Hipofunção

1 Definição encontrada.

A hipofunção hipofisária (uma hipófise menos eficaz) define-se como uma perda parcial ou completa das funções do lobo anterior.

Dado que a hipofunção hipofisária afecta o funcionamento das glândulas endócrinas estimuladas pelas hormonas da hipófise anterior, os sintomas variam consoante as hormonas deficientes. Embora em casos excepcionais os sintomas comecem de forma repentina e de modo dramático, em geral iniciam-se gradualmente e passam despercebidos durante muito tempo.

A deficiência inclui uma, várias ou todas as hormonas produzidas pela hipófise anterior. As concentrações de gonadotropinas (hormona luteinizante e hormona foliculoestimulante) inferiores às normais nas mulheres na pré-menopausa causam a interrupção dos períodos menstruais (amenorreia), infertilidade, secura vaginal e perda de algumas características sexuais femininas. Nos homens, as deficiências de gonadotropinas provocam impotência, diminuição de tamanho (atrofia) dos testículos, diminuição da produção de esperma, com a consequente infertilidade e a perda de algumas características sexuais masculinas, como o crescimento do pêlo facial e corporal. As deficiências de gonadotropinas também se apresentam nos doentes com a síndroma de Kallmann, em que se observam também lábio leporino, ou fissura do palato, daltonismo e incapacidade de discernir odores.
  


Outras informações sobre Hipofunção:

Palavras com 10 Letras
A Palavra Hipofunção possui 10 Letras
A Palavra Hipofunção possui 5 vogais - i o u ao
A Palavra Hipofunção possui 5 consoantes - h p f nc
A Palavra Hipofunção ao contrário: Oãçnufopih
Busca reversa Onomasiológica por Hipofunção
Visualize Hipofunção

1 página - 1 Definição