Gentio

5 Definições encontradas.

Classificação morfossintática

Gentio é um Substantivo, masculino singular ;
Gentio é um Adjetivo, masculino singular ;

Alguém que não pertencia à casa de Israel.
3 coisas eram diferentes dos judeos( 1° hábitos alimentares, 2°circunsicão,3° guarda do sábado).

Quem é esse gentio para afrontar o povo de Deus.
  


Nome que se encontra na bíblia, onde está sua origem. Designava todas as nações, afora a nação judaica, Iss 49,6; Rm 2. 14;3.29. Segundo a bíblia os judeus eram o povo escolhido por Deus; tinham uma religião sublime, cuja verdade contrastava com as falsidades das religiões dos gentios; leis sábias que impediam a corrupção dos costumes e alteração das práticas religiosoas, em contato com o paganismo no sentido de politeismo; idolatria; religião pagã. Tudo isto levou o povo judeu a desprezar injustamente os gentios, por exemplo, os romanos, os gregos, os persas, e os povos que os rodeavam. A sua escolha tinha um fim, que era servir de luz para os gentios, Is 49. 1-6. Os gentios também estavam incluidos na promessa, Is 2. 2-4; Am 9. 12; Zc 9: 7. A atitude dos hebreus faz lembrar a conduta dos brâmanes indianos que não queriam comer junto com os seus patrícios de classes inferiores na sociedade, e ainda muito menos com aqueles que eram desclassificados, ou com os estrangeiros. O apóstolo S. Pedro, instruido pela visão de Jope, rompeu com estas restrições, foi visitar Cornélio que era gentio e comeu com ele, o que deu motivo a que os cristãos covertidos do Judaismo se escandalizassem, At 10. 28; 11. 3; e quando S. Paulo, em pé nos degraus da Torre Antonia, declarou que Deus o havia comissionado para pregar aos gentios, incluindo aí Roma, os judeus, ao ouvirem estas palavras, levantaram então a sua voz, dizendo: "Tira do mundo a tal homem porque não é justo que ele viva" 22. 21, 22. As igrejas primitivas compunham-se em grande parte de gentios. O primeiro concílio de Jerusalém resolveu não lhes impor a observância dos ritos judaicos. At 15. 1-29.

Atos 10.27-28: Pedro, falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali, a que se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo.
  

O povo que não era judeu; era um povo estrangeiro.

Ele é gentio.
  


Tratamento dado àquele que não era judeu, não descendia de israelita. O individuo estrangeiro na terra de israel, era o estrangeiro que tinha deus pagão ou era ateu, por opção ou ignorância, de regiões conquistadas pelos romanos, e que não fosse grego. O grego era tratado como grego e não como gentio. Os gentios e os gregos foram usados por Deus para provocar ciúme no povo de Israel, que foi o povo escolhido como herdeiro da promessa feita a Abraão, mas era infiel e com cegueira espiritual, e Jesus orientou que seu ministério de verdade deveria ser ensinado e pregado a gregos e gentios, rompendo a crença do judeu de que por ser detentor da promessa era superior a todo outro povo e somente ele teria direito de louvar a Deus.

Ide e pregai a todas as nações e povos, a gregos e gentios. Não façam acepção de pessoas e nem de povos, pois Deus quer que todos se salvem, não tem prazer na perda de homem algum.
  

Aquele que age com gentileza, com educação, civilizadamente.

Ser gentio vale ouro.
  


Outras informações sobre Gentio:

Palavras com 6 Letras
A Palavra Gentio possui 6 Letras
A Palavra Gentio possui 3 vogais - e io
A Palavra Gentio possui 3 consoantes - g nt
A Palavra Gentio ao contrário: Oitneg
Busca reversa Onomasiológica por Gentio
Visualize Gentio

1 página - 5 Definições