estrela alcançava. Grande parte das empresas, devido a estas irregularidades resolveram fixar cem fusos dos caminhos de ferro. Esta prática ocorreu até 1883.

Na Grã-Bretanha, foi criado uma única hora legal para todo o país (Inglaterra, Escócia e País de Gales), sendo o autor original desta idéia o Doutor William Hyde Wollaston. Com isto, a prática se foi popularizando.

Great Western Railway, foi a primeira companhia de trem a utilizar a hora Greenwich Mean Time (GMT) ou Tempo Médio de Greenwich. Em 1847, praticamente todas utilizavam este sistema.

O senador do Canadá, Sanford Fleming, em 1878, sugeriu um sistema internacional de fusos horários. Seu pensamento era dividir a Terra em 24 faixas verticais, onde cada uma delas era um fuso de uma hora. O planeta possui 360 graus de circunferência, assim sendo, cada faixa teria 15 graus de largura longitudinal. Em 1879, o estudo foi publicado no jornal do Instituto do Canadá de Toronto. Com a aprovação norte-americana, em 18 de novembro de 1883, as linhas de trem passaram a utilizar os fusos.

Em 1894, foi realizado a Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, em Washington-DC, Estados Unidos. A proposta era padronizar a utilização mundial da hora legal. Acabou sendo aceito a teoria de Fleming. A Longitude Zero Grau passaria pelo Observatório Real de Greenwich. Os outros fusos seriam contados positivamente para leste, e negativamente para oeste, até ao Meridiano 180 Graus - o Antimeridiano, situado no Oceano Pacífico, onde seria a Linha Internacional de Data (LID).

Meridianos

Para interlocutores, foi convencionada uma letra e um nome para cada meridiano. O sistema pode funcionar mesmo em condições adversas de transmissão de rádio. A letra JOTA (JULIET), representa a hora do observador e a LID fica entre o Eme e o Ípsilon.

São eles:

Ípsilon: YANKEE (WGMT 12);
Xis: XRAY: (WGMT11);
Dáblio: WHISKEY (WGMT DÉCIMO);
Vê: VICTOR (WGMT NONO);
U: UNIFORM (WGMT OITAVO);
Tê: TANGO (WGMT SÉTIMO);
Esse: SIERRA (WGMT SEXTO);
Erre: ROMEO (WGMT QUINTO);
Quê: QUEBEC (WGMT QUARTO);
Pê: PAPA (WGMT TERCEIRO);
Ó: OSCAR (WGMT SEGUNDO);
Ene: NOVEMBER (WGMT PRIMEIRO);
Zê: ZULU (GMT);
Á: ALPHA (EGMT PRIMEIRO);
Bê: BRAVO (EGMT SEGUNDO);
Cê: CHARLIE (EGMT TERCEIRO);
Dê: DELTA (EGMT QUARTO);
É: ECHO (EGMT QUINTO);
Efe: FOXTROT (EGMT SEXTO);
Gê: GOLF (EGMT SÉTIMO);
Agá: HOTEL (EGMT OITAVO);
I: INDIA (EGMT NONO);
Cá: KILO (EGMT DÉCIMO);
Ele: LIMA (EGMT 11);
Eme: MIKE (EGMT 12).
  


Outras informações sobre Fuso horário:

Palavras com 12 Letras
A Palavra Fuso horário possui 12 Letras
A Palavra Fuso horário possui 6 vogais - u o o a io
A Palavra Fuso horário possui 6 consoantes - f s h r r
A Palavra Fuso horário ao contrário: Oirároh osuf
Busca reversa Onomasiológica por Fuso horário

1 página - 1 Definição