Guy fawkes

1 Definição encontrada.

Guy Fawkes (York, 13 de abril de 1570 ? Londres, 31 de janeiro de 1606), também conhecido como Guido Fawkes, nome adotado enquanto lutava na Espanha, foi um soldado, inglês católico que teve participação na "Conspiração da Pólvora" (Gunpowder Plot) no qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês durante uma sessão em 1605, para assim dar início a um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento durante a sessão.
Guy nasceu e se criou em York. Seu pai faleceu quando Guy tinha apenas 8 anos de idade. Sua mãe veio a se casar com um católico adepto da "recusancy". Guy se converteu ao catolicismo e saiu do continente, onde lutou na Guerra dos Oitenta Anos do lado da Espanha católica contra os holandeses protestantes. Viajou pela Espanha em busca de apoio para um levante católico na Inglaterra, mas sem sucesso. Posteriormente, ele viria a conhecer Robert Wintour e Thomas Wintour, que também se envolveriam com a Conspiração da Pólvora.
Wintour apresentou Guy a Robert Catesby, que planejou o assassinato do rei Jaime I para colocar um monarca católico no trono. Os conspiradores alugaram um espaço sob a Câmara dos Lordes, onde Guy guardou vários barris de pólvora. Recebendo uma denúncia anônima através de uma carta, as autoridades do Palácio de Westminster encontraram Guy Fawkes e a pólvora logo nas primeiras horas da manhã de 5 de novembro. Nos dias seguintes, ele seria torturado e interrogado, onde confessou sua participação na conspiração. Logo depois, em 31 de janeiro, Guy foi enforcado e em seguida mutilado. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino.
Guy Fawkes se tornou o símbolo da Conspiração da Pólvora, data que vem sendo comemorada em 5 de novembro desde sua execução.

[...] Gilliatt trouxe, por luxo e bravata, além do carregamento, um pequeno canhão de bronze de Herm, com que a gente da ilha salvava todos os anos, a 5 de novembro, em regozijo pela morte de Guy Fawkes.
Guy Fawkes, digamo-lo de passagem, morreu há 260 anos; foi uma grande satisfação. [...]
(Trecho do Livro Os Trabalhadores do Mar de Victor Hugo . Pág. 40 . Ed. Nova Cultural)
  


Outras informações sobre Guy fawkes:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Guy fawkes possui 10 Letras
A Palavra Guy fawkes possui 3 vogais - u a e
A Palavra Guy fawkes possui 7 consoantes - g y f wk s
A Palavra Guy fawkes ao contrário: Sekwaf yug
Busca reversa Onomasiológica por Guy fawkes
Visualize Guy fawkes

1 página - 1 Definição