Geometricismo

1 Definição encontrada.

Estilo de pintura desenvolvido pelo artista brasileiro Andruchak, o geometricismo (geométrico+ismo) vem do geometrismo (geometria+ismo) e consiste na utilização gráfica dos métodos da geometria para a construção estilizada do desenho. É uma nomenclatura oriunda, mas particular, do “neocubismo expressivo” e sua característica principal resume-se em linhas sempre geometrizadas e controladas formando traços em que curvas e retas tendem à exatidão e equilíbrio matemático, tudo a partir de uma avaliação visual para sua construção.

É considerado o primeiro movimento artístico do século XXI. Tem certa influência do cubismo e do expressionismo e é regulado por linhas de peso e equilíbrio gráfico dos contornos.

O modernismo contemporâneo do geometricismo, representado por características brasileiras e definido pela primeira vez na obra de Marcos Andruchak, mostra a força da composição imagética em seus estudo. Os elementos do grafismo visual que fazem parte da composição pictórica podem ser ressaltados. Pode-se assim destacar:

Construção da forma – geometrização das linhas, retas e curvas, simulando caminhos matematicamente calculados para a construção dos objetos, sejam eles figurativos ou abstratos. Utilização eventual do “caos” mantendo-se contudo o balanço da pintura.
Cores emotivas – uso emotivo das cores (matiz, tom e intensidade) procurando criar contrastes além vibrações perceptivas no receptor.
Equilíbrio das formas – organização entre os elementos da cena que estabelecem entre si uma comunicação harmônica. Os elementos garantem que o somatório visual (cores, volume, tamanho) dos objetos mantenham a adequação espacial da cena.

“Razão (forma) e paixão (sentimento) devem vir juntos”

O estilo geometricista trata-se de uma arte com características que abordam o mesmo segmento de trajetória que fizeram surgir outros movimentos na história da arte. Foi inspirado em grandes nomes da arte mundial, porém com uma inovação peculiar do estilo. O forte enfoque da imagem representada a partir da estilização das formas tem por base as linhas do design gráfico, amplamente inscritas no contexto deste final de século XX e início do XXI.

A mistura dos traços robustos de Tarsila do Amaral e das cores de Aldemir Martins produzem uma característica de pop arte, mas isso é só o princípio.

Nas pinturas geometricistas de Andruchak encontramos vastamente uma espécie de cubismo anárquico, mas controlado dos traços, que nos leva a este tipo de neocubismo moderno.
  


Outras informações sobre Geometricismo:

Palavras com 13 Letras
A Palavra Geometricismo possui 13 Letras
A Palavra Geometricismo possui 6 vogais - eo e i i o
A Palavra Geometricismo possui 7 consoantes - g m tr c sm
A Palavra Geometricismo ao contrário: Omsicirtemoeg
Busca reversa Onomasiológica por Geometricismo
Visualize Geometricismo

1 página - 1 Definição