Gaudério

10 Definições encontradas.

Gaúcho de nascença, criado em galpão, o mais guapo da estância.

Aquele índio velho é gaudério, o guri empina até o cavalo!!!
  


Vem do castelhano, termo para homem sem rei e nem lei, pejorativo para ladrão de gado, andarilho, vagabundo.

Em meados do século XVIII, vagavam pelas planícies do pampa muitos cavalos selvagens e gado sem dono (orelhano) oriundos das missões jesuíticas destruídas pelos portugueses e espanhóis. Esta época foi conhecida como a "idade do couro" e o habitante do pampa era chamado de "guasca" (tira de couro cru em espanhol). No final do século XVIII surge o termo espanhol "gaudério", sinônimo de homem sem lei nem rei, que "morava na sua camisa e debaixo do seu chapéu". Castelhano ou gringo eram os termos utilizados pelos gaúchos sul-riograndenses para designar o colono espanhol oriundo da Província de Castella na Espanha e que migraram para Argentina e Uruguai. Já o termo "gaúcho" surgiu, provavelmente, nos quartéis do século XVIII e aparece como sinônimo de "gaudério". O historiador Emílio Coni cita um parecer propondo a criação de uma partida volante para que "persiguiese y arrestase a los muchos malévolos, ladrones, desertores y peones de todas castas, que llaman Gauchos o Gauderios ...". O sentido pejorativo da palavra gaúcho, numa e noutra banda, mantém-se quase inalterado, até meados do século XIX. Historiadores como Félix de Azara, Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire e outros, são concordes em apresentá-los como homens sem lei e nem rei, campesinos, exímios cavaleiros, perturbadores da paz, vagabundos que alarmavam os governantes e ocupavam a polícia.
Com o passar dos anos, o aprofundamento do processo colonizador e a definição das linhas divisórias entre os países, propiciaram ao gaúcho outras condições sociais e econômicas. Os gaúchos passaram a ser chamados a integrar as tropas dos comandantes militares locais que, de estancieiros, travestiam-se em coronéis, comandando a resistência contra as tentativas de invasão dos espanhóis. Aos poucos o vocábulo "gaúcho" adquiriu outro sentido, completamente oposto ao do original.
Aqueles homens rudes, valentes, independentes, amantes da liberdade, exímios cavaleiros, eram valentes, corajosos, bons soldados e empenhados peões.
  


Vernáculo com origens no latim, gaudium, significando um sujeito alegre. É usado comumente para designar pessoas que gostam de divertir-se, irem a festas gauchescas e encararem suas vidas com tranquilidade e otimismo.

Tu estás muito gaudério... toda noite tu vens dos bailes!
  


S. Pessoa que não tem ocupação séria e vive à custa dos outros, andando de casa em casa. Parasita, amigo de viver à custa alheia. Denominação dada ao antigo gaúcho, em sentido depreciativo.

Tchê Gaudério, que tens feito da vida?
  

Regionalismo gauchesco e da região serrana catarinense para o tipo humano, morador do campo, de hábitos rudes, errante, que acompanha qualquer pessoa até que a deixe para seguir outra.

Honório era visto como um gaudério, andando por cima das taipas, de costas, acompanhando que andasse pelos corredores das tropas.
  

Vadio; intrujão; gastador; cão sem dono; vagabundo.

Tomas Turbando era um rapaz trabalhador, mas depois que começou a beber e envolver-se com vagabundos alcoólatras tornou-se um grande gaudério!
  

Algo com tradições antigas, típico de um gaúcho de idade avançada.

O João veste-se feito um gaudério...

Eta gaudério, tomando um chimarrão de manhã cedo...
  

Outras informações sobre Gaudério:

Palavras com 8 Letras
A Palavra Gaudério pode ser uma gíria/informal/sigla
A Palavra Gaudério possui 8 Letras
A Palavra Gaudério possui 5 vogais - au e io
A Palavra Gaudério possui 3 consoantes - g d r
A Palavra Gaudério ao contrário: Oiréduag
Busca reversa Onomasiológica por Gaudério
Visualize Gaudério

1 página - 10 Definições